A pandemia trouxe problemas financeiros para muitos governos. No Brasil, o governo pediu e o Congresso assinou estado de calamidade pública. Ele ficará em vigor até o final do ano com licença para o governo gastar menos.
As medidas do governo brasileiro para atenuar o desemprego durante o período da pandemia incluem home office, antecipação de férias e gestão do banco de horas.
O isolamento social está dando visibilidade e reestruturando situações cotidianas como comprar roupas, comida e verduras.
Por que a pandemia pode afetar negativamente a bolsa de valores?
Com o fechamento de muitas empresas durante a pandemia, muitos investidores estão procurando aumentar seus lucros em grandes negócios como o farmacêutico.
A pandemia causa um efeito cascata na economia. Com o isolamento social e empresas parcialmente paradas, os lucros dividido entre acionistas despencam. Muitos investidores preferem então investir em algo mais seguro.
Muitas empresas fecharam as portas durante a crise do Coronavírus, assim, o número de investimento em corporações consolidadas aumentou, fazendo com que os lucros seja dividido em maior número de pessoas causando um colapso na bolsa de valores.
A pandemia não é mais uma crise de saúde, mas sim uma crise econômica.