Erstellt von MARIA DALVA DE ARAUJO SILVA
vor mehr als 3 Jahre
|
||
Os diferentes modos em que é possível expressar-se em uma língua, levando-se em conta a escolha de palavras, a construção do enunciado, a situação comunicativa, os interlocutores e até o tom da fala.
Compreende a linguagem informal, popular, que utilizamos frequentemente em situações informais como numa conversa entre amigos, familiares, vizinhos, etc.
Linguagem em que não há preocupação com regras, sendo possível usar gírias, estrangeirismos, abreviar e criar palavras, cometer erros de concordância, os quais não estão de acordo com a norma culta.
É a variante espontânea utilizada nas relações de informalidade. Ela não apresenta preocupações com as regras gramaticais.
É a variante prestigiada e padrão utilizada nas relações formais. Ela segue as normas gramaticais da língua.
Refere-se ao conjunto de padrões linguísticos usados habitualmente pela camada mais escolarizada da população.
É utilizada na modalidade escrita da língua, revelando um elevado grau de rigor e correção gramatical, como o devido uso da pontuação, da acentuação, da colocação pronominal, da concordância e da regência, entre outros.
Aspectos que contribuem para a variação linguística:
Mudanças ocorridas na língua com o decorrer do tempo. Algumas expressões deixam de existir, outras novas surgem e outras se transformam com a ação do tempo.
Diferença de linguagem devido à região, à cultura, às tradições, ao dialeto, ao sotaque. Mesmo falando um só idioma, percebemos que há diferenças imensas no vocabulário.
Está mais ligada à faixa etária do falante, sendo tida como linguagem informal dos mais jovens (as gírias atuais tendem a ser faladas pelos mais novos).
Há, ainda, expressões informais ligadas a grupos sociais específicos.
Termos técnicos de determinadas profissões ou grupos sociais profissionais.
Consistem em palavras ou frases utilizadas em ambientes informais, e que surgem entre grupos (jovens surfistas, adolescentes, policiais).
Exige a adaptação da fala ou ao estilo dela. Aqui entram as questões de linguagem formal e informal, adequação à norma-padrão, a situação comunicativa, ou despreocupação com seu uso.