A dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de eczema, principalmente na infância, embora alguns casos possam ler início na vida adulta. É uma doença genética, crônica, que afeta especialmente grandes dobras do corpo como braças, joelhos e pescoço onde a coceira e a pele seca alo as principais características das lesões desta patologia. Diferentes tipos de substâncias com aplicação tópica e absorção percutânea (considerar que absorção percutânea não prediz efeito sistêmico) são utilizados para tratar as lesões de pele que podem ser observadas na dermatite atópica. além da possibilidade de administração de fármacos imunomodaladores por via sistêmica.
BRUNTON.L Kerar V. Rohibins Patologia Bitica. 1Cb edicla. E-book. 201R Ice L: HILAL-DANDAN, Rasta. KNOLLNANN, Divn, Goodanan && Gilmais: As Bane Farmaçol5picas da Terapéutica. 1J ed. Rio de lascara M&Craw IHIL. 2018
Em relação aos tratamentos farmacológicos para uso tópico para a dermatite atópica e suas formas farmacêuticas para veiculação disponíveis, avalie as assertivas abaixo quanto a sua veracidade:
I- Manter o estrato córneo hidratado com o uso de emolientes, como a ureia, permite uma maior absorção percutânea de fármacos tópicos utilizadas no tratamento da dermatite atópica. Além disso, a veiculação de fármacos em veículos oleosos, como em bases para pomadas, promove uma maior oclusão na pele e com isso diminui a perda de água e aumenta a hidratação.
II- O ácido salicílico é um agente ceratolitico que mantêm o estrato córneo intacto, produzindo, assim, a descamação de restos ceratóticos que podem ser encontrados camada córnea na dermatite atópica. Em concentrações elevadas (como por exemplo, superiores a 6%) o ácido salicílico é capaz de destruir tecidos e provocar até mesmo ulcerações.
Ill- O tacrolimo, agente imunomodulador que inibe a calcineurina e como consequência pode inibir a ativação de células linfócitos T envolvidos na formação de lesões na dermatite atópica pelo bloqueio da transcrição e citocinas, é aprovado veiculado em formulação para uso tópico para o tratamento da dermatite atópica em pacientes acima de 3 meses de idade.
IV- O pirmecrolimo, agente imunomodulador que inibe a calcineurina e coma consequência pode inibir a ativação de células linfócitos T envolvidos na formação de leses na dermatite atópica pelo bloqueio da transcrição de citocinas, é aprovado veiculado em formulação para uso tópico para o tratamento da dermatite atópica em pacientes com dois anos ou mais
V- A doxepina é um agente antipruriginoso, que inibe a síntese proteica bacteriana ligando-se à isoleucil-tRNA sintetase bacteriana, disponível em pomada e creme indicado para o tratamento de lesões cutâneas de dermatite atópica com possível processo infeccioso bacteriano provocado pela presença de Staphyloccocus aureus ou Staphyloccocus pyogenes.
Está correto o que se lê nas assertivas:
Wähle eine der folgenden: