Zusammenfassung der Ressource
Aquíferos
Anmerkungen:
- Quando a quantidade armazenada de água subterrânea de uma região tem viabilidade de extração, ele é denomidado de aquífero.
- Tipos de Aquíferos
- Aquífero Livre ou Freático
Anmerkungen:
- Caracterizado pela permeabilidade das suas camadas, que permitem que a água possa adentrar facilmente pelos seus vazios. Encontrados sob pressão atmosférica e sua recarga é feita diretamente, através das chuvas.
É o tipo mais comum e mais explorado de aquífero, porém o que mais apresenta problemas de contaminação.
- Poços Caseiros
Anmerkungen:
- São poços aberto manualmente, com diâmetro médio de 1,2 metros, com profundidade variável mas não muito extensos. Deve-se ter o cuidado de não perfurar o poço perto de fossas negras pois podem acabar contaminando a água.
- Poços Tubulares
Anmerkungen:
- Feitos a partir de sondagens rotativas, com diâmetro de furo de 300 a 600 mm. São geralmente poços de uma centena de metros de profundidade. A água é transferido para a superfície através de um motor submerso.
- Aquífero Confinado ou Artesanal
Anmerkungen:
- Caracterizado pela existência de uma camada de rocha impermeável acima do nível freático, dificultando seu reabastecimento que são feito de maneira indireta (somente pelas laterais das camadas). E por este motivo, a pressão no aquífero é superior a atmosférica, fazendo a água subir a superfície quando perfurada.
- Poços Cravados
Anmerkungen:
- São feitos de tubos metálicos cravados a percussão, com pequeno diâmetro (3 a 5cm) e profundidade de penetração. Usados de forma provisória, sua construção é lenta e trabalhosa e sua forma de cravação pode danifica-lo.
- Poços Artesanais
Anmerkungen:
- Sua característica principal é a água que é jorrada naturalmente na superfície depois da perfuração devido a pressão interior do nível freático.
- Diferenças pela formação rochosa
Anmerkungen:
- A água pode se acumular nas rochas por diferentes motivos, tais como sua estrutura geológica, falhas estruturais ou também por reações químicas que decompõe parcelas da rocha.
- Aquíferos de Rochas Porosas
Anmerkungen:
- A água é armazenada nos poros das rochas, geralmente rochas do tipo sedimentares, como solos arenosos. Podem armazenar grandes volumes de água e são bastantes comuns.
- Aquíferos Fraturados ou Fissurados
Anmerkungen:
- A água é acumulada nas fraturas abertas das rochas, deformações devido esforços de tensão. Comumente associadas a rochas do tipo ígneas e metamórficas.
- Aquíferos Cársticos
Anmerkungen:
- São formados em rochas carbonáticas. As fraturas presentes neste tipo de aquífero podem atingir dimensões maiores, devido à dissolução do carbono pela água. Assim, podem formar grandes rios subterrâneos.
- Ação Geológica das Águas Subterrâneas
Anmerkungen:
- O movimento da água no subsolo pode ocasionar a formação de determinados fenômenos e estruturas.
- Pedogênese
Anmerkungen:
- a água que se infiltra no solo traz gases e sais dissolvidos que, por sua vez, reagem quimicamente com os minerais e rochas, transformando os em solo.
- Cavernas e dolinas calcárias
Anmerkungen:
- Quando a rocha atravessada pelas águas for de composição calcária e, portanto, sujeita a dissolução, poderá haver a presença de cavernas ou grandes cavidades no subsolo.
O principal agente causador das cavernas é a água carregada de CO2, que transforma o CaCO3 em Ca(HCO3), que é levado em solução pelas águas. O trabalho da água deve ser contínuo.
As dolinas, por sua vez, ocorrem na superfície, que se estendem pelo subsolo, a dissolução das rochas calcárias é ocasionado tanto pela água superficial quanto a subterrânea.
- Deslizamento de encostas (Solifluxão)
Anmerkungen:
- Esses fenômenos, que incluem tanto solos como rochas, estão ligados à intensa infiltração de água no subsolo, em regiões onde a precipitação de chuva é elevada. Geralmente decorrentes de escavações ou cortes na base de talude preexistente, provocando a movimentação de materiais inconsolidados. Durante o período chuvoso, o peso da encosta aumenta em decorrência da saturação do material.
A falta de drenagem em áreas urbanas e o acúmulo de lixos em encostas intensificam esse processo.
- Boçorocas
Anmerkungen:
- São vales ou depressões enormes em terrenos de topografia suave.
A causa do fenômeno é a ação conjunta das águas superficiais e subterrâneas
- Sobre a Exploração Dessas Formações
- Vantagens
- Qualidade, Quantidade, Distribuição, Usos,
Custos e Meio Ambiente
Anmerkungen:
- A águas subterrâneas possuem alto padrão de qualidade e não requerem altos custos de descontaminação.
São encontrados em maior volume que as águas superficiais, e são mais imunes a períodos de estiagem prolongada.
Por terem uma enorme extensão, facilita na distribuição pois é possível perfurar o poço perto do local de distribuição.
Podem ser usados para qualquer tarefa onde há a necessidade de água e também em turismos, graças as águas termais.
Os custos de perfuração e de manter o poço, tal como o tempo de execução, são comparativamente acessíveis. Também permitem melhorias futuras.
Causam impactos ambientais menos drásticos, caso operado adequadamente.
- Desvantagens
- Superexploração, Poluição, Impermeabilidade
Anmerkungen:
- A superexploração ocorre quando a extração da água subterrânea ultrapassa o volume filtrado. Afeta o escoamento dos rios, deslocamento e secagem de água, contaminação, salinização e danos a biodiversidade.
A poluição devido depósitos residuais sólidos, fossas, atividades agrícolas, mineração, vazamento de substâncias tóxicas etc. as águas subterrâneas são mais custosas para serem descontaminadas.
A impermeabilização do solo pela ação humana pode ocasionar na redução do volume de água de recarga nos aquíferos, erosão dos solos, enchente e
assoreamento dos cursos d´água.
- Cuidados
Anmerkungen:
- Monitoramento constante dos volumes extraídos.
Metologia e instrumentos de estudos mais avançados devido a dificuldade de avaliadas por estarem no subsolo.
Exploração inadequada podem ocasionar afundamentos.
Provação de sanilização pela baixa circulação de água nas fraturas.
Conhecimento e pessoal técnico especializado em águas subterrâneas.
- Drenagem e Rebaixamento do Nível Freático
Anmerkungen:
- É de essencial importância o entendimento dos níveis freáticos da região onde se está fazendo uma obra, pois eles fodem ter grande influência em imprevistos e acidentes.
- Drenagem Superficial, Subsuperficial e a Céu Aberto
Anmerkungen:
- Comuns em construção de estradas, quando esses interceptam o nível freático. Quando em excesso de água, podem ocasionar escorregamentos dos taludes.
A drenagem superficial tende a evitar a penetração das águas superficiais no solo.
A drenagem subsuperficial são destinadas a eliminar a água já existente no subsolo ou impedir que águas subterrâneas vizinhas o atinjam.
A drenagem a céu aberto é aplicado em escavações para eliminar as águas de infiltração provenientes do subsolo.
- Poços Gravitacionais, Poços a Vácuo e Eletrosmótico
Anmerkungen:
- O método utilizado dependerá de ensaios preliminares de rebaixamento do nível freático.
O uso de poços profundos gravitacionais é indicado para solos bastante permeáveis (pedregulhos e areias), onde a água se infiltra livremente pela ação da gravidade e deles é retirada por meio de bombas submersas.
Nos solos poucos permeáveis, tais como areia fina, areia siltosa ou silte, o processo a gravidade é pouco satisfatório, por isso pode-se aplicar vácuo tanto nos well-Points como nos poços profundos.