3.ª Aula - Português
Leitura individual silenciosa e em voz alta
Participação oral
Lê agora, o texto com atenção e compara com o vídeo que viste anteriormente. Haverá diferenças?
Em grupo vamos recontar a Lenda das Amendoeiras em Flor e discutir as diferenças existentes entre o vídeo e o texto escrito.
Lenda das Amendoeiras em Flor
Quando o Algarve estava sobre o domínio dos mouros houve um rei que se apaixonou por uma princesa nórdica. O rei mouro fez então um acordo com o rei nórdico e pediu a mão da princesa em casamento. O rei nórdico contrariado, claro, acedeu ao pedido e a filha tornou-se então rainha do Algarve. Esta rainha era muito bem tratada no palácio.
O marido fazia tudo para lhe agradar, mas ela andava sempre triste, andava a suspirar pelo palácio. De tal maneira que o rei foi pedir conselhos aos sábios do reino. Houve muitas festas, muitos banquetes, tudo em sua honra, mas ela continuava triste e aborrecida. Até que um dia uma ama foi segredar ao rei que a tristeza da rainha era as saudades da neve da terra dela.
Um dia, o rei ao passar pelos campos reparou que havia uma árvore com folhas brancas muito lindas, e pensou: - É isto!
Vou mandar plantar árvores destas em volta do castelo, e assim vai parecer a neve das terras nórdicas
Mandou plantar muitas árvores, até que a vista alcançasse e quando em fevereiro as Amendoeiras estavam floridas, a princesa foi à janela, viu aquela linda paisagem, que fez logo lembrar a brancura da sua terra natal.
A princesa ficou muito satisfeita e correu para agradecer ao marido a neve que as amendoeiras lhe faziam lembrar e nunca mais ficou triste.