ERA VARGAS

Beschreibung

Ensino Médio História Karteikarten am ERA VARGAS, erstellt von Sérgio Mendes am 29/08/2017.
Sérgio  Mendes
Karteikarten von Sérgio Mendes, aktualisiert more than 1 year ago
Sérgio  Mendes
Erstellt von Sérgio Mendes vor mehr als 7 Jahre
233
1

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
COMO FOI QUE GETÚLIO CHEGOU AO PODER? APÓS A DISPUTA ELEITORAL ENTRE GETÚLIO E JÚLIO PRESTES, EM 1930, PRESTES HAVIA SAÍDO VENCEDOR. PORÉM, VARGAS COM O APOIO DO MOVIMENTO TENENTISTA, PROMOVEU UM GOLPE QUE RETIROU WASHINGTON LUIZ DO CARGO DE PRESIDENTE E IMPEDIU A POSSE DE PRESTES.
COSTUMA-SE DIVIDIR O GOVERNO DE VARGAS EM TRÊS PERÍODOS, QUAIS SÃO ELES? GOVERNO PROVISÓRIO - 1930 À 1934 GOVERNO CONSTITUCIONAL - 1934 À 1937 ESTADO NOVO - 1937 - 1945
QUAL FOI A REAÇÃO DA OLIGARQUIA PAULISTA AO GOVERNO VARGAS? EM 1932 A OLIGARQUIA PAULISTA PROMOVEU UMA REVOLTA QUE COBRAVA A CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES PARA A ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE. O MOVIMENTO FICOU CONHECIDO COMO A REVOLTA CONSTITUCIONALISTA.
O QUE FORAM OS INTERVENTORES? VARGAS RETIROU OS GOVERNADORES DOS ESTADOS E COLOCOU NO LOCAL DELES OS INTERVENTORES, PESSOAS DE SUA CONFIANÇA, EM GERAL MEMBROS DO TENENTISMO, PARA GOVERNAR OS ESTADOS.
QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS MUDANÇAS APRESENTADAS NO CÓDIGO ELEITORAL DE 1932? VOTO SECRETO LIMITE DE IDADE DE 18 PARA VOTAR VOTO FEMININO
APÓS A PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1934 SE INICIA UMA NOVA FASE DO GOVERNO VARGAS, COMO FICOU CONHECIDA ESTA FASE E O QUE FOI ALEGADO POR ELE PARA SE MANTER NO PODER? O GOVERNO CONSTITUCIONAL FOI ORGANIZADO POR VARGAS SOB O PRETEXTO DE POR EM PRÁTICA A CONSTITUIÇÃO DE 1934. VARGAS ALEGAVA QUE SE ELE SAÍSSE DO PODER, A OLIGARQUIA PAULISTA IRIA DESFAZER OS AVANÇOS FEITOS EM SEU GOVERNO.
O QUE FOI A ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA? GRUPO DE OPOSIÇÃO À VARGAS, A ANL TINHA COMO UM DE SEUS LÍDERES LUÍS CARLOS PRESTES. A ANL ACREDITAVA QUE AS REFORMAS PROMOVIDAS POR VARGAS ERAM INSUFICIENTES PARA O BRASIL E COBRAVA MUDANÇAS MAIS PROFUNDAS EM NOSSA SOCIEDADE.
O QUE FOI A AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA? INSPIRADA PELO FASCISMO ITALIANO, A AIB QUERIA PROMOVER UM REGIME TOTALITÁRIO NO BRASIL. DEFENDIAM A NECESSIDADE DE UM GOVERNO RÍGIDO NO PAÍS. TINHAM COMO PRINCIPAL INIMIGOS O LIBERALISMO, SOCIALISMO E OS JUDEUS.
O QUE FOI O PLANO COHEN? OS INTEGRALISTAS, AO PERCEBEREM QUE VARGAS QUERIA ESTABELECER UM REGIME TOTALITÁRIO NO BRASIL, PASSARAM A APOIÁ-LO. E PARA ACELERAR A TOMADA DE PODER DE VARGAS, ELES FORJARAM UM SUPOSTO PLANO DE GOLPE COMUNISTA, QUE SERIA LIDERADO POR UM JUDEU CHAMADO COHEN.
O ESTADO NOVO É UM DOS PERÍODOS MAIS MARCANTES DO GOVERNO VARGAS, O QUE FOI ESSE PERÍODO? BASEADO NUM FALSO PRETEXTO DE SEGURANÇA NACIONAL, VARGAS ORGANIZOU UM REGIME AUTORITÁRIO. VARGAS FECHOU O CONGRESSO NACIONAL E PROMULGOU UMA NOVA CONSTITUIÇÃO LHE CONCEDENDO PODERES EXCEPCIONAIS.
QUAIS OS PRINCIPAIS FOCOS DE GETÚLIO NA ÁREA ECONÔMICA DO BRASIL? INCENTIVO A INDUSTRIALIZAÇÃO; CONSTRUÇÃO DE INDÚSTRIA DE BASE; PROTECIONISMO À INDÚSTRIA; CRIAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DO CAFÉ.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO DIP? O DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E PROPAGANDA FOI UM DOS INSTRUMENTOS MAIS IMPORTANTES DA DITADURA DE VARGAS. COM O OBJETIVO DE ORGANIZAR A PROPAGANDA DO GOVERNO, O DIP TAMBÉM ERA RESPONSÁVEL POR CENSURAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. (RESPOSÁNVEL PELA DA CRIAÇÃO DA "HORA DO BRASIL")
O QUE É O POPULISMO? TERMO UTILIZADO PARA DESIGNAR UM CONJUNTO DE PRÁTICAS POLÍTICAS QUE TEM POR BASE A RELAÇÃO DIRETA ENTRE UM GOVERNANTE E A POPULAÇÃO. PARA SER ELEITO E GOVERNAR, O LÍDER POPULISTA PROCURA ESTABELECER UM VÍNCULO AFETIVO COM O POVO.
QUAIS OS PRINCIPAIS MUDANÇAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO PROMOVIDAS POR VARGAS? ESTABELECIMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO; JORNADA DE TRABALHO SEMANAL DE 48 HORAS; FÉRIAS REMUNERADAS. (OBS.: A CLT ESTAVA EM VIGOR, COM ALTERAÇÕES, ATÉ O ATUAL GOVERNO)
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha
República Velha
Vitor Gomes