Afinal, quem são os falantes de espanhol? Os falantes de espanhol só estão na Espanha. A Espanha tem características particulares dependendo da região onde seja falado. Tais características dizem respeito não só ao vocabulário, mas também à pronúncia.
Você já deve ter notado que o português falado no Brasil também não é um só. Mesmo no Rio de Janeiro encontramos diferenças relativas ao vocabulário e à pronúncia. A fruta tangerina pode ser chamada também de mexerica ou bergamota, pelo menos. E o aipim também é chamado de mandioca e macaxeira.
Toda língua apresenta variações linguísticas. Ela varia, dependendo de alguns fatores, como a localidade, o tempo, o contexto, as classes sociais dos falantes, a idade deles, o meio de comunicação etc.
O espanhol é falado, como língua oficial, hoje em dia, em vinte e quatro países. Além disso, é falado também em outros países não oficialmente, como nos EUA (Estados Unidos da América),
Língua Espanhola sempre esteve em contato com diversas outras línguas: as línguas indígenas, as línguas africanas, as línguas orientais e as portuguesas.