yan marques
Quiz von , erstellt am more than 1 year ago

Esta é uma atividade programada referente ao conteúdo de conflitos étnicos e religiosos, no intuito de promover uma atividade de fixação e com pontuação extra ao aluno, visando por sua vez uma melhor preparação para etapas como provas e o ENEM.

1593
4
0
yan marques
Erstellt von yan marques vor fast 8 Jahre
Schließen

Questões sobre Conflitos Étnicos e Religiosos

Frage 1 von 5

1

(UFJF-MG) Sobre os conflitos que atingiram a antiga Iugoslávia, marque a alternativa errada:

Wähle eine der folgenden:

  • a) trata-se de um dos mais antigos conflitos europeus, cujas raízes, dentre outras, encontram-se na diversidade étnica dos povos que habitam as várias unidades políticas da região.

  • b) um dos momentos significativos dos conflitos na região ocorreu às vésperas da I Guerra Mundial, com as chamadas Guerras Balcânicas.

  • c) a crise do Leste europeu favoreceu a fragmentação da região, levando à eclosão das rivalidades nacionais.

  • d) após a II Guerra Mundial, com a liderança de Tito, a Iugoslávia manteve-se unida sob uma economia capitalista.

  • e) um traço marcante do conflito é a diversidade religiosa que opõe, genericamente, cristãos ortodoxos, católicos e muçulmanos.

Erklärung

Frage 2 von 5

1

“Alguns conflitos na Europa tiveram origem vários séculos atrás e relacionam-se ao processo de incorporação de territórios e de grupos étnicos minoritários, como é o caso da dominação inglesa sobre os irlandeses e a espanhola sobre os bascos”. (Lucci, Elian Alabi; Anselmo Lázaro Branco e Cláudio Mendonça. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2005 p.390.)
Sobre o tema dos conflitos étnicos nacionais, assinale a alternativa correta:

Wähle eine der folgenden:

  • A) Os povos bascos são marcados pela luta por autonomia da região basca e pelo empreendimento separatista na Espanha, com o objetivo de se criar um País Basco, que tomaria todo o território espanhol.

  • B) A Irlanda do Norte é uma nação independente da Grã-Bretanha, com quem forma apenas uma integração territorial e econômica.

  • C) O grupo terrorista basco ETA, apesar de lutar pela criação do País Basco, não conta com o apoio da maioria basca e, desde 2006, anunciou a deposição de suas armas.

  • D) A luta da Irlanda do Norte por sua independência frente ao território britânico foi marcada por muitos conflitos e, ainda hoje, não existe previsão de pacificação entre as duas partes, com a realização de atentados terroristas praticamente todos os dias.

Erklärung

Frage 3 von 5

1

(UFG) Leia o trecho do artigo de Demétrio Magnoli.
As etnias hutus e tutsis foram inventadas pelo poder colonial europeu, que encontrou uma sociedade organizada em torno de um rei de caráter sagrado, cuja autoridade se baseava numa aristocracia de proprietários de rebanhos (os tutsis) que subordinava a massa de camponeses (os hutus). Toda sociedade ligava-se por laços de dependência pessoal, que asseguravam certa coesão. Tudo começou com o censo, que registrou as duas “etnias”. Em 1926, o governo colonial emitiu documentos de identidade com rótulos “tutsi” e “hutu”. Manuais vulgares repetem, até hoje, narrativas históricas que opõem as etnias, usando, para tanto, razões científicas.
MAGNOLI, D. O país das cotas e do genocídio. Folha de S. Paulo, 19 ago. 2005. Ilustrada. [Adaptado].

O autor discute a relação entre os dois grupos envolvidos no conflito ocorrido em 1994, em Ruanda. Sobre a emergência desse conflito contemporâneo, pode-se afirmar que

Wähle eine der folgenden:

  • a) o desacordo era anterior ao colonialismo, pois historicamente tutsis e hutus disputavam a posse da terra.

  • b) a distinção entre tutsis e hutus reforçou a oposição ao domínio colonial europeu.

  • c) o discurso histórico desqualificou a sacralidade da figura real, induzindo os grupos à rivalidade.

  • d) a exploração dos proprietários de rebanhos sobre os camponeses definia as relações étnicas.

  • e) as identificações étnicas, patrocinadas por ação governamental, fermentaram o conflito e o massacre.

Erklärung

Frage 4 von 5

1

(Unesp) A divisão territorial da ex-Iugoslávia originou seis novos países. Assinale a alternativa que contém o nome destes países e sua localização geográfica.

Wähle eine der folgenden:

  • a) República Tcheca, Eslovênia, Macedônia, Croácia, Sérvia, Montenegro; Europa do Sul.

  • b) Albânia, Macedônia, Bósnia, Croácia, Sérvia, Montenegro; Europa Ocidental.

  • c) Romênia, Croácia, Eslovênia, Bósnia, Sérvia, Montenegro; Europa do Norte.

  • d) Bósnia, Macedônia, Croácia, Eslovênia, Sérvia, Montenegro; Europa Oriental.

  • e) Bulgária, Bósnia, Eslovênia, Macedônia, Sérvia, Montenegro; Europa Mediterrânea.

Erklärung

Frage 5 von 5

1

(UNICENTRO) Sobre os conflitos étnicos e a questão das nacionalidades, assinale a alternativa correta.

Wähle eine der folgenden:

  • A) A Questão Basca envolve a reivindicação dos bascos quanto ao aumento da autonomia política e também cultural, junto ao governo espanhol, bem como uma possível independência do País Basco.

  • B) Os conflitos étnicos da Irlanda têm como principal foco o rompimento da supremacia britânica sobre os irlandeses, dentro da Grã-Bretanha. Neste caso, a Irlanda do Norte e a Irlanda do Sul uniram-se contra ingleses e escoceses.

  • C) Os conflitos entre árabes e judeus são essencialmente de fundo religioso, alimentando a oposição entre palestinos e judeus. Neste caso, os conflitos por território são apenas secundários tendo, mesmo, deixado de fazer parte da pauta de negociações, na última década.

  • D) Os curdos pertencem a uma etnia de origem libanesa, sendo um povo de características raciais e culturais muito homogêneas. Vivem na província do Curdistão, no leste da Turquia e reivindicam maior liberdade religiosa, não se envolvendo em conflitos pela posse de território.

  • E) Os conflitos étnicos mais recentes, ocorridos na África, opõem as populações tribais locais ao colonizador. Em Angola, por exemplo, as tribos locais uniram-se contra a população de origem portuguesa, o antigo dominador.

Erklärung