Pudemos observar no primeiro vídeo que o aprendizado está em constante construção e que para que possamos fazer uma avaliação devemos estar acompanhando o processo de evolução da educação para que possamos aplica-la.
Moretto (2000) traz a perspectiva construtivista sociointeracionista em que o aluno se torna agente ativo no processo de ensino-aprendizagem e o professor é o mediador do
processo. Este por sua vez utiliza vários recursos capazes de criar condições para que o aluno construa seu próprio conhecimento. Esta nova perspectiva vê o conhecimento como uma representação que o sujeito faz do mundo que o rodeia, neste caso o aluno se “apropria” do conhecimento.
O objetivo desta nova perspectiva é desenvolver a capacidade do sujeito para abordar situações complexas e transformar o momento da avaliação em construção de conhecimento, momento de estudo. O professor competente precisa desenvolver a arte do saber perguntar, ou seja, a função fundamental da linguagem é ligar contextos (do professor e do aluno), pois ambos têm vivências bem distintas e linguagens próprias construídas por cada um deles e precisam manter uma interação com o objeto de conhecimento.
E como fazer isso no ambiente de AVA?
No segundo vídeo o professor explicou a evolução da EaD tante em termos de metodologia quanto também em termos de tecnologia. E nos deixou claro que mesmo diante toda a evolução os meios de ensino evoluíram sem que os meios anteriores fossem eliminados.