Frage 1
Frage
“Sócrates: Imaginemos que existam pessoas morando numa caverna. Pela entrada dessa caverna entra a luz vinda de uma fogueira situada sobre uma pequena elevação que existe na frente dela. Os seus habitantes estão lá dentro desde a infância, algemados por correntes nas pernas e no pescoço, de modo que não conseguem mover-se nem olhar para trás, e só podem ver o que ocorre à sua frente. (...) Naquela situação, você acha que os habitantes da caverna, a respeito de si mesmos e dos outros, consigam ver outra coisa além das sombras que o fogo projeta na parede ao fundo da caverna?”. (PLATÃO. A República [adaptação de Marcelo Perine]. São Paulo: Editora Scipione, 2002. p. 83).
Frage 2
Frage
No mito da caverna, Platão pretende descrever os primórdios da existência humana, relatando como eram a vida e a organização social dos homens no princípio de seu processo evolutivo, quando habitavam em cavernas.
Frage 3
Frage
O mito da caverna faz referência ao contraste ser e parecer, isto é, realidade e aparência, que marca o pensamento filosófico desde sua origem e que é assumido por Platão em sua famosa teoria das Ideias.
Frage 4
Frage
O mito da caverna simboliza o processo de emancipação espiritual que o exercício da filosofia é capaz de promover, libertando o indivíduo das sombras da ignorância e dos preconceitos.
Frage 5
Frage
É uma característica essencial da filosofia de Platão a distinção entre mundo inteligível e mundo sensível; o primeiro ocupado pelas Ideias perfeitas, o segundo pelos objetos físicos, que participam daquelas Ideias ou são suas cópias imperfeitas.
Frage 6
Frage
No mito da caverna, o prisioneiro que se liberta e contempla a realidade fora da caverna, devendo voltar à caverna para libertar seus companheiros, representa o filósofo que, na concepção platônica, conhecedor do Bem e da Verdade, é o mais apto a governar a cidade.
Frage 7
Frage
No famoso mito da caverna, Platão (428-347 a.C.) imagina uma caverna onde estão acorrentados os homens desde a infância, de tal forma que, não podendo se voltar para a entrada, onde há uma fogueira, apenas enxergam o fundo da caverna. A luz da fogueira projeta, nesse fundo, sombras das coisas que passam as suas costas. Ora, se um desses homens se libertasse das correntes e chegasse à luz o dia, voltaria contando aos outros o que são realmente os verdadeiros objetos. Entretanto, seus companheiros o tomariam por louco, pois não acreditariam em suas palavras. Esse mito pode ser analisado sob dois pontos de vista: o epistemológico (como surge o conhecimento humano) e o político aquele que apreende as ideias verdadeiras é apto para governar). Do ponto de vista epistemológico (do conhecimento), é CORRETO afirmar:
1. Acima do mundo ilusório sensível, há o mundo das ideias gerais e essências imutáveis.
2. O mundo dos fenômenos só existe se participa do mundo das ideias.
3. O homem atinge as essências imutáveis através da contemplação e da depuração dos enganos dos sentidos.
4. A alma humana pode elevar-se das coisas múltiplas e mutáveis às coisas unas e imutáveis.
5. As ideias unas e imutáveis são hierarquizadas e no topo delas está a ideia de Bem.
Antworten
-
A) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
-
B) Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.
-
C) As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
-
D) Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
-
E) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Frage 8
Frage
Sócrates inaugura o período clássico da filosofia grega, também chamado de período antropológico. O problema do conhecimento passou a ser uma problemática central na filosofia socrática, pois "a briga" de Sócrates com os sofistas tinha por objetivo resgatar o amor pela sabedoria e a valorização pela busca da verdade.
Nesse contexto, Sócrates inaugura seu método que se fundamenta em dois princípios básicos, que são:
Antworten
-
A - A indução e dedução das verdades lógicas e inquestionáveis.
-
B - A doxa e o lógos convergindo para o conceito racional.
-
C - A ironia e a Maiêutica enquanto caminhos para conhecer a verdade.
-
D - O diálogo e a dúvida dialética.
-
E - A amizade e a justiça social.
Frage 9
Frage
O diálogo “A Imortalidade da Alma” em Fédon, de Platão, é fundamental para a reflexão filosófica e metafísica do Ocidente. Nele, Sócrates – condenado pela democracia ateniense e prestes a beber a cicuta – nos demonstra a [blank_start]imortalidade[blank_end] da alma. Tal demonstração, por sua vez, é feita diante de alguns de seus discípulos que viam na eminente morte de [blank_start]Sócrates[blank_end] um motivo para grande desespero, pois perderiam seu “grande pai” nos caminhos do pensamento. Entretanto, Sócrates – nas palavras de Fédon em seu relato para Equécrates – surpreendeu: respondeu às questões e aos temores de seus discípulos com humor, bondade e ar interessado, selando – de certa forma – a “imagem” clássica do que significa, verdadeiramente, ser [blank_start]filósofo[blank_end].
Antworten
-
imortalidade
-
Sócrates
-
filósofo
Frage 10
Frage
) ENEM 2013 - A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não devem estar separados; como na inscrição existente em Delfos, ―das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que amamos‖. Todos estes atributos estão presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor nós identificamos como a felicidade.
ARISTÓTELES. A política. São Paulo: Cia. Das Letras, 2010
Ao reconhecermos na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristóteles a identifica como:
Antworten
-
A - busca por bens materiais e títulos de nobreza.
-
B - plenitude espiritual e ascendência pessoal.
-
C - finalidade das ações e condutas humanas.
-
D - conhecimento de verdades imutáveis e perfeitas.
-
E - expressão do sucesso individual e reconhecimento político.
Frage 11
Frage
Todos podemos ir além do que já sabemos, ou “achamos” saber sobre nossa sociedade. E o papel da Sociologia como disciplina é justamente nos ajudar nesse sentido: a percebermos, por exemplo, que fatos considerados naturais na sociedade, como a miséria de muitos, o enriquecimento de poucos, os crimes, os suicídios, enfim, a dinâmica e a organização social podem não ser tão naturais assim.
Explique a qual processo sociológico faz referência o texto acima:
Frage 12
Frage
A Socialização é um processo contínuo que nunca se dá por terminado, realizando-se através da comunicação, sendo inicialmente pela "imitação" para se tornar mais sociável. O processo de socialização inicia-se após o nascimento e desenvolve-se através, primeiramente, da família ou outros agentes próximos da escola, dos meios de comunicação de massas e dos grupos de referência que são compostos pelas bandas favoritas, atores, atletas, super-heróis, etc. A socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. Em outras palavras, a Socialização é o processo de adquirir conhecimento social, é o processo que transforma o ser humano, de um ser biológico para um ser social.
Explique como é dado a divisão em dois tipos de socialização estudados nesse trimestre na disciplina de Sociofilosofia.
Antworten
-
Socialização primeira e segunda
-
Socialização Primaria e secundária
-
Socialização da infância e da idade adulta
-
Socialização entre pessoas e entre animais
-
Socialização objetiva e subjetiva
Frage 13
Frage
Observe a charge ao lado, aponte o criador da frase usada por Mafalda e descreva o seu verdadeiro significado quando proferida pelo autor, conforme discutido em sala de aula:
Antworten
-
Sócrates
-
Platão
-
Aristóteles
-
Nenhuma das alternativas
Frage 14
Frage
Em Aristóteles toda a sua filosofia assenta numa observação minuciosa da natureza, da sociedade e dos indivíduos, organizando de uma forma verdadeiramente enciclopédica. A sua ideia fundamental era a de tudo classificar, dividindo as coisas segundo a sua semelhança ou diferença, obedecendo a um conjunto de perguntas muito simples. Conforme descrito no texto de apoio de Sociofilosofia cite dois dos principais domínios de investigação da Filosofia de Aristóteles
Antworten
-
Ciência e Religião
-
Lógica e Política
-
Metafísica e Física
-
Sociologia e Filosofia
-
Matemática e Aritimética
Frage 15
Frage
Analise a imagem abaixo, e sua explicação descrita, para criar um pequeno texto exemplificando os conceitos de potência e Ato em Aristóteles
Frage 16
Frage
Aprender a pensar sociologicamente, significa, antes de tudo, cultivar a imaginação, um sociólogo é alguém que é capaz de se libertar do imediatismo das circunstâncias pessoais e apresentar as coisas num contexto mais amplo.
Faça a observação da imagem abaixe e descreva o que você observou principalmente no que for relevante ao contexto da ilusão dos sentidos
Frage 17
Frage
A base de qualquer olhar sociológico é o estranhamento para a realidade, ou seja, deve-se desnaturalizar o olhar. É necessário a conscientização de que o olhar não é neutro, nem natural, mas, sim, que está repleto de prenoções que vem do senso comum. De acordo com o texto de apoio de Sociofilosofia o processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade é o inicio do desenvolvimento do senso crítico no homem.
Frage 18
Frage
Entenda-se por socialização a dinâmica da transmissão de cultura, o processo pelo qual os homens aprendem as regras e as práticas dos grupos sociais. A socialização é um dos aspectos de toda e qualquer atividade em toda a sociedade humana. Tal como aprendemos um jogo, jogando-o, também aprendemos a viver, vivendo. Somos socializados através das próprias atividades em que participamos. Sendo assim há de se dividir esse processo em duas etapas: Primária e Secundária. onde e como passamos pela socialização primária é depois da fase adulta.
Frage 19
Frage
Na Grécia antiga, principalmente na cidade de Atenas no século V a.C., desenvolveu-se uma corrente de pensadores conhecidos como Sofistas. Tidos como “sábios”, eram pagos para ensinar os jovens principalmente a arte da argumentação. Abaixo, considere as afirmações sobre a importância que esta (arte) tinha em seu pensamento.
I – Os sofistas não acreditavam na verdade absoluta, para eles o importante era conseguir convencer os outros de suas ideias.
II – Os sofistas acreditavam que uma boa argumentação era a única maneira de se chegar ao conhecimento da verdade absoluta.
III – Os sofistas acreditavam que através dos argumentos era possível se chegar à melhor solução em cada caso.
Antworten
-
A – Apenas a III é verdadeira.
-
B – Apenas a I é verdadeira
-
C – Apenas a I é falsa.
-
D – Apenas a II é verdadeira.
-
E – Apenas a II é falsa.
Frage 20
Frage
Qual analogia faz a imagem abaixo?