Erstellt von Arlene Moreira
vor 2 Monate
|
||
No século V o Império Romano do Ocidente estava falido sem o exército poder proteger as fronteiras muitas províncias tinham sido perdidas não estando mais sob as autoridades romanas e a população mais pobre. Odoacro (chefe germânico tomou Roma derrubando seu ultimo imperador Rômulo Augusto. foi o fim do Império Romano do Ocidente.
O fim do Império Romano do Ocidente passou a ser considerado o fim da Antiguidade e deu início ao período histórico chamado de ....
A vitória do cristianismo deu-se na época do imperador Teodósio passando de religião do imperador para religião oficial
A respeito do Império Bizantino (organização política após a divisão do IR em Ocidente e Oriente) e as características da cidade de Constantinopla (Imperador Constantino. Foi cahamada anteriormente de Bizâncio, hoje Istambul) podemos afirmar que:
a) O que foi o Édito de Milão?
b) E o Édito de Tessalônica?
c) E o Édito Máximo?
O que foi o processo de ruralização e quais foram as suas principais causas?
ROMA: CULTURA E SUAS HERANÇAS
CULTURA ROMANA:
Os romanos levaram a sua cultura para quase todo o mundo conhecido na época. tireram contato com várias culturas, religiões e modos de vida incorporando aos próprios modos de viver e pensar.
RELIGIÃO:
Eram politeístas (vários deuses que tinham formas e emoções humanas). Buscavam ter boas relações com as divindades através de sacrifícios e rituais buscando proteção.
LÍNGUA E LITERATURA:
Os romanos falavam o latim (originária de Lácio região de Roma), O latim foi se misturando com outros idiomas das diversas províncias dominadas e deu origem a outros idiomas que são chamadas de:
DIREITO:
Ao longo a história, os romanos criaram várias leis e códigos para organizar a vida em sociedade.
MULHERES E CRIANÇAS EM ROMA: As mulheres NÂO tinham os seguintes direitos:
ARTE E ARQUITETURA:
Assim como na religiosidade e na literatura, a arte foi muito influenciada pelos gregos havendo semelhanças nas esculturas romanas e gregas que representavam líderes políticos e divindades.
A principal expressão atística romana poe ser considerada a arquitetura.
ESPORTES E ENTRETENIMENTOS:
Os esportes e espetáculos públicos eram muito populares entre os romanos. O povo era incentivado pelo governo como forma de distrair a população de propblemas mais sérios que pudessem vir afetar sociedade.
SOBRE OS ETRUSCOS:
CONCEITO DE IDADE MÉDIA :
O que chamamos de Idade Média é o período compreendido entre a deposição do último soberano do Império Romano do Ocidente, Rômulo Augústulo (476, século V), até a conquista da cidade de Constantinopla, pelos turcos (1453, século XV), pondo fim ao Império Bizantino.
A Alta Idade Média refere-se ao período entre os séculos V e X
A Baixa Idade Média refere-se ao período entre os séculos XI e XV
Aos poucos foi substituído por novas formas de organização social, política e econômica marcando a retomada do comércio, da ida urbana, do surgimento da burguesia e início da monarquia em algumas regiões da Europa.
Os Germânicos (chamados pelos romanos de bárbaros)
A crise no IR foi agravada pela pressão sofrida em suas fronteiras pelos povos germânicos (tribos e grupos de culturas diferentes que eram nômades e passaram a ser sedentários/agricultores /trigo, cevada, centeio e troca).
Por interesse de mão de obra , inicialmente romanos e germânicos tiveram uma boa convivência. Para suprir a crise escravista e atender demandas de soldados no exército e defender as fronteiras de outros invasores.
"Comitatus" Relação entre chefes e guerreiros através do juramento de fidelidade (obrigações e direitos).
Palavra = honra
Quem quebrasse a palavra perdia o status e o respeito dentro do clã.
A EUROPA DEPOIS DA QUEDA DE ROMA:
Entre V e VI - Nova invasão ao IR (mais duradouro e piores consequências)
Dessa vez a chegada dos bábaros foi mais intensa e de maior caráter militar envolvendo conquistas territoriais fando início a mentalidade FEUDAL.