Frage 1
Frage
Mamíferos marinhos não dispõe de água doce para beber. Sua fonte de água é o próprio alimento. Os rins desses animais são muito [blank_start]mais[blank_end] eficientes do que os nossos na eliminação de sais e na economia de água.
Frage 2
Frage
As células dos tecidos encontram-se imersas no fluido intersticial, o qual interage com o sangue. A atividade metabólica gera gera resíduos tóxicos ou inúteis, as excretas, que compreendem [blank_start]amônia[blank_end] e gás [blank_start]carbônico[blank_end]; o excesso de sais minerais, consumidos na dieta, também deve ser eliminado, pois seu acúmulo provocaria alterações osmóticas capazes de gerar [blank_start]perda[blank_end] de água pelas células.
Antworten
-
amônia
-
ácido úrico
-
carbônico
-
oxigênio
-
perda
-
ganho
Frage 3
Frage
Esses compostos são eliminados por estruturas excretoras; os [blank_start]pulmões[blank_end] eliminam gás carbônico, glândulas sudoríparas e [blank_start]rins[blank_end] eliminam água, sais e excretas nitrogenadas.
Frage 4
Frage
Relacione as estruturas excretoras do corpo humano:
Antworten
-
rins
-
glândulas sudoríparas
-
pulmões
Frage 5
Frage
Os mamíferos eliminam [blank_start]ureia[blank_end] como excreta nitrogenada, ela é [blank_start]menos[blank_end] tóxica que a amônia e sua eliminação requer [blank_start]menor[blank_end] quantidade de água.
Antworten
-
ureia
-
ácido úrico
-
menos
-
mais
-
menor
-
mais
Frage 6
Frage
Relacione as estruturas:
Antworten
-
hilo
-
uretra
-
bexiga
-
ureteres
Frage 7
Frage
Relacione as estruturas:
Antworten
-
Hilo renal
-
Pelve
-
Medula
-
Ureter
-
Cápsula
-
Córtex
Frage 8
Frage
Falar sistema urinário e excretor é a mesma coisa? [blank_start]não[blank_end]
Sistema excretor é qualquer sistema que excreta, se for pensar que o sistema [blank_start]respiratório[blank_end] excreta CO2, o sistema urinário não é o único excretor.
Antworten
-
não
-
sim
-
respiratório
-
muscular
-
nervoso
Frage 9
Frage
Funções:
- filtragem [blank_start]do sangue[blank_end];
- [blank_start]reabsorção[blank_end] de água, Na, Cl, K HCO3 (bicarbonato), aminoácidos, glicose...;
- [blank_start]excreção[blank_end] dos excessos de substâncias e toxinas.
Antworten
-
do sangue
-
da linfa
-
do sangue e da linfa
-
reabsorção
-
eliminação
-
excreção
-
reabsorção
Frage 10
Frage
Compostos nitrogenados que devem ser eliminados: [blank_start]ureia[blank_end] (era amônia que foi transformada no fígado porque NH3 é muito tóxica) e [blank_start]creatinina[blank_end] (derivado das proteínas).
Antworten
-
ureia
-
ácido úrico
-
creatinina
-
hemoglobina
Frage 11
Frage
O sangue é filtrado [blank_start]no córtex[blank_end] onde tem [blank_start]os néfrons[blank_end].
A maior parte dos líquidos é reabsorvido [blank_start]pelo córtex[blank_end]; e na parte da medula forma a urina pegando os compostos nitrogenados e água que vai ali pelas pirâmides e os cálices para chegar aos ureteres.
Antworten
-
no córtex
-
na medula
-
os néfrons
-
as pirâmides
-
os cálices
-
pelo córtex
-
pela pirâmide
-
Pela medula
Frage 12
Frage
Homeostase
- Equilíbrio [blank_start]hidroeletrolítico[blank_end], manter equilibrado o volume de água e a quantidade de íons;
- [blank_start]Manutenção[blank_end] do pH sanguíneo, lembrando que o sistema regula a quantidade de íons;
- [blank_start]Manutenção[blank_end] da pressão arterial, lembrando que o sangue é feito de água e o rim regula a quantidade de água no sangue, que se for alta vai ter pressão alta.
Antworten
-
hidroeletrolítico
-
eletrólico
-
homeoelétrico
-
Manutenção
-
Diminuição
-
Aumento
-
Manutenção
-
Diminuição
-
Aumento
Frage 13
Frage 14
Frage
Néfron
[blank_start]No córtex[blank_end] renal estão localizadas as cápsulas renais e os túbulos proximal e distal; [blank_start]na medula[blank_end] renal há predomínio da alça de Henle e tubo coletor. Cada rim apresenta inúmeros néfrons.
Antworten
-
No córtex
-
Na medula
-
na medula
-
no córtex
Frage 15
Frage
Relacione as estruturas:
Filtragem: [blank_start]glomérulo[blank_end]
Reabsorção: [blank_start]túbulo contorcido proximal[blank_end] (aminoácidos, glicose, e porcentagem dos outros)
Reabsorção de parte da água por osmose: [blank_start]alça descendente[blank_end]
Reabsorção de NaCl: [blank_start]alça ascendente[blank_end]
Reabsorção [blank_start]de[blank_end] um pouquinho de sódio e água
O que ficar será conduzido para o ureter pelo [blank_start]túbulo coletor[blank_end]
- o túbulo coletor vai produzir urina e se estende até a os cálices renais
Frage 16
Frage
Cada rim recebe sangue da artéria renal, uma raminicação da [blank_start]aorta[blank_end]. De cada rim sai uma veia renal, que se liga a veia [blank_start]cava[blank_end] inferior.
Antworten
-
aorta
-
carótida
-
cava
-
jugular
Frage 17
Frage
No interior do rim, as artérias ramificam-se bastante, originando arteríolas, que chegam aos néfrons, são arteríolas [blank_start]aferentes[blank_end], que originam o glomérulo (glomérulo de Malpighi), um emaranhado de capilares; os capilares voltam a se agrupar formando as arteríolas [blank_start]eferentes[blank_end], que se ramificam em uma nova rede de capilares ao redor dos túbulos renais; Esses capilares agrupam-se formando [blank_start]vênulas[blank_end], as quais originam veias maiores e desembocam na veia renal.
Antworten
-
aferentes
-
eferentes
-
eferentes
-
aferentes
-
vênulas
-
arteríolas
Frage 18
Frage
Os rins participam da regulação do pH sanguíneo; quando a concentração de H+ sofre uma ligeira elevação, eles excretam urina [blank_start]mais[blank_end] acidificada. Caso a concentração de H+ no sangue sofra uma diminuição, os rins eliminam [blank_start]menos[blank_end] H+ e isso contribui para a [blank_start]diminuição[blank_end] do pH do sangue, voltando aos seus valores normais.
Antworten
-
mais
-
menos
-
menos
-
mais
-
diminuição
-
aumento
Frage 19
Frage
A urina é produzida a partir do plasma sanguíneo e envolve 3 processos: filtração glomerular, reabsorção túbular e secreção tubular. Complete:
Antworten
-
filtração
-
reabsorção
-
secreção
-
reabsorção
-
filtração
-
secreção
-
reabsorção
-
filtração
-
secreção
-
secreção
-
filtração
-
reabsorção
-
reabsorção
-
filtração
-
secreção
Frage 20
Frage
A bexiga urinária armazena urina e é envolvida por uma musculatura, que pode se contrair, determinando a expulsão do líquido através [blank_start]da uretra[blank_end]. Na base da uretra há o esfíncter muscular, que controla a liberação da urina.
Frage 21
Frage
A filtração glomerular é propiciada pela pressão sanguínea, que força moléculas [blank_start]pequenas[blank_end] e íons a passarem dos capilares para o interior da cásula renal, constituindo o filtrado glomerular. Esse líquido contém água, glicose, amnoácidos, íons e ureia; o filtrado normal [blank_start]não apresenta[blank_end] células sanguíneas nem proteínas.
O filtrado glomerular segue pelos túbulos renais. Diariamente, o ser humano gera cerca de 180 litros de filtrado glomerular, mas elimina emtorno de 1,5 litros de urina, assim, boa parte do filtrado retorna ao sangue, pela reabsorção.
Antworten
-
pequenas
-
grandes
-
não apresenta
-
apresenta
Frage 22
Frage
O sangue presente nos capilares tem [blank_start]pouca[blank_end] água e conserva proteínas, o que eleva sua pressão osmótica (pressão coloidosmótica), isso determina a [blank_start]reabsorção[blank_end] de água por osmose.
Antworten
-
pouca
-
muita
-
reabsorção
-
eliminação
Frage 23
Frage
Ao logo do trajeto pelos túbulos renais, ocorre a reabsorção de glicose e íons através de transporte [blank_start]ativo[blank_end] ([blank_start]com[blank_end] gasto de ATP); dessa maneira o sangue recupera parte de materiais que passaram do plasma para a cápsula renal.
Frage 24
Frage
[blank_start]No túbulo proximal[blank_end] ocorre a reabsorção de água, glicose e aminoácidos e excreção de ureia; [blank_start]Na alça de Henle[blank_end] há reabsorção de água e de sódio; [blank_start]Nos túbulos coletores[blank_end] há reabsorção de água.
Antworten
-
Nos túbulos coletores
-
Na alça de Henle
-
No túbulo proximal
Frage 25
Frage
As células dos túbulos renais apresentam grande quantidade de [blank_start]mitocôndrias[blank_end], permitindo a realização de elevada taxa de respiração celular, que libera energia empregada para o transporte ativo.
Frage 26
Frage
Na face voltada para o canal do túbulo, as células tem [blank_start]microvilosidades[blank_end], que aumentam a superfície de contato com o interior do canal.
Antworten
-
microvilosidades
-
invaginações
-
pseudópodes
Frage 27
Frage
Os capilares sanguíneos lançam substâncias no interior do túbulo contorcido [blank_start]distal[blank_end], em um processo de secreção. A secreção de alguns materiais (como drogas, amônia, íons H+ e árico úrico) completa a formação da urina.
Frage 28
Frage
Vale saber que, em ordem alfabética:
são ureotélicos: [blank_start]anelídeos[blank_end], [blank_start]anfíbios adultos[blank_end], [blank_start]mamíferos[blank_end], [blank_start]moluscos aquáticos[blank_end], [blank_start]peixes cartilaginosos[blank_end] e [blank_start]répteis aquáticos (tartaruga)[blank_end]
são amoniotélicos: [blank_start]larvas de anfíbios[blank_end] e [blank_start]peixes ósseos[blank_end]
são uricotélicos: [blank_start]aves[blank_end], [blank_start]insetos[blank_end] e [blank_start]répteis[blank_end]
Frage 29
Frage
A [blank_start]amônia[blank_end] também é a excreta eliminada por protozoários e muitos invertebrados aquáticos: poríferos, cnidários, platelmintos, moluscos, equinodermos etc.
Frage 30
Frage
O ácido úrico é praticamente insolúvel em água, tem [blank_start]baixa[blank_end] toxicidade e normalmente é eliminado por animais que dispõem de [blank_start]pequena[blank_end] quantidade água. O ser humano também forma ácido úrico em sua atividade metabólica; uma quantidade excessiva povoca disturbios, acumulando-se na pele, formando manchas típicas e pode depositar-se em [blank_start]articulações[blank_end], provocando inflamações dolorosas, é a gota.
A molécula de ácido úrico tem 2 aneis e é quimicamente semelhante as bases [blank_start]púricas[blank_end], muitos aracnídeos excretam [blank_start]guanina[blank_end].
Antworten
-
guanina
-
citosisa
-
timina
-
uracila
-
púricas
-
pirimidicas
-
articulações
-
ossos
-
baixa
-
alta
-
pequena
-
grande
Frage 31
Frage
No sistema urinário masculino, a uretra apresenta um segmento que passa pelo interior do pênis; na base da bexiga, a uretra é envolvida pela [blank_start]próstata[blank_end] e dela recebe secreções. A uretra também recebe espermatozoides, procedentes dos [blank_start]testículos[blank_end], e secreções da [blank_start]vesícula seminal[blank_end].
Antworten
-
próstata
-
testículos
-
vesícula seminal
Frage 32
Frage
A formação da urina é influenciada também pela concentração de substâncias no sangue, que induzem a produção de hormônios diuréticos ou antidiuréticos. O ADH, hormônio [blank_start]antidiurético[blank_end], é produzido pela [blank_start]hipófise[blank_end] e [blank_start]aumenta[blank_end] a absorção de água pelo organismo, [blank_start]reduzindo[blank_end] o volume da urina e [blank_start]poupando[blank_end] água.
Antworten
-
antidiurético
-
diuréticos
-
hipófise
-
suprarrenal
-
aumenta
-
diminui
-
reduzindo
-
aumentando
-
poupa
-
excreta mais
Frage 33
Frage
A aldosterona é produzida [blank_start]nas suprarrenais[blank_end] e atua nos túbulos renais [blank_start]aumentando[blank_end] a absorção de íons sódio e cloreto; a presença desses íons na corrente sanguínea contribui para [blank_start]a elevação[blank_end] da pressão arterial.
Antworten
-
nas suprarrenais
-
na hipófise
-
aumentando
-
diminuindo
-
a elevação
-
o abaixamento
Frage 34
Frage
A insulina contribui para controlar o nível de glicose no sangue; diabéticos apresentam [blank_start]deficiência[blank_end] na produção desse hormônio e, após uma refeição farta em açucar, o sangue permanece com alto teor de glicose, que é passado para os túbulos renais e aparece, portanto, em [blank_start]maior[blank_end] quantidade na urina.
Antworten
-
maior
-
menor
-
deficiência
-
exagero
Frage 35
Frage
A ingestão de algumas substâncias, como água e álcool, [blank_start]inibem[blank_end] a produção de ADH e o indivíduo passa a ter um [blank_start]maior[blank_end] volume urinário.
Antworten
-
inibem
-
elevam
-
maior
-
menor
Frage 36
Frage
Textos complementares
aves e alguns répteis marinhos apresentam glândulas de sal situadas na cabeça e eliminam uma solução salina [blank_start]concentrada[blank_end]. Nas [blank_start]aves[blank_end], o produto é enviado para a cavidade nasal, pelo qual é eliminado; nas [blank_start]tartarugas[blank_end], são eliminadas pelos olhos (são lágrimas de [blank_start]tartaruga[blank_end]).
Antworten
-
concentrada
-
diluida
-
aves
-
tartarugas
-
tartarugas
-
aves
-
tartaruga
-
passarinho
Frage 37
Frage
Os peixes ósseos marinhos vivem em um meio com solução mais [blank_start]concentrada[blank_end] do que o seu organismo ([blank_start]hipertônico[blank_end]). Suas brânquias estão em contato direto com o meio aquático e para ele [blank_start]perdem[blank_end] água por osmose. Esses animais repõem água bebendo-a do ambiente, no entanto, a água ingerida tem [blank_start]elevada[blank_end] concentração de sais. Esses sais são eliminados [blank_start]pelas estruturas das brânquias[blank_end] (no caso do NaCl) e [blank_start]pela urina[blank_end] (no case de cálcio, magnésio e sulfato). Assim a urina é bastante [blank_start]concentrada[blank_end], senndo [blank_start]isotônica[blank_end] em relação ao mar.
Frage 38
Frage
Os peixes ósseos de água doce vivem em um meio [blank_start]menos[blank_end] concentrado do que o seu organismo ([blank_start]hipotônico[blank_end]). Suas brânquias estão em contato direto com o meio aquático e dele [blank_start]ganham[blank_end] água por osmose. Esses animais não bebem água do ambiente, mas empregam a água contida no alimento que ingerem. A tendência é, portanto, apresentar sangue com [blank_start]muita[blank_end] água, sendo o excesso eliminado pela urina, bastante [blank_start]diluída[blank_end] e [blank_start]hipotônica[blank_end] em relação ao meio. As brânquias, ao contrário do que ocorre com os peixes ósseos marinhos, [blank_start]absorvem[blank_end] sais do ambiente.
Antworten
-
menos
-
mais
-
hipotônico
-
hipertônico
-
ganham
-
perdem
-
muita
-
pouca
-
diluída
-
concentrada
-
hipotônica
-
hipertônica
-
absorvem
-
liberam
Frage 39
Frage
Peixes cartilaginosos apresentam um mecanismo osmorregulador. Seu resíduo nitrogenado é a [blank_start]ureia[blank_end], mantida em [blank_start]elevadas[blank_end] concentrações no organismo, pois suas brânquias são [blank_start]impermeáveis[blank_end] à ureia, o que permite a [blank_start]retenção[blank_end] dessa substância no sangue. Além disso, os condrictes têm no sangue a substância óxido de trimetilamina (TMO), que, com a ureia, mantém a [blank_start]alta[blank_end] concentração do sangue, isotônica em relação ao mar. Condrictes obtêm água [blank_start]com ingestão de alimentos[blank_end] e os sais são eliminados pelas brânquias e pela urina.
Frage 40
Frage
Mamíferos marinhos, como focas, baleias e golfinhos, obtêm água [blank_start]através do alimento que ingerem[blank_end]. Os rins são capazes de eliminar urina com [blank_start]elevada[blank_end] concentração salina, o que é possível porque seus néfrons têm longas alças de Henle, nas quais se dá a [blank_start]absorção[blank_end] de água. A alça de Henle possui forma de "U", com dois ramos paralelos, sendo o ascendente [blank_start]impermeável[blank_end] à água, mas realiza transporte ativo de íons sódio para fora, e alguns deles ficam ao redor do tubo coletor, aumentando a concentração do meio [blank_start]externo[blank_end] do tubo e fazendo com que a água, em seu [blank_start]interior[blank_end], seja reabsorvida pelo organismo.