Zusammenfassung der Ressource
AULA 2: CIÊNCIA, CONCEITO, PARADIGMAS, METÁFORAS E OS QUEBRA-CABEÇAS NA TO.
- 04 Paradigmas: Estruturalista, Humanista Radical, Interpretativista & Mais um que eu não tô lembrando agora.
- A partir dos paradigmas, a Teoria Organizacional se organiza e pelas Metáforas utilizadas para construir teorias, formam um processo no quebra-cabeças teórico adequado para a formulação e resolução de teorias no âmbito da TO.
- Esse processo de unir os paradigmas, metáforas no quebra-cabeça é chamado de Metatriângulaçao na TO.
- AULA 3: PRIMÓRDIOS, DELIMITAÇÃO E RELEVÂNCIA DO CAMPO.
- AULA 4: SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL E FUNDAMENTOS DAS ORGANIZAÇÕES.
- AULA 5: PROCESSO DECISÓRIO E RACIONALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES.
- AULA 6: ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS ABERTOS E TEORIA CONTINGENCIAL.
- AULA 7: ECOLOGIA POPULACIONAL, INSTITUIÇÕES E CAMPOS ORGANIZACIONAIS.
- (1) RELAÇÃO ENTRE AULAS
- Nessa etapa do desenvolvimento da Teoria já se fala que as organizações sofrem influências do ambiente, sejam internas ou externas. Por isso elas sofrem alterações em sua forma, e esse fenômeno chama-se de Isomorfirmo.
- Nesse contexto surge a Teoria da Dependência de Recursos, A Teoria do Nicho e outras que não tô lembrando agora.
- Nesse contexto de alta mutabilidade do ambiente em que as organizações estão inseridas, elas são selecionadas pelo mercado.
- Nesse processo de seleção, as organizações podem se tornar Especializadas ou Generalistas, com recursos diferenciados para sobreviverem às incertezas do mercado.
- Organizações Especializadas são as organizações que atendem demandas específicas do mercado, ou seja, as que atuam em nichos ( Teoria do nicho).
- Teoria do Nicho define que as organizações utilizam de recursos para sobreviver ao mercado e atender às demandas específicas do mercado.
- Organizações Generalistas são as que atendem à diversos mercados e demandas diferentes, de forma generalista, como o próprio nome já supõe.
- Isomorfimos
- Isomorfismo.
- Isomorfismo Institucional. Este se subdivide em 03: Coercitivo, Mimético e Competitivo.
- As decisões são tomadas de forma racional, subjetiva e através de modelos
Matemáticos tenta-se decidir, tomando a chamada decisão Ótima.
- Mais tarde e ainda nessa aula, percebemos que as decisões nunca podem ser ótimas por conta dos fatores como, por exemplo, valores, meios e fins e a Racionalidade limitada.
- Por isso, as decisões são Satisfatórias. As limitações do processo decisório tangem nas limitações da Racionalidade do indivíduo. A este conceito chamamos de Racionalidade limitada.
- SEGUNDO WEBER (1982) as organizações são sistemas racionais, com procedimentos, metodologias de trabalho e o indivíduo exerce um papel de trabalho para receber o salário. Nessa etapa ainda não se fala dos aspectos ambientais externos, somente dos internos com muitas limitações.