Zusammenfassung der Ressource
Mixagem de Aúdio
- Compressores de Aúdio
- Tipos de Compressores de Aúdio
- Óptico: O tempo de resposta do compressor óptico é mais lento do que outros tipos, com um ataque suave e que pode ser quase imperceptível. Um bom exemplo deste tipo de compressor é o “Shadow Hills Mastering Compressor“.
- VCA: (Voltage Controlled Amplifier) Este é o tipo mais comum de compressor. Geralmente não “colorem” muito o som, e tem muito pouca distorção tornando-os um dos tipos de compressores mais populares no mercado.
- amplificador de voltagem controlada
- Foram construídos para fornecer um desempenho aceitável, ao invés de excelência de áudio
- FET: (Field Effect Transistor) Eles tendem a ter um som único, rápido e limpo. Não há realmente muitos deles, devido ao circuito extra necessário. Exemplo: Universal Audio 1176.
- São famosos por serem compressores de attack e release ultra rápidos, tornando a escolha ideal quando o objetivo é limitar picos ou dar uma “coloração” especial a compressão.
- Numa simples analogia, o compressor FET é um compressor com som de “valvulado” mas com resposta rápida
- Válvulado (Tube Compressor ou Variable-MU): A maioria dos compressores de válvula, são baseadas em um dos circuitos acima, com uma ou duas válvulas no percurso do sinal, para um som mais quente, ou colorido como chamamos.
- Ao invés de trabalhar com o Threshold e ratio, você precisa ajustar o ganho de entrada e saída do compressor para uma compressão forte ou sutil.
- Compressores desse tipo tendem a ter uma resposta mais lenta do que outras formas de compressão.
- Evite usar este tipo de compressor pra qualquer coisa rápida, agressiva ou que precisa de limites de pico. Ao invés disso use ele pra adicionar um corpo e coloração extra.
- Valvulado quer dizer que o amplificador utiliza válvulas, uma tecnologia bem antiga, que serve pra amplificar um sinal elétrico e no caso da música, áudio. o Som de um amplificador valvulado tende a ser melhor pelo fato das válvulas darem uma boa "incrementada" no som, 99% dos músicos utilizam equipamentos valvulados em suas gravações. A válvula (olhando de longe) é muito parecida com uma lâmpada, quando ligada ela emite luz e esquenta (bastante). Foi muito utilizada em Televisores e rádios da década de 10 até a década de 60~70, onde os transistores começaram a tomar conta do mercado, pelo fato de serem muito menores, com menos perdas de calor e muito mais baratos que as válvulas. Os amplificadores transistorizados, nos dão um som mais "cru", ou seja, mais fiel ao instrumento, entretanto não chega a ser tão "gostoso" quanto o som de um valvulado.
- Multi-Banda: Compressor que funciona de forma diferente em diferentes faixas de frequência. A vantagem é que o Atack, Release e Ratio por exemplo podem ser ajustados de forma totalmente diferente. Neste caso, temos no minimo 2 compressores atuando ao mesmo tempo. Estes, na sua maioria são encontrados nas DAWs em forma de plug-ins, são pouco comuns em Hardware
- Dicas
- Recomendo aplicar uma compressão “suave” em diferentes estágios ao longo dos processos de: GRAVAÇÃO, MIXAGEM e MASTERIZAÇÃO em vez de aplicar compressão excessiva em apenas um ponto comum.
- Evite que a track ultrapasse -5b
- Panorama de Aúdio (PAN)
- Quando alterado para L ou R volume pode chegar em 0 db. Exemplo: aúdio de 6db movido para L ou R pode chegar para cada lado em 0db.
- Quando alterado para L ou R pode se ganhar brilho ou tambem perder, pode ganhar ataque em instrumentos synths. (Sound Localization)