Leia o caso clínico abaixo:
Homem de 52 anos, obeso.
Paciente nega antecedentes mórbidos até a idade de 52 anos, época em que, durante exame médico de rotina no trabalho, foram detectados valores de pressão arterial de 170/130 mmHg. Nessa ocasião, o paciente apresentava exames laboratoriais normais, exceto por uma glicemia de jejum de 136 mg/dl e triglicerídeos de 200 mg/dl. Tais exames foram repetidos e confirmaram-se valores de glicemia e triglicerídeos anormais, tendo sido, na ocasião, feito o diagnóstico de Hipertensão Arterial, Diabete Melito tipo 2 e Dislipidemia. Nessa ocasião, o paciente permanecia completamente assintomático.
Ademais, a partir de exames sanguíneos, para avaliação da creatinina sérica, observou-se que o paciente apresentava Doença Renal Crônica estágio IIIa. Doença que não possui tratamento curativo, sendo realizado apenas tratamento com o objetivo de retardar sua progressão.
Adaptado de: Amodeo C. Caso Clínico. Rev Bras Hipertens. Vol 8(4): outubro/dezembro de 2001. Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/8-4/casoclinico.pdf. Acesso em: 28 jan 2015.
Diante do caso clínico apresentado, aponte a fase do paradigma e o tipo de prevenção do modelo multicausal de determinação do Processo Saúde-Doença História Natural das Doenças, respectivamente.
Wähle eine der folgenden: