POPULAÇÃO
Portugal tem uma baixa taxa de natalidade e consequente taxa de fecundidade devido:
-Ao desenvolvimento e prática corrente do planeamento familiar e a generalização da utilização de métodos contraceptivos;
-A emancipação feminina e crescente entrada da mulher no mundo de trabalho;
-O aumento das despesas com os filhos.
Temos assistido ao aumento da esperança média de vida devido:
-À melhoria do nível de vida da população;
-O desenvolvimento da medicina preventiva e curativa;
-À diminuição da taxa de analfabetismo
RECURSOS DO SUBSOLO
OS recursos minerais dividem-se em:
-Metálicos (OURO, PRATA, COBRE, FERRO)
-Não metálicos (SAL-GEMA, QUARTZO, FELDSPATO)
-Energéticos (PETRÓLEO, CARVÃO, GÁS NATURAL, URÂNIO)
-Rochas ornamentais (MÁRMORE, CALCÁRIO, GRANITO)
-Rochas industriais (AREIA, ARGILA, QUARTZO)
Recursos Hidrominerais:
- Águas minerais
-Águas da nascente
-Águas Termais
Politicas importantes:
POLÍTICA ENERGÉTICA COMUM
RADIAÇÃO SOLAR
-MENOR insolação no inverno, pois os raios solares incidem no território nacional com um MENOR ÂNGULO DE INCIDÊNCIA (MAIOR inclinação), o que leva a que a massa atmosférica a percorrer por eles seja maior, provocando mais perdas de energia na atmosfera por absorção, reflexão e difusão. Consequentemente menor insolação, e o dia natural.
-MAIOR insolação no Verão, pois os raios solares incidem com MAIOR ângulo (MENOR INCLINAÇÃO), sendo a massa atravessar pelos rios solares menor. Assim, à menos perdas de energia e provoca um maior dia natural e valores de insolação menores.
Temperatura- Fatores explicativos
LATITUDE: O norte do país devido à sua maior latitude, o ângulo de incidência é < e a massa a percorrer por estes é >, o que provoca diminuição do dia natural, da insolação e da radiação solar. No sul, as temperaturas são mais elevadas devido ao > ângulo de incidência dos raios solares e à menor massa atmosférica por estes a atravessar.
CONTINENTALIDADE: Ao longo da faixa litoral (< continentalidade) as temperaturas são mais amenas, devido à influência dos ventos húmidos de Oeste. À medida que aumenta a continentalidade, a temperatura também aumenta devido, pois ao longo do trajeto pela superfície terrestre os ventos húmidos de oeste vão perdendo humidade tornado-se secos.
RECURSOS HÍDRICOS
Centros barométricos:
A- Alta pressões ou anticiclone: o ar desce em altitude, comprime-se, aquece e diverge à superfície. A sua compressão provoca o seu aquecimento e a redução da humidade relativa, afastando o ar do ponto de saturação. Está associado a céu limpo, vento fraco... Bom tempo.
B- Baixas pressões ou depressões: o ar converge à superfície e ascende em altitude, o que provoca a sua expansão, arrefecimento e aumento de humidade relativa, podendo atingir o ponto de saturação e condensar. Está associado a céu muito nublado, precipitação.