Frage 1
Frage
Sobre o Iluminismo, é correto afirmar que:
Antworten
-
Defendia a doutrina de que a soberania do Estado absolutista garantiria os direitos individuais e eliminaria os resquícios feudais ainda existentes.
-
Propunha a criação de monopólios estatais e a manutenção da balança de comércio favorável, para assegurar o direito de propriedade.
-
Criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.
Frage 2
Frage
Assinale a alternativa em que aparecem as principais ideias de Jean Jacques Rousseau em sua obra O CONTRATO SOCIAL.
Antworten
-
A única esperança de garantir os direitos de cada indivíduo é a organização da sociedade civil, cedendo todos os direitos à comunidade, para que seja politicamente justo o que a maioria decidir.
-
O Estado é uma realidade em si e é necessário conservá-lo, reforçá-lo e eventualmente reformá-lo, reconhecendo uma única finalidade: sua prosperidade e grandeza.
-
Que as classes dirigentes tremam ante a ideia de uma revolução! Os trabalhadores devem proclamar abertamente que seu objetivo é a derrubada violenta da ordem social tradicional.
Frage 3
Frage
O Despotismo Esclarecido, regime de governo adotado em alguns países da Europa no século XVIII, caracterizava-se por tentar conciliar os princípios do absolutismo com as ideias iluministas.
Frage 4
Frage
O Marquês de [blank_start]Pombal[blank_end], ministro do rei D. José I (1750-1777), foi o responsável por uma série de reformas na economia, educação e administração do Estado e do império português, inspiradas na filosofia iluminista e na política econômica do [blank_start]mercantilismo[blank_end], cabendo a ele a expulsão dos padres jesuítas da [blank_start]Companhia de Jesus[blank_end] dos domínios de Portugal.
O Marquês de Pombal foi um dos representantes do chamado [blank_start]Despotismo Esclarecido[blank_end].
Frage 5
Frage
Identifique, nas sentenças a seguir citadas, aquela que expressa o pensamento de Montesquieu:
Antworten
-
"O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos incapacitados. Não se pode obter tais resultados a não ser por um Poder Democrático."
-
"É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder".
-
“O homem é o único animal racional, porém, o único que comete absurdos”.
Frage 6
Frage
O século XVIII é conhecido como o "século das luzes". Durante aquele período, as realizações no campo da filosofia, das letras e da ciência alimentavam esperanças de que a razão humana pudesse remodelar as instituições sociais e políticas, eliminando as injustiças e as superstições. Por DESPOTISMO ILUSTRADO entende-se:
Antworten
-
Um estilo de governo, em voga entre os "reis filósofos" do século XVIII, que pretendia reformar "pelo alto" as instituições consideradas antiquadas.
-
O novo conjunto de ideias filosóficas, políticas e sociais que emergem durante os séculos XVII e XVIII como crítica ao Estado absoluto.
-
O mesmo que liberalismo, defendendo a ampliação dos direitos civis e liberdades políticas dos cidadãos.
Frage 7
Frage
Os elementos geradores de riqueza para a Fisiocracia e para o Liberalismo eram, respectivamente, o capital e o mercantilismo.
Frage 8
Frage
"Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um frequentemente vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-lo de novo. Esses hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus empreendimentos..."
(Adam Smith, A RIQUEZA DAS NAÇÕES, Livro III, capítulo 4)
Antworten
-
expõe as causas da estagnação da agricultura no final do século XVIII.
-
defende a lucratividade do comércio contra os baixos rendimentos do campo.
-
contrapõe lucro a renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos.