Zusammenfassung der Ressource
Fases do Capitalismo
- 1ª: Comercial
- meados do final do séc. XV até meados do final do séc. XVIII
- política mercantilista/ metalista
Anmerkungen:
- Vigora o sistema político das monarquias absolutistas. Os governos financiam as grandes navegações, buscando descobrir novas rotas comerciais; novas terras para explorar (recursos naturais e sua gente) e ocupar; novos mercados. As coroas detêm a maior parte dos lucros na forma de impostos (acumulação primitiva do capital).
- países líderes: Europa Ocidental
- DIT: metrópole X colônia
Anmerkungen:
- Metrópole:manufaturas.
Colônia: metais preciosos; escravos; gêneros agrícolas.
- 2ª: Industrial
- meados do final do séc. XVIII até meados do início da segunda metade do séc. XIX
- política liberal
Anmerkungen:
- Com a Revolução Francesa (1789), progressivamente, as nações passam a adotar sistemas políticos alternativos ao absolutismo monárquico, como a monarquia parlamentarista, por exemplo. Na economia, Estado é mínimo: cabe a ele criar leis e oferecer proteção bélica, garantindo sua soberania ante outras nações e segurança jurídica nas relações comerciais, cada vez mais complexas.
- A "teoria da mão invisível do mercado" de Adam Smith (XVII), fundamentou a política econômica dessa época, em que as relações comerciais eram determinadas pelas leis de mercado (oferta e demanda).
- Na política, os poderes não são mais concentrados nas mãos do líder (monarca) - tripartição dos poderes.
- Legado do Iluminismo
- 1ª e 2ª Revolução Industrial
Anmerkungen:
- Essa nova fase têm início com as transformações advindas da 1ªR.I. (máquina a vapor; tear mecânico; carvão mineral; etc.) e se estende até depois do início da 2ªR.I. (1850 -1870), que terá suas consequências vivenciadas de maneira mais expressiva, na terceira fase do sistema econômico capitalista.
- países líderes: Inglaterra e França
Anmerkungen:
- Inglaterra foi pioneira nesta fase devido à acumulação expressiva de capital; mão de obra disponível (em consequência do êxodo rural devido ao cercamento dos campos, "enclosures"); reservas de carvão mineral.
- DIT: metrópole X colônia
Anmerkungen:
- Metrópole: maquinofaturas.
Colônia: matérias-primas minerais; agrícolas; combustíveis fósseis.
- Nessa fase, no Brasil ainda vigorava a escravidão, mas essa perdeu o interesse para Nações como a Inglaterra, que precisavam de mercado e, portanto, mão de obra assalariada.
- 3ª: Financeira / Monopolista
- meados do final do séc. XIX até meados do séc. XX
- política liberal => política keynesiana
Anmerkungen:
- Com a intervenção mínima do Estado, há uma crise de superprodução e consequente desvalorização do capital pois, as empresas maiores passaram a produzir mais, enquanto empresas menores fecharam por não conseguirem financiamento junto aos bancos. O número de desempregados cresceu e com isso, o mercado consumidor encolheu, diminuindo a demanda.
- Uma política econômica sem o protagonismo do Estado é insustentável a longo prazo. Tem que haver uma instituição que zele pelo todo, o que não compete ao capital privado.
- Em 1929, com o "crash" da bolsa de NY, a política do estado do bem estar social "welfare state" é implementada de fato com o programa New Deal (a partir de 1933), do então pesidente Roosevelt.
- 1933: - New Deal, EUA - República Nazista - URSS
- Estados financiam ditaduras
- radicalismo liberal=> lei de Say
- 2ª Revolução Industrial
Anmerkungen:
- Promoveu o aumento exponencial da capacidade de produção das fábricas relacionado ao fator energético, devido à descoberta de reservas de petróleo.
- Outras inovações dessa época são o motor à combustão interna; o dínamo; as siderúrgicas.
- Fim da hegemonia economica da Inglaterra no cenário internacional
- 1ª Guerra Mundial
- países líderes: EUA, Alemanha e Japão
- DIT: países desenvolvidos X países subdesenvolvidos
Anmerkungen:
- Países desenvolvidos: produtos industrializados; investimentos; empréstimos.
Países subdesenvolvidos: comodities (combustíveis fósseis; matérias-primas minerais que irão abastecer as siderúrgicas dos países desenvolvidos, por exemplo; grãos).
- 4ª: Informacional
- a partir de meados da década de 1970
- política neoliberal
Anmerkungen:
- A intervenção do Estado passa a ser exercida através das agências reguladoras.
Os governos perdem a capacidade de investimento na economia devido à alocação dos recursos na corrida armamentista; espacial; e no financiamento de ditaduras, com vistas à barrar o avanço do socialismo.
- Os países subdesenvolvidos, para conseguirem financiamentos junto aos principais credores mundiais, precisaram seguir a chamada "Cartilha Neoliberal", que previa a privatização de empresas públicas, visando a redução dos gastos públicos.
- Guerra Fria
- 3ª Revolução Industrial
Anmerkungen:
- Consistiu em uma revolução do meio técnico-científico informacional (MCTI). Muitas das inovações que constituem-na, foram desenvolvidas durante a 2ª G.M, a rede mundial de computadores, por exemplo.
- Outras inovações dessa fase são o uso de fontes energéticas renováveis (solar; eólica; biocombustíveis, etc.); a robotização da linha de montagem; produção "just in time" (modelo toyotista); tecnopolos.
- Diferentemente do que é observado nas fases anteriores, a localização das indústrias segue uma tendência de desconcentração, devido ao desenvolvimento da rede de transportes e dos meios de comunicação. Agora, essa é determinada por fatores locacionais como: mão de obra barata; questão fiscal; legislação ambiental e trabalhista flexíveis; sindicatos pouco atuantes.
- países líderes: G7
Anmerkungen:
- EUA; Alemanha; Canadá; França; Itália; Japão e Reino Unido.
- DIT: países desenvolvidos X países subddesenvolvidos
Anmerkungen:
- Países desenvolvidos: produtos industrializados (em geral, de tecnologia superior); investimentos produtivos e especulativos; empréstimos.
Países subdesenvolvidos: comodities (minerais; agrícolas); produtos industrializados; royalties; juros.