Erstellt von Malu Miralha
vor mehr als 10 Jahre
|
||
No dia 10 de maio de 1933 20.000 livros de autores, cujas ideias contrariavam a ideologia oficial do regime Nazista foram queimados aqui nessa praça, a Bebelplatz. Nestas fogueiras foram parar as obras de Albert Einstein, Karl Marx, Thomas e Heinrich Mann, Stefan Zweig, Sigmund Freud e de muitos outros. Era o início da censura total. O Ministério da Propaganda do regime hitleriano organizou “fogueiras de livros” em Berlim e em outras cidades, onde existiam grandes centros de ensino. Os reitores das universidades, professores universitários, autores dos livros e estudantes eram obrigados a assistir a estas ações. Desta maneira, os nazistas queriam atemorizar a elite intelectual que respeitava a palavra impressa e atrair para as suas fileiras os jovens de tendências radicais. Em 1995 na Bebelplatz foi erigido um monumento único. Pedestres e turistas distraídos não têm como notá-lo pois o monumento é inteiramente subterrâneo e nada se vê ao nível da superfície. Num canto da praça, duas pequenas placas no chão lembram que exatamente ali, em maio de 193 3, foi erguida uma imensa fogueira de livros. Entre as placas , um vidro transparente de cerca de um metro quadrado nos provoca a olhar para baixo e para dentro. O que vemos, subterraneamente, é uma biblioteca vazia, prateleiras e mais prateleiras brancas ao redor de uma sala e sem um único livro. O espaço vazio no subterrâneo transmite a ideia de perda.
: -É a quarta maior economia do mundo -A Alemanha quanto a moda é atemporal -este ano (2013) comemora-se os 140 anos de das relações diplomáticas bilaterais, que são ainda muito ativas tanto nos acordos quanto nas numerosas delegações que recentemente estiveram entre Brasil e Alemanha.
-Famosa por seus filósofos:Kant,Heigel,Nietzche,Heidegger -Terra natal de vários cientistas renomados como Albert Einstein e outros
Introdução
Realmente conheces a Alemanha?
Möchten Sie kostenlos Ihre eigenen Notizen mit GoConqr erstellen? Mehr erfahren.