Zusammenfassung der Ressource
A EXPANSÃO ULTRAMARINA EUROPEIA
(SÉCs XV, XVI)
Anmerkungen:
- As navegações portuguesas eram conhecidas como "Ciclo Oriental das Grandes Navegações".
- As navegações espanholas eram conhecidas como "Ciclo Ocidental das Grandes Navegações".
- 1. PIONEIRISMO PORTUGUÊS
- FATORES FACILITADORES
- a) Centralização
Político-administrativa
Anmerkungen:
- Portugal foi o primeiro Estado Moderno a ser formado. Formou-se num modelo absolutista de governo e sua centralização política favoreceu a não-disparidade de decisões administrativas, dando margem ao rei (D. João I) de "apostar suas fichas" nas navegações, assim o fez. Após um acordo com a burguesia, o rei português pôde obter ajuda para financiar maiores estudos e práticas náuticas, que custavam bastante caro.
- b) Ausência de guerras
Anmerkungen:
- Diferente de outros reinos, Portugal vivia um momento sem grandes conflitos, o que poupou bastante o bolso da coroa e deu margem a grandes investimentos.
- c) Escola de Sagres
Anmerkungen:
- Criada pelo filho do rei D. João I, infante D. Henrique inaugurou o que se tornara uma respeitosa escola criada para fins de aprimoramento de conhecimentos náuticos, o que levou o conhecimento na área para um outro nível.
- d) Posição geográfica
Anmerkungen:
- Portugal possuía saída para o mar, o que facilitou (e muito) suas práticas e pioneirismo nas Grandes Navegações.
- Viagens
- Ceuta (1415) - D. Henrique
Anmerkungen:
- Primeira grande navegação a ser datada, temos a conquista de Ceuta. O infante D. Henrique toma a área dos muçulmanos e funda feitoria no território. Ainda faz curtas navegações nos arredores.
- Cabo do Bojador (1434) - Gil Eanes
Anmerkungen:
- A área conquistada, além de ser mais longe que Ceuta, vivia rodeada de mitos que assolavam a vida de navegadores de longa distância. Monstros marinhos, sereias, serpentes gigantes tiveram o primeiro pontapé de sua desmistificação. Houve ainda a desmistificação de que a Terra era plana, pois acreditavam que, a partir daquele ponto, haveria um abismo profundo e sem volta.
- Apesar de tudo, tornou-se uma rota em meio à costa da África.
- Zaire (1482) - Diogo Cão
Anmerkungen:
- Navegador português descobre o Zaire.
- Cabo das Tormentas (1488) - B. Dias
Anmerkungen:
- Bartolomeu Dias consegue contornar o famoso Cabo das Tormentas, renomeando-o agora de Cabo da Boa Esperança.
- Chegada às Índias (1498) - V. da Gama
Anmerkungen:
- Vasco da Gama contorna o então Cabo da Boa Esperança, chegando a Calicute (na Índia), volta de lá com seus navios lotados de especiarias.
- Descoberta do Brasil (1500) - P. A. Cabral
Anmerkungen:
- Cabral montou sua esquadra para seguir às Índias. Devido a complicações com o vento e correntes marítimas, acaba chegando "acidentalmente" ao Brasil. Historiadores acreditam que isso não foi um mero acaso.
- Passam poucos dias lá, relacionam-se com os indígenas através do escambo (bugigangas a troco do Pau-Brasil). Cerca de 10 dias depois, seguem sua rota em caminho as Índias.
- Chegada à América (1492) - C. Colombo
Anmerkungen:
- O italiano Cristóvão Colombo, após tentativas frustradas de buscar financiamento para sua viagem em descoberta das Índias, consegue finalmente através da coroa espanhola o que é necessário para concluir sua viagem às Índias.
- Por acreditar que a Terra era redonda, Cristóvão parte para o ocidente de forma a contornar a Terra e chegar às Índias, acaba deparando-se com o que depois se chamaria América. Colombo morre acreditando estar na Índia (em sua parte menos explorada). Américo Vespúcio, pouco depois, em sua viagem, percebe que estava tratando-se de um novo continente (batizado em sua homenagem, daí "América").
- 2. FATOS IMPORTANTES
- Tomada da Constantinopla (1453)
Anmerkungen:
- Os turcos otomanos dominaram a Constantinopla, cortando e dificultando assim a "ponte" que havia de negociação entre as cidades italianas (Veneza e Gênova) com as especiarias das Índias. Com o obstáculo terrestre, houve então mais um motivo para os europeus desbravarem seus caminhos pelo mar.
- Espanha vira E.Moderno (1492)
Anmerkungen:
- Após expulsar os muçulmanos de Granada, a Espanha se torna um Estado Moderno. Suas chances de investir e focar em viagem ultramarinas crescem drasticamente.
- Avistamento do Pacífico (1513) -
Vasco Nunes Balboa
Anmerkungen:
- Na América, Balboa sobe em uma montanha, em meio a tribo indígena, e avista o oceano Pacífico. Era a primeira vez que um europeu havia feito isso. O oceano fora chamado de "Mar do Sul".
- Circum - Navegação (1519 - 1522) - F. de
Magalhães / S. del Cano
Anmerkungen:
- Fernão de Magalhães, após o fracasse em conseguir financiamento com a coroa portuguesa, consegue-a com a coroa espanhola. Sua viagem tinha por missão desbravar um estreito no Sul que o levasse ao Oceano Pacífico. Consegue fazê-lo, porém, após um combate com tribos indígenas locais (da Patagônia), acaba morrendo (junto com praticamente todos seus homens. Sobra Sebastião del Cano, que volta para levar as informações da descoberta.
- 3. CONSEQUÊNCIAS / RESULTADOS
- a) Deslocamento do eixo econômico
Anmerkungen:
- O eixo econômico deixara agora de ser no Mar Mediterrâneo, passando agora para o Oceano Atlântico.
- b) Metais em direção a Europa
Anmerkungen:
- A Europa passa a receber muitos metais, advindos da exploração das colônias.
- Isso os deixava empolgados, visto que viviam a era do metalismo.
- c) Extração das riquezas
Anmerkungen:
- As colônias passavam a ter suas riquezas exploradas e cedidas para as mãos dos colonos.
- d) Aumento de fiéis católicos
Anmerkungen:
- A Igreja pôde expandir seus horizontes e converter uma quantidade enorme de fiéis.