A.L. 1.2 - Ciclo do Cobre

Beschreibung

Ana Rocha nº2 Bárbara Anjo nº6 Gonçalo Raposo nº13
Grupo  FQ
Mindmap von Grupo FQ, aktualisiert more than 1 year ago
Grupo  FQ
Erstellt von Grupo FQ vor etwa 8 Jahre
80
0

Zusammenfassung der Ressource

A.L. 1.2 - Ciclo do Cobre
  1. Ana Rocha nº2, Bárbara Anjo nº6, Gonçalo Raposo nº13 - 12ºF / Escola Secundária da Maia
    1. ÍNDICE: • Introdução • Objetivos de aprendizagem • Materiais e Reagentes • Procedimentos • Questões Pós- Laboratoriais
    2. Introdução: O cobre e as ligas metálicas podem ser reciclados por processos baratos, com baixo consumo energético e perdas mínimas de material durante o processo. Cerca de 40% da produção de cobre e suas ligas metálicas é feita a partir de materiais reciclados, chegando por vezes, este valor a atingir 90% da produção. Nesta experiência irá fazer-se passar o cobre metálico por uma serie de transformações, que incluem reações de oxidação - redução (passos A e E), de ácido - base (passo D), de decomposição (passo C) e de precipitação (passo B), que terminam na sua regeneração (ou seja volta a obter-se cobre metálico).
      1. Objetivos de aprendizagem: • Caraterizar a reatividade de elementos metálicos, tendo como exemplo a reatividade do cobre. • Reconhecer a importância da reciclagem do cobre e as potencialidades da reciclagem dos metais, em geral • Identificar alguns problemas de poluição relacionados com a reciclagem do cobre.
        1. Material e reagentes:

          Anmerkungen:

          • 1 Proveta de 50 mL  1 Proveta de 100 mL  1 Placa de aquecimento 1 Balança Varetas de vidro Espátulas Vidros de relógio    
          1. Proveta de 50 mL , Proveta de 100 mL, Placa de aquecimento, Balança, Varetas de vidro, Espátulas, Vidros de relógio, Gobeles,, Funil de Vidro, Papel de filtro
            1. H2SO4, 6 mol dm-3 / NaOH, 3 mol dm-3 / HNO3 / HCℓ, 6 mol dm-3 / Zinco (em pó) / Cobre em fio
          2. Procedimento: 1- Cortar um fio de cobre de modo a obter uma amostra de aproximadamente 0,3 g. / 2- Enrolar o fio e colocá-lo no fundo de um copo de precipitação de 250 mL.
            1. • Reação A: do Cu(s) a Cu(NO3)2 (aq) : 3- Adicionar 4,0 mL de HNO3 concentrado e agitar suavemente até dissolução completa. 4 - Adicionar cerca de 100 mL de água destilada.
              1. Observações: O ácido nítrico (HNO3) vai reagir com o Cu, passando de uma solução incolor para uma solução azul (devido à presença do ião Cu2-)., libertando-se vapores de cor acastanhada.
                1. Cu (s) + 4HNO3 (aq) ---> Cu(NO3)2 (aq) + 2H2O (l) + 2NO2 (g)
            2. Reação B: Adicionar, agitando sempre com uma vareta de vidro, 30 mL de NaOH, 3 mol dm-3 para promover a precipitação do Cu(OH)2.
              1. Observações: Forma-se um precipitado azul Cu(OH)2
                1. Cu(NO3)2 + 2NaOH (aq) --> Cu(OH)2 (s) + 2NaNO3 (aq)
              2. • Reação C: de Cu(OH)2(s) a CuO(s) Aquecer a solução quase até à ebulição, agitando sempre para uniformizar o aquecimento.. Quando a reacção estiver completa, retirar o aquecimento e continuar a agitar por um ou dois minutos. Deixar repousar o óxido de cobre e decantar o líquido cuidadosamente para não perder CuO. Adicionar cerca de 200 mL de água destilada e decantar uma vez mais.
                1. Observações: Forma-se um precipitado preto, CuO
                  1. Cu(OH)2(s) --> CuO (s) + H2O (l)
                2. Reação D: de CuO(s) a CuSO4(s) : Adicionar, agitando sempre, 15 mL de H2SO4, 6 mol dm-3.
                  1. Observações: A solução torna a ficar azul, devido à presença do ião Cu 2+
                    1. CuO(s) + H2SO4 (aq) --> CuSO4 (s) + 2 NaNO3 (aq)
                  2. Reação E: de CuSO4(s) a Cu(s) : No nicho, adicionar, de uma só vez, 1,3 g de zinco em pó, agitando até que o líquido sobrenadante fique incolor. Quando a libertação de gás for muito pouco intensa, decantar o líquido sobrenadante e despejar no recipiente apropriado (recolha de resíduos). Se ainda houver zinco por reagir, adicionar 10 mL de HCℓ, 6 mol dm-3 e aquecer ligeiramente a solução. Quando não se observar libertação de gás, decantar o liquido. Lavar com cerca de 10 mL de água destilada, deixar repousar e decantar o líquido. Repetir este procedimento mais duas vezes, pelo menos. uma última lavagem com acetona e decantar. Com a ajuda de uma espátula, transferir o cobre para um vidro de relógio e secar na estufa. Transferir o cobre seco para um copo previamente pesado e pesar até ao centigrama.
                    1. CuSO4 (s) + Zn (s) --> Cu (s) + ZnSO4 (aq)
                      1. Observações: ao adicionar-se zinco e aquecer, a solução ficou incolor, depositando-se cobre no fundo (aspeto avermelhado). Ao adicionar-se HCl e aquecendo, o cobre agrega-se e são libertados vapores
                        1. Cálculos: - Massa do cobre inicial: 0,35g/ Massa do papel de filtro: 0,9 g/ Massa de cobre + papel de filtro: 1, 00 g / Massa de cobre obtida: 1,00- 0,9 = 0,1 g / n(%) = (mreal/mteorica) x 100 = (0,1/0,35) x 100 = 29 %
                        2. Questões Pós-Laboratoriais:
                          1. 1. O fio de cobre deve estar "limpo e brilhante" para garantir que a amostra não tem impurezas, ou seja que é 100% cobre.
                            1. 2. Deve executar-se o passo 4 na hotte, uma vez que o HNO3 é corrosivo e libertam vapores que são irritantes para os pulmões.
                              1. 3. É removida a água (H2O), que é o líquido sobredanante
                                1. 4. É o hidrogénio (H+)
                                  1. 5. A e E/ A- Cu (s) + 4HNO3 (aq) ---> Cu(NO3)2 (aq) + 2H2O (l) + 2NO2 (g) - O nº de oxidação de Cu passa de 0 para +2 (oxidação). O nº de oxidação de N passa de +5 para +4 (redução)./ E: CuSO4 (s) + Zn (s) --> Cu (s) + ZnSO4 (aq): O nº de oxidação de Zn passa de 0 para +1 (oxidação). O nº de oxidação do Cu passa de +1 para 0 (redução). São as reações A e E, uma vez que há variação nos nºs de oxidação dos elementos que as constiuem
                                    1. 6- Seria possível, uma vez que o cobre tem maior poder oxidante que o ferro. Assim, o cobre reduz-se, ocorrendo por isso a reação, formando-se cobre sólido.
                                      1. 7. O cobre é um metal muito utilizado pelo Homem. Não é deitado fora, é reciclado e reutilizado. A grande vantagem da reciclagem de metais é evitar as despesas da fase de redução do minério a metal, levando por isso a uma diminuição das áreas degradas pela extração de minérios. O principal processo de reaproveitamento do cobre utilizados na industria é a eletrólise (que é um processo bastante rentável). Os problemas causados por estes processos são a libertação de produtos e vapores tóxicos que prejudicam o ambiente, ou que podem ser nocivos para o Homem.
                              2. Conclusão: O rendimento foi de 29%, um rendimento baixo, o que mostra que houve perda de composto durante a realização da experiência, devido à falta de precisão. Verificou-se ao longo do procedimento mudanças de cor nas soluções, consequências das reações ocorridas. Assim quando se oxidou o cobre com ácido nítrico verificou-se uma mudança da cor para um tom verde libertando-se um gás. Quando o cobre oxidou totalmente a solução tornou-se azul. A solução foi depois aquecida, formando-se um precipitado de oxido de cobre (de cor negra). Ao adicionar-se o acido sulfúrico, o cobre dissolveu-se novamente, e a solução assumiu uma cor, de novo, azul. Com esta experiência pudemos perceber que a reciclagem do cobre poderá acarretar alguns riscos ambientais. Dado que o cobre é um metal muito reativo, em contacto com ácidos liberta certos gases que podem prejudicar o ambiente. Apesar disso, a sua reciclagem é fácil e económica, o que a torna uma prática comum.
                                1. Bibliografia: http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/quimica/12_um_ciclo_de_cobre_d.htm http://pt.slideshare.net/hugosilvapinto/relatrio-um-ciclo-de-cobre
                                  Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

                                  ähnlicher Inhalt

                                  Digite seu texto aqui
                                  Ruan Felipe Gonçalves
                                  Sem título
                                  Julienne Breia M
                                  Modul 2D FernUni Hagen Beck
                                  Anni T-Pünktchen
                                  Deutsch Einstufungstest Niveau A2.1
                                  SprachschuleAktiv
                                  IKA-Theoriefragen Serie 03 (15 Fragen)
                                  IKA ON ICT GmbH
                                  Analyse und Vergleich von Texten (Epik, Lyrik und Dramatik)
                                  lilith.m
                                  OEKO UniVie
                                  Magdalena Zöschg
                                  Der Erste Weltkrieg
                                  Laura Overhoff
                                  Molekulare Genetik
                                  Gökhan Yesilyayla
                                  Marketing
                                  Sabrina Heckler
                                  Vetie - Chirurgie 2016
                                  Peter Christian Ponn