Zusammenfassung der Ressource
O Malabarista
- Livro de Alessandro
Kruschewsky Pithon
- Zé Carlos
Anmerkungen:
- Senhor do interior. No início, era descrito como alguém muito explosivo, queria tudo feito do seu jeito, e ainda tentou abusar da filha. Por causa disso, viveu a última parte da vida arrependido, e foi mudando com a velhice.
- D. Rita
Anmerkungen:
- Uma mãe muito trabalhadora, fofa e atenciosa, sempre amou muito os filhos. Cuidava das coisas da casa, e veio se reencontrar com a filha algumas vezes. Infelizmente, morreu sem conhecer o neto.
- Maria
Anmerkungen:
- Maria, depois de Heitor, foi a segunda protagonista do livro. O começo conta a história justamente dela. Fugiu de casa aos 15, quando não aguentava mais as tentativas de abusá-la do pai. Trabalhou em uma pensão e posteriormente na mansão de Alberto e Tereza, como cozinheira (tinha muito talento). Sempre muito batalhadora, determinada, persistente e trabalhadora, aguentou sempre as grosserias de Tereza. Tinha um caso secreto com Alberto, que resultou no seu único e muito amado filho: Heitor. Sempre foi uma mãe muito amorosa, sorridente e feliz. Infelizmente, morreu nova, atropelada. Estava perplexa quando descobriu sem querer o namoro de Heitor e Caroline, e foi desatenta ao atravessar a rua.
- Heitor
Anmerkungen:
- Protagonista do livro. Heitor sempre foi descrito como doce, educado, alegre e muito bom de se conviver. Apaixonado pela leitura, que começou desde cedo, fez curso de letras, se tornou professor (muito amado), foi muito bem sucedido e muito bem acompanhado sempre. Teve uma vida longa, recheada de boas pessoas, sejam elas vivas ou em espírito (incluindo um garotinho malabarista que sempre apareceu pra ele).
- Alberto
Anmerkungen:
- Alberto foi o filho de Heitor e Caroline que não chegou a nascer. Morreu junto com a mãe, quando esta foi baleada.
- Caroline
Anmerkungen:
- Uma moça de muitas virtudes, nunca se calou aos defeitos da mãe. De personalidade forte, não abria mão do que acreditava. Era doce, meiga, educada e muito inclusiva, expressou sempre muito bem o que pensava. Namorou e se casou com Heitor sem o consentimento dos pais e irmãos de ambos. Após fazer a Faculdade de Belas Artes, ganhou bolsa na França para um curso. Se tornou artista plástica conhecida. Morreu baleada numa exposição que fazia contra a Ditadura Militar. No dia da sua morte, estava grávida.
- Gabriela
Anmerkungen:
- Conheceu Heitor numa batida de carro, e assim foi introduzida na história. Se tornou sua segunda esposa e, ao que parece, tem personalidade forte. Foi desenvolvendo amor pelas pinturas, sempre ajudada por Caroline do plano espiritual. É uma coreógrafa e ajudou muito no trabalho de Malabaristas da Vida, fundado por Heitor.
- Joel
Anmerkungen:
- Na minha leitura, não percebi nada que abrisse uma porta muito ampla para a personalidade dele. Viveu a vida toda no interior, e sempre foi um ótimo filho e irmão. Muito trabalhador, sonhava em se reencontrar com a irmã, o que não aconteceu.
- Carlânia
Anmerkungen:
- Uma moça muito simpática, doce e amiga, gostava muito de Maria. Não se sabe sobre o seu passado, apenas que se casou com Joel e foi viver em sua casa, mudando-se de uma cidade perto dali, também no interior.
- Não se sabe
- D. Margarida
Anmerkungen:
- Não se sabe muito sobre, apenas que morreu num naufrágio com o marido. Apareceu uma vez para Heitor em espírito e elogiou muito o homem.
- Alberto
Anmerkungen:
- Um homem de valores, calmo e apaziguador, sempre preferiu evitar brigas (principalmente com sua esposa Tereza). Teve um caso secreto com Maria, que resultou num filho. Amava muito Caroline e Heitor. Sempre muito educado e trabalhador, tinha uma ótima condição financeira. Morreu de problemas cardíacos.
- Tereza
Anmerkungen:
- Sempre foi muito áspera, grossa, de poucos valores, interessada pelas coisas ditas supérfluas da vida. Maltratava psicologicamente seus empregados de forma recorrente, nunca foi uma mãe presente e só foi se concertar à beira da morte
- Paulo
Anmerkungen:
- O livro afirma que era uma cópia da personalidade da mãe, mas ouso dizer que era ainda pior. Muito desrespeitoso, preconceituoso e infantil, xingava muito e era extremamente rude com aqueles que ele mesmo julgava "inferiores". Na vida adulta, teve a audácia de roubar o pai e se mudar para Nova York, fato que causou os problemas cardíacos fatais do pai
- Maurício
Anmerkungen:
- Sempre descrito como alguém em cima do muro, neutro. Agia como fosse mais necessário. Se estivesse com a mãe, agia como ela. Se estivesse com o pai, concordava com ele. No final do livro, descobrimos que ele sempre desenvolveu um sentimento especial por Heitor que guardava dentro de si. Teve uma vida honesta, até onde se sabe, e detalhes sobre sua morte são desconhecidos.
- Caroline
- Pessoas importantes fora
da árvore:
- Deti
Anmerkungen:
- Padrinho e pai de consideração de Heitor. Muito, muito sábio, bondoso e engenhoso. Sempre inventava algo para deixar o pequeno afilhado feliz e satisfeito, inclusive desrespeitava ordens da sua patroa (D. Tereza). O jardineiro de Dr. Alberto sempre foi um ótimo conselheiro e muito bem respeitado por aqueles que o cercavam.
- Valdelice
Anmerkungen:
- Valdelice foi a arrumadeira da casa de Dr. Alberto, viveu com lucidez por longos 103 anos. Foi a madrinha de Heitor, muito amiga de Maria. Sempre amou muito o afilhado. Trabalhadeira, se acostumou com a grosseria de D. Tereza. Muito atenciosa, esteve ao lado de Heitor à vida toda, se dando muito bem com Caroline e Gabriela. Tinha um medo de espíritos. "Valei-me, Nossa Senhora!"
- D. Lourdes
Anmerkungen:
- Doce, meiga, fofa, amável, humilde. Pode-se dizer que é o oposto de D. Tereza. Foi a dona da pensão em que Maria trabalhou e foi a segunda mãe da moça. As duas desenvolveram um lindo amor uma pela outra. Morreu alguns anos depois da chegada de Maria, o que causou muita tristeza na moça que, mesmo assim, seguiu em frente.
- Hélio
Anmerkungen:
- Antigo zelador do prédio onde Heitor morou por um tempo em São Paulo. Por ter sido muito chacotado e humilhado por causa de sua aparência, se tornou alguém tímido, fechado e extremamente recluso, a ponto de não sequer olhar no rosto das pessoas que falavam com ele por vergonha. Com o tempo e com um certo esforço, Heitor foi se aproximando dele, e os dois foram virando amigos. Tempos depois, com uma amizade já formada, Heitor o chamou para ser seu caseiro quando se mudou. O pedido foi aceito com muito entusiasmo, e a relação entre eles se tornou melhor do que nunca. Bahia, Bahia, Bahia!
- Matheus
Anmerkungen:
- Aparece no começo do livro para introduzir Heitor. Um homem que trabalha num cinema de Salvador, pai de uma única filha, conheceu o idoso protagonista por acaso, quando uma chuva inesperada caiu, acompanhada da amizade que ali surgia entre o moço e o senhor. Pareceu desde o começo alguém bem pé no chão e racional, querendo uma resposta plausível cientificamente do porquê uma chuva caiu em um lugar sem nuvens e de forma extremamente localizada. Estabeleceu uma amizade e ouviu as histórias de Heitor por um ano completo, quando o senhor veio a falecer.
- Não se sabe
- Giovanna
Anmerkungen:
- Filha única de Matheus. Sua personalidade não foi muito revelada, porém se vê algo que pode se tornar uma personalidade forte, assim como a de Caroline ou a de Gabriela. Também apresenta um grande amor pelo pai, quem ela sempre espera chegar em casa para ler uma história infantil pra que ela adormeça.
- Não se sabe
- Fernando Baltazar
Anmerkungen:
- Não se tem descrição detalhada dele. Sabe-se apenas que é pai de Janete, e era dono de um restaurante.
- Janete
Anmerkungen:
- Não se sabe muito sobre, porém é filha de Baltazar e se casou com Antônio quando este veio para o interior.
- Antônio
Anmerkungen:
- Antes trabalhador de uma das casas vizinhas à de Dr. Alberto, foi acompanhar Maria na sua ida ao interior e ficou por lá mesmo, trabalhando no restaurante de Seu Baltazar. Acabou virando sócio do dono e, posteriormente, seu genro. Descrito como simpático, bonito e de boa conversa. Era o melhor amigo de Maria e sentiu muito na morte dela.
- Maria Rita
Anmerkungen:
- Filha mais velha do casal, levou o nome em homenagem à Maria e D. Rita. Amiga de Heitor e Caroline
- Tiago
Anmerkungen:
- Eterno melhor amigo de Heitor, era filho de um dos funcionários de uma casa vizinha à de D. Alberto. Conheceu o protagonista enquanto eram crianças, se divertindo do jeito que podiam enquanto a família do patrão de Heitor viajava e a casa ficava apenas com os empregados.
- Roberto
Anmerkungen:
- Não se sabe nada sobre, apenas seus parentes. É afilhado de Heitor.
- Fernando
Anmerkungen:
- Irmão dois anos mais novo de Maria Rita, levou o nome do avô. Não se tem muitas informações, só que era amigo de Heitor e Caroline
- Renata
Anmerkungen:
- Não se tem informações, exceto seu casamento com Fernando
- Trabalho por Sofia
Perrone, 9° ano B