A IR é a condição em que os rins perdem a capacidade de efetuar sua funções básicas. filtração glomerular.( efetuar sua funções básicas., filtração glomerular. )
Quando ocorre súbita e rápida perda da função renal
IRA
IRC
Pré-renal, intrarenal e pós-renal, são
A IRA é caracterizada pelo aumento de 0,3 da creatina ou 1,5 x do seu valor 1,5 da creatina ou 0,3 x do seu valor( 0,3 da creatina ou 1,5 x do seu valor, 1,5 da creatina ou 0,3 x do seu valor ) basal em 48h.
Diarréia ou vômitos, queimaduras, insuficiência cardíaca, choque anafilático, sepse, infecções graves. São causas da
IRA pré-renal
IRA intríseca
IRA pós-renal
Glomerulonefrite aguda, hipertensão maligna, necrose tubular aguda devido a esquemia ou toxinas, pielonefrite aguda. São causas da IRA
Intrínseca
Pós renal
Pré renal
Obstrução bilateral dos ureteres ou das pelves renais, obstrução da bexiga é obstrução da uretra. São causas da IRA
Intrarenal
A retenção de água, de produtos da degradação metabólica e de eletrólitos no sangue e no LEC, podem levar a sobrecarga de água e sal, o q por sua vez leva a edema é hipertensão. Isso ocorre na IRA IRC( IRA, IRC ).
Pacientes com IRA podem apresentar hipercalemia - alta concentração de K hipocalemia - baixa concentração de K( hipercalemia - alta concentração de K, hipocalemia - baixa concentração de K ) no plasma. O q pode ser algo fatal.
Pacientes com IRA podem apresentar acidose metabólica. alcalose metabólica.( acidose metabólica., alcalose metabólica. )
Diabetes melito, obesidade, hipertensão, aterosclerose, glomerulonefrite, lúpus, tuberculose, hipertrofia da próstata, nefrotoxinas. São causa da
A perda de néfrons funcionais requer q os néfrons sobreviventes excretem mais água e soutos. Essa IR é
Crônica
Aguda