Kontext
Como as novas tecnologias vêm influenciando os nossos hábitos de escrita e leitura?
O vídeo linkado traz, por meio do humor, a questão da adaptação de um leitor de outra época a um "novo" suporte de leitura, o códice, este já bastante familiar a nós. Parece exagerado, mas, se olharmos ao redor, perceberemos cenas parecidas (desta vez, com o uso de computadores, smartphones e tablets) protagonizadas por pessoas de uma época anterior ao boom da computação pessoal e do surgimento da Rede Mundial de Computadores (em inglês, World Wide Web). Essas pessoas, chamadas de imigrantes digitais, possuem uma relação com as novas tecnologias da informação e comunicação bem diferente da relação que possuem os jovens das gerações Y e Z, estes chamados de nativos digitais (não se preocupe com os conceitos, retomaremos cada um deles depois).
Quanto aos nativos digitais, Robert Darnton, em "A questão dos livros", aponta algumas mudanças comportamentais decorrentes das recentes inovações tecnológicas ao retratar sua percepção desses jovens.
"Uma geração "nascida digital" está "sempre ligada", conversando por celulares em toda parte, digitando mensagens instantâneas e participando de redes virtuais ou reais. As pessoas mais jovens que passam por você na rua, ou que sentam ao seu lado no ônibus, ao mesmo tempo estão ali e não estão. Sacodem os ombros e batem os pés ao ritmo de uma música que somente elas podem escutar dentro do casulo de seus sistemas digitais" (DARNTON, Robert. A questão dos livros. 2010. p.13)
Diante dessa breve introdução, retomo a pergunta: como as novas tecnologias vêm influenciando os nossos hábitos de escrita e leitura? Pense sobre o assunto e contribua com seu comentário!
Este breve curso abordará, em sua amplitude, tal questão. Discutiremos a literatura e o futuro do texto literário entre zeros e uns e buscaremos propostas para o mercado e as instituições ligadas ao livro, em especial as escolas.
Que tenhamos todos um ótimo aprendizado!