Zusammenfassung der Ressource
Princípios do Seguro
- Elementos do Seguro
- Risco
- Acontecimento ou imprevisto que pode causar dano e dar abertura em um sinistro. É o indicador do valor da apólice: quanto maior for o risco, mais caro é o seguro. É o item fundamental para a contratação da apólice, o risco é o que impulsiona o seguro. Pode ser classificado como todos os eventos futuros e incertos, de natureza súbita e imprevista que possa a vir acontecer independente da vontade do segurado. Quanto maior o risco do segurado, maior o valor do seguro, e vice e versa.
- O conjunto dos prêmios de vários riscos, muitos sem sinistro, permite às seguradoras formar reservas para pagar os sinistros. ... O risco é transferido do segurado para a seguradora e o documento que formaliza esse contrato se chama apólice. O princípio da boa-fé O seguro é um contrato inevitavelmente especulativo.
- Segurado
- É a pessoa física e/ou jurídica, pode ser considerado segurado todo aquele que contrata um seguro visando seu benefício pessoal, ou ainda, de terceiros.
- Segurador (ou seguradora)
- Pode ser considerado (a) segurador (a), toda organização certificada pela SUSEP e comercializar seguros para variados bens.
- Prêmio
- é a prestação paga pelo segurado para efetivar a contratação de uma apólice de seguro junto à seguradora.
- Indenização
- O valor recebido pelo segurado em caso de sinistro configura uma indenização que varia de acordo com a sua apólice.
- Características do Seguro
- Previdência
- De acordo com o site “Significados”, previdência é o ato de prever, com o objetivo de evitar previamente determinadas situações ou transtornos que sejam indesejados para o indivíduo. Já no site “Conceitos”, o termo previdência é de uso frequente na América Latina e se refere geralmente aos vários modelos de pensão de aposentadoria, mas também se refere às pensões de invalidez ou viuvez. Embora a palavra previdência não seja usada atualmente na Espanha para referir-se às pensões, deve-se destacar que antigamente havia o Instituto Nacional de Previdência, uma instituição criada no final do século XIX para que os trabalhadores aposentados pudessem ter uma pensão.
- Incerteza
- De acordo com o site “Administradores/artigos/acadêmico...”, as incertezas não podem ser controladas e previstas, diferente dos riscos que podem ser controlados e previstos. Já no site “Dicio”, incerteza é a condição ou natureza do que é incerto, qualidade daquilo que incita dúvidas, indecisão.
- Mutualismo
- De acordo com o site “sindsegsp”, encontramos o mutualismo como a base do negócio, é ele quem permite que a seguradora cobre uma fração dos custos da indenização de cada segurado e pague o valor integral do bem sinistrado.