Erstellt von MARIA BERNARDETE GUIMARAES
vor mehr als 5 Jahre
|
||
OBJETIVOS DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
PROMOVER A COMPREENSÃO DOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES: GEOGRÁFICA, HISTÓRICA, BIOLÓGICA E SOCIAL, CONSIDERANDO O MEIO AMBIENTE COMO O CONJUNTO DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE O MUNDO NATURAL E O MUNDO SOCIAL, MEDIADO POR SABERES LOCAIS E TRADICIONAIS, ALÉM DE SABERES CIENTÍFICOS.
CONTRIBUIR PARA A TRANSFORMAÇÃO DOS ATUAIS PADRÕES DE USO E DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS, EM DIREÇÃO A FORMAS MAIS SUSTENTÁVEIS, JUSTAS E SOLIDÁRIAS DE RELAÇÃO COM A NATUREZA.
FORMAR UMA ATITUDE ECOLÓGICA DOTADA DE SENSIBILIDADES ESTÉTICAS, ÉTICAS E POLÍTICAS ATENTAS À IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS E CONFLITOS QUE AFETAM O AMBIENTE EM QUE VIVEMOS.
IMPLICAR OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO NA SOLUÇÃO OU MELHORIA DESSES PROBLEMAS E CONFLITOS, MEDIANTE PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM FORMAIS OU NÃO-FORMAIS QUE PRECONIZEM A CONSTRUÇÃO SIGNIFICATIVA DE CONHECIMENTOS E A FORMAÇÃO DE UMA CIDADANIA AMBIENTAL.
ATUAR NO COTIDIANO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR, PROVOCANDO NOVAS QUESTÕES, SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM E DESAFIOS PARA A PARTICIPAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, A FIM DE ARTICULAR A ESCOLA COM OS AMBIENTES LOCAIS E REGIONAIS ONDE ESTÁ INSERIDA.
CONSTRUIR PROCESSOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONECTANDO A EXPERIÊNCIA E OS REPERTÓRIOS JÁ EXISTENTES COM QUESTÕES E OUTRAS EXPERIÊNCIAS QUE POSSAM GERAR NOVOS CONCEITOS E SIGNIFICADOS PARA QUEM SE ABRE À AVENTURA DE COMPREENDER O MUNDO QUE O CERCA E SE DEIXAR SURPREENDER POR ELE.
SITUAR O EDUCADOR, SOBRETUDO, COMO MEDIADOR DE RELAÇÕES SOCIOEDUCATIVAS, COORDENADOR DE AÇÕES, PESQUISAS E REFLEXÕES- ESCOLARES E/OU COMUNITÁRIAS- QUE POSSIBILITEM NOVOS PROCESSOS DE APRENDIZAGENS SOCIAIS, INDIVIDUAIS E INSTITUCIONAIS.
FONTE: CAPÍTULO III A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DEBATE DAS IDÉIAS: ELEMENTOS PARA UMA EA CRÍTICA.
ISABEL CRISTINA DE MOURA CARVALHO.
IN: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO.
ISBN 978-85-249-1068-5
SÃO PAULO: CORTEZ. 2008.