Erstellt von vanessasenez
vor mehr als 10 Jahre
|
||
Weber construiu uma tipologia ideal, com a finalidade de analisar as diferentes formas de dominação legítima. Explique o conceito de DOMINAÇÃO CARISMÁTICA:
Explique o conceito de dialética para Karl Marx:
Weber construiu uma tipologia ideal, com a finalidade de analisar as diferentes formas de dominação legítima.
Explique o conceito de DOMINAÇÃO TRADICIONAL:
Para Weber, a observação da vida social revela de imediato uma multidão de ações humanas cujo próprio caráter social reside no significado interior, ou seja, no sentido objetivo que possuem para os indivíduos que as praticam. De acordo com seu pensamento, qual a função do sociólogo?
A função da educação é integrar o indivíduo na sociedade. Para Durkheim a educação tem duas características: una e múltipla. O que o autor pretendeu dizer qual tal afirmação?
A sociologia inicial buscava instaurar quais propostas de sociedade?
Gramsci a partir de suas observações e análises concluiu que a educação se apresentava de forma caótica e desordenada. Para tanto formulou uma política educacional. Como se constituía a escola de Gramsci?
"Na verdade, porém, cada sociedade considerada em momento determinado de seu desenvolvimento, possui um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo geralmente irresistível. É uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como queremos. Há costumes com relação aos quais somos obrigados a nos conformar; se os desrespeitarmos, muito gravemente eles se vingarão em nossos filhos. Estes, uma vez adultos, não estarão em estado de viver no meio de seus contemporâneos, com os quais não encontrarão harmonia". (DURKHEIM, Émile. A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora. In: Pereira, Luiz; Forachi, Marialice M. Educação e sociedade. 13. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1987, p. 38).
De acordo com o fragmento acima, podemos concluir que a educação é um fato social para Émile Durkheim? Justifique a sua resposta:
"Ou seja, para Marx e Engels não existe 'educação' em geral. Conforme o conteúdo de classe ao qual estiver exposta, ela pode ser uma educação para a alienação ou uma educação para a emancipação". (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, p. 42).
De acordo com o fragmento acima, podemos concluir que Karl Marx defendia uma educação neutra e descomprometida com os interesses de classes? Justifique a sua resposta:
Tá vendo aquele edifício moço / Ajudei a levantar / Foi um tempo de aflição, era quatro condução / Duas pra ir, duas pra voltar / Hoje depois dele pronto / Olho pra cima e fico tonto / Mas me vem um cidadão / E me diz desconfiado / "Tu tá aí admirado ou tá querendo roubar" / Meu domingo tá perdido, vou pra casa entristecido / Dá vontade de beber / E pra aumentar meu tédio / Eu nem posso olhar pro prédio que eu ajudei a fazer. (Composição: Lúcio Barbosa). De acordo com a teoria de Karl Marx, qual seria a explicação para a situação de vida do indivíduo descrita na música “cidadão”?
Há muitos anos nos Estados Unidos, Virgínia e Maryland assinaram um tratado de paz com os índios das Seis Nações. Ora, como as promessas e os símbolos de educação sempre foram muito adequados para os momentos solenes como aquele, logo depois os seus governantes mandaram cartas aos índios para que mandassem alguns de seus jovens para as escolas dos brancos. Os chefes responderam agradecendo e recusando. A carta acabou conhecida porque alguns anos mais tarde Benjamim Franklin adotou o costume de divulgá-la aqui e ali. Eis o trecho que nos interessa:
Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa. Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida na floresta e incapazes de suportar
CONTINUAÇÃO
de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros. Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores da Virgínia que nos enviem alguns dos seus jovens, que nos ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens". (BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1988). Com base no texto acima e nas contribuições da sociologia para o campo educacional, relacionar educação e cultura:
Explique o processo de alienação para Karl Marx:
(Secretaria Estadual de São Paulo/2009 - questão adaptada). A Sociologia nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Que aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas e conceitos pela Sociologia?
(Secretaria Estadual de São Paulo/2009 - questão adaptada). Segundo Karl Marx, o que significa acumulação primitiva?
“Weber descobre que os valores do protestantismo - como a disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho – atuavam de forma decisiva sobre os indivíduos”. (COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2005).
Com base nas informações acima e considerando a sociologia de Max Weber, é possível estabelecer uma relação entre o protestantismo e o desenvolvimento do capitalismo no Ocidente? Justifique a sua resposta
“Gramsci também coloca Leonardo da Vinci como símbolo da unidade tecnologia e cultura humanista, rigor científico e dimensão estética, disciplina produtiva e liberdade. É nele que vai se inspirar quando sonha com a escola unitária. Uma escola que dê a todos a oportunidade de explorar as suas potencialidades, fazendo incursões pela arte, tendo acesso à ciência, à técnica e à tecnologia. Uma escola em que o rigor científico não seja cerceador da fantasia, não impeça o desenvolvimento da intuição e da sensibilidade, não impeça a imaginação de vagar e de encontrar morada na criação. Uma escola em que, tendo tido a oportunidade de re-viver as conquistas realizadas através da história, vão se formando personalidades plenas e generosas, porque voltadas para o coletivo”. (GARCIA, Regina Leite. Cartas Londrinas: e de outros lugares sobre o lugar da educação. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995).
De acordo com a perspectiva de Antonio Gramsci, o maior objetivo da “escola unitária” seria formar especialistas bem preparados para o mercado de trabalho? Justifique a sua resposta
Antonio Gramsci era um pensador italiano simpático aos princípios marxistas, que escreveu a maior parte de
sua obra nas prisões do regime fascista. Ele considerava a sociedade como o espaço em que interesses
conflitantes entram em contato e, neste sentido, atribuía um grande valor à capacidade de persuasão. Com o
objetivo de defender os interesses dos trabalhadores, ele considerava importante acabar com a apropriação
privada e elitista do saber e da educação escolar. Para Gramsci, qual seria o papel dos intelectuais nesta tarefa
de reformar a sociedade? Indique, também, qual seria a visão do autor sobre o papel da escola, nesta "batalha
das ideias", entre as classes que compõem a sociedade?
A função da educação é integrar o indivíduo na sociedade. Para Durkheim a educação tem duas características:
una e múltipla. O que o autor pretendeu dizer qual tal afirmação?
Para Weber a racionalidade predominante no capitalismo alterou radicalmente os modos
de educar. Mudando também o status, o reconhecimento e o acesso a bens materiais por
parte dos indivíduos que se submetem a educação sistemática. Educar passou a ser
fundamental para o Estado e também para a empresa capitalista. Comente em linhas
gerais os princípios do pensamento sociológico weberiano. Defina, também, o sentido
do conceito ¿pedagogia do treinamento¿ construído por Weber, procurando relacioná-lo
à dinâmica sociocultural da sociedade capitalista
Faça uma breve caracterização do pensamento sociológico de Émile Durkheim,
definindo algumas de suas construções teóricas como o conceito de fato social, de
consciência coletiva e as formas de solidariedade social. Em sua resposta determine
quais as características do método de pesquisa em Sociologia, elaborado pelo autor.
Descreva também a relação estabelecida, por Durkheim, entre educação e socialização.
(Secretaria Estadual de São Paulo/2009 - questão adaptada). Segundo Emile Durkheim, qual a função social da divisão do trabalho?
(Secretaria Estadual de São Paulo/2009 - questão adaptada). O que se entende por processo de socialização?
Na perspectiva de Bourdieu, qual a função da educação?
"Toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter"; ou: "maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem"; ou ainda: "maneiras de fazer ou de pensar, reconhecíveis pela particularidade de serem suscetíveis de exercer influência coercitiva sobre as consciências particulares" .
A que conceito corresponde estas afirmações de Durkheim, feitas em seu livro "As regras do método sociológico"?
O trabalho na sociedade capitalista é considerado como algo sobre o qual o próprio trabalhador não possui nenhum controle. Quem organiza e planeja a produção não é quem executa o trabalho. Para Karl Marx, o trabalhador foi expropriado nesse processo histórico. Este mecanismo é definido por Marx como:
Todas as ações praticadas em sociedade implicam um determinado nível de racionalidade. Como são denominadas por Weber as ações sociais cujo princípio racional não se vincula tanto ao objetivo a ser alcançado, mas à afirmação de determinados valores?
A educação é tudo que está a nossa volta, em permanente transformação e interação, por isso, não há futuro nem determinismo histórico que afirma o fim da história. O ser humano é um ser histórico e inacabado. Deve completar a sua formação com a participação consciente na luta para um mundo melhor. Freire gostava de dizer que ¿o mundo não é, o mundo está sendo¿. Dentre os autores clássicos da sociologia, qual deles mais influenciou a obra do educador Paulo Freire?
A Política Educacional para Gramsci, pensador europeu do século XX, compunha-se de dois momentos escolares distintos. Constituía-se em primeiro lugar da Escola Unitária, seguida pela escola especializada, voltada para a formação do trabalhador. O objetivo da Escola Unitária é: