Erstellt von Yasmin Lima
vor mehr als 4 Jahre
|
||
Estratificação: é o processo social por meio de qual vantagens e recursos - riqueza, poder e prestígio - são distribuídos sistemática e desigualmente nas sociedades ou entre elas. Os sistemas que constituem a estratificação são: castas, estamentos ou classes sociais. Estamentos: organiza as pessoas em estados, sendo que o pertencimento a um Estado (ordem) significa direitos e deveres determinados. Essa forma esteve presente nas sociedades feudais, especialmente na Europa na Idade Média. A estratificação em classes sociais realiza-se mediante uma conjugação de fatores (poder econômico e político, grau de instrução formal, etnia, gênero, capital cultural), permitindo a mobilidade social, embora o grau de mobilidade varie sensivelmente entre as diversas sociedades.
- As concepções sociológicas de estratificação social O marxismo considera as relações de produção como a causa da existência das classes sociais, ou seja, as relações econômicas, de caráter desigual, explicam a existência de grupos (ou estratos) diferentes: as classes sociais
- Mobilidade Social Os estudos sobre a mobilidade social examinam as vias e possibilidades de troca, ascensão ou rebaixamento social que determinado indivíduo (ou grupo) tem no meio em que estabelece suas relações. Mobilidade Vertical: Mobilidade Horizontal:
Möchten Sie kostenlos Ihre eigenen Notizen mit GoConqr erstellen? Mehr erfahren.