DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Beschreibung

Karteikarten am DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, erstellt von mariajosilenefre am 24/06/2014.
mariajosilenefre
Karteikarten von mariajosilenefre, aktualisiert more than 1 year ago
mariajosilenefre
Erstellt von mariajosilenefre vor etwa 10 Jahre
30
1

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS DIRETRIZES No Ano de 2008, o MEC, firmou parceria com a UFRGS para estudos e debates referente ao Currículo da Educação Infantil.
OBJETIVOS Este documento tem por objetivo pensar os Espaços, sua organização, seu currículo e sua proposta pedagógica da Educação Infantil.
É considerada a primeira etapa da educação básica, proporcionada em creches e pré-escolas de anos iniciais, que devem ser consideradas como espaços de interações entre crianças e crianças, e crianças e educadores.
CRIANÇA ... Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. (BRASIL.2012)
CURRÍCULO É o conjunto de práticas que buscam articular as experiências e saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte de todas as ações na escola
PROPOSTA PEDAGÓGICA É o plano orientador das ações da instituição que define as metas, as quais se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados.É um documento elaborado coletivamente com/entre a comunidade escolar.
Este documento tem como base primordial, e é um dos primeiros a relatar sobre as concepções de CRIANÇA,INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL. Apresenta ainda, eixos norteadores para as práticas pedagógicas de crianças de 0 a 5 anos.
EIXOS NORTEADORES: INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS Precisam garantir que a criança tenha experiência e vivências com outras crianças e adultos, possibilitando trocas e explorações do meio social, contatos com diferentes linguagens e narrativas. Desta forma, a escola precisa se organizar para que possa contemplar todas estas experiências.
AVALIAÇÃO A avaliação na escola de educação infantil precisa dar atenção as relações das crianças no grupo e suas aprendizagens, ainda é necessário que a avaliação não seja apenas das crianças mas, que também, por meio de reflexões sistemáticas, com uso de ferramentas especificas, se avalie o trabalho do professor e o da instituição, a colaboração com pais e comunidade e a análise dos projetos desenvolvidos.(MISTERIO DA EDUCAÇÃO.BRASILIA.2009)
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Proposta Pedagógica e Diversidade
Izeni Nascimento da Silva
Business Englisch
cathyc
Sozialpsychologie
jtefert
Klingel und Gleichstrommotor
Peter Kasebacher
Ich liebe dich in 25 Sprachen
deutschlernerblog.de
Φαρμακολογία 1 (Ερωτήσεις)
Lampros Dimakopoulos
PuKW - GESKO WERB
Salome Jeong
Vetie Mikrobiologie 2010
Juliane Arendt
AVO 2017
Schmolli Schmoll
AVO & Klinische Pharmakologie 2013
Schmolli Schmoll