Erstellt von Izabel Jankoski
vor mehr als 5 Jahre
|
||
Exercem a função sintática de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo ou aposto da oração principal.
Tem função de sujeito da oração principal *Conjunção integrante: que/se Oração principal = aquela que não tem conjunção integrante Oração subordinada = aquela que é iniciada pela conjunção integrante EX.: É óbvio que todos seremos aprovados. É obvio = oração principal Que todos seremos aprovados = O.S.Substantiva Subjetiva que = conjunção integrante Não há sujeito na oração principal, então a 2º oração tem função de sujeito.
É aquela que tem função de objeto direto oração principal. EX.: Todos sabemos que seremos aprovados. Oração principal = Todos sabemos O.S.S. Objetiva Direta = que seremos aprovados Há sujeito na oração principal e objeto direto na 2º oração.
É aquela que tem função de objeto indireto na oração principal. *PREPOSIÇÃO EX.: O professor gosta de que nos esforcemos sempre. Oração Principal = O professor gosta O.S.S Objetiva Indireta = de que nos esforcemos sempre Há sujeito na oração principal e um objeto indireto na 2º oração complementando o verbo gostar.
É aquela que complementa o sentido de um substantivo abstrato com preposição. EX.: Eu tenho certeza de que passaremos na prova. Oração principal = Eu tenho certeza (Há sujeito e objeto direto) O.S.S.Completiva Nominal = de que passaremos na prova. "de que passaremos na prova" complementa a palavra certeza (substantivo abstrato), não o verbo.
É aquela que tem função de predicativo do sujeito para a oração principal. EX.: A certeza é que você virá Oração Principal = A certeza é (verbo de ligação) O.S.S.Predicativa = que você virá Sempre que tiver um verbo de ligação com a conjunção integrante, a 2º oração tem função de predicativo.
É aquela que tem função de aposto, vem sempre após dois pontos. EX.: Desejo uma coisa: que você me respeite.
Möchten Sie kostenlos Ihre eigenen Notizen mit GoConqr erstellen? Mehr erfahren.