Kontext
O FOCO NOS CONCEITOS
Enquanto cientistas querem que seus estudos sejam acompanhados da observação do mundo, para os filósofos isso não é um ponto que ajude, nem que atrapalhe. Os cientistas estão preocupados com os fenômenos, com os acontecimentos, enquanto os filósofos estão atentos aos conceitos que usamos para interpretar o que observamos.
Os conceitos são ideias gerais, pense neles como lentes para dar entendimento às coisas. Se entendemos, é porque usamos conceitos. A tarefa dos conceitos é explicar. Para cada explicação temos pelo menos um conceito. Se você trocar um conceito, você estará, ao mesmo tempo, trocando de explicação. O modo como entende as coisas muda com isso.
Voltemos ao exemplo acima. Ao observar certas pessoas o conceito que Andrei tinha sobre elas era de que elas eram desprezíveis. Ao refletir, Andrei questionou seu ódio e buscou sua fonte: havia um conceito em sua mente que o fazia pensar dessa forma. Agora, Andrei substituiu o antigo conceito, o pré-conceito, por outros.
No exemplo de Andrei o conceito foi aprendido no convívio de pessoas preconceituosas, mas a reflexão sobre esse conceito permitiu uma mudança de visão de mundo e de atitude.