Conhecimento, Ciência e Metodologia Científica
Existem infinitas formas de conhecimento. O conhecimento é um conjunto de saberes sobre determinado assunto, ação ou prática. Todo ser humano possui algum tipo de conhecimento, é algo naturalmente humano.
A ciência surgiu com curiosidade e vontade do homem perante os porquês. É a forma pela qual ele interpreta, analisa, compartilha e domina sua realidade.
Metodologia é a ciência do caminho, da forma de fazer. Então, em metodologia científica aprendemos a produzir conhecimento científico usando métodos de investigação e pesquisa que podem comprovar nossas teses.
Formas de Conhecimento
Existem quatro formas de conhecimento: o empírico (popular) , o científico, o filosófico e o teológico.
Conhecimento empírico ou popular é aquele que adquirimos pela simples experiência humana. Todos o têm por natureza. Esse abraça e considera os valores e as tradições (assistemático). É aquele dos ditados da vó, das ideias sociais de um grupo.
Conhecimento científico é aquele que comprova teses por meio de testes, análises e pesquisas bibliográficas. Esse tem por objetivo encontrar respostas respeitando todo o trabalho da comunidade científica. Ele é falível, ou seja, está sempre aberto a contestações.
Conhecimento filosófico é aquele que tem por função provocar a reflexão. Assim como o científico, ele é exato, mas não é verificável. "A filosofia tenta entender a realidade em seu contexto maior, como o contexto universal. Não é capaz de produzir soluções definitivas para parte das perguntas, mas habilita a humanidade a usar de suas faculdades para entender de forma mais clara e ampla o sentido da vida, concretamente."*
Conhecimento teológico é aquele que estuda as divindades tendo como base a fé. Ele está ligado à existência de um Deus ou entidade suprema. A Bíblia, o Alcorão, os livros budistas, são exemplos desse conhecimento.
Formatos de Divulgação do Conhecimento (Banner, Artigo e Monografia)
O banner é um projeto gráfico que apresenta um artigo científico. É muito usado para exposições científicas.
" O artigo é o resultado da resolução de um problema científico ou o desenvolvimento de uma pesquisa que, via de regra, tem como finalidade ser publicado em revistas, jornais ou eventos acadêmicos. "
" A monografia pode ser descrita como um trabalho de investigação científica sobre conhecimentos já existentes, estando esses trabalhos publicados ou não. A monografia tem como base de formação um conjunto de atividades integradas com uma unidade metodológica e tem como meta atingir objetivos claramente definidos. "
*Métodos de Análise, Investigação e Síntese - USJT e-book