Farmacologia - Diuréticos

Beschreibung

Karteikarten am Farmacologia - Diuréticos, erstellt von Danilo Maia am 10/10/2017.
Danilo Maia
Karteikarten von Danilo Maia, aktualisiert more than 1 year ago
Danilo Maia
Erstellt von Danilo Maia vor etwa 7 Jahre
75
4

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
DIURÉTICOS Fármacos que aumentam o fluxo urinário e aumentam a excreção de sódio e água. Ajustam o volume sanguíneo e a composição dos líquidos corporais. Aumenta natriurese e volume urinário. Atuam no rim e baixam PA por meio de depleção do sódio e volume. Redução de 10 a 15mmHg. Usados em doenças cardiovasculares e causadoras de edema (IC, IR, cirrose). Em pacientes com HAS leve pode ser usado como monoterapia, mas em casos mais graves são associados com outros fármacos.
Quais são as classes de fármacos DIURÉTICOS? INIBIDORES DA ANIDRASE CARBÔNICA, OSMÓTICOS, TIAZÍDICOS, DIURÉTICOS DE ALÇA, POUPADORES DE POTÁSSIO.
Quais são os fármacos representantes da classe dos INIBIDORES DA ANIDRASE CARBÔNICA? Acetazolamida, dorzolamida e brinzolamida
Qual o local de atuação dos INIBIDORES DA ANIDRASE CARBÔNICA no néfron? Derivados da sulfanilamida. Atuam no túbulo contorcido proximal.
Sobre os INIBIDORES DA ANIDRASE CARBÔNICA, comente: Mecanismo de Ação Efeito Efeitos colaterais Mecanismo de ação: a anidrase carbônica (AC) é uma enzima que catalisa a desidratação do H2CO3 em CO2 e H2O e a hidratação do CO2 formando novamente o H2CO3. No lúmem, o HCO3 está livre, é unido a um H e forma o H2CO3 que vai ser desidratado e reabsorvido. Quando esta enzima é inibida, não há a formação do H2CO3 no lúmen do túbulo e o HCO3 menos não é utilizado, ficando livre no lúmen para ser excretado. O contra-transporte que fazia sair o H e entrar o Na também é prejudicado pela inibição da anidrase (não se forma mais o H). EF: aumento da excreção de bicarbonato, sódio, potássio e água. Causa aumento do fluxo de uma urina alcalina (rica em bicarbonato) e causa acidose metabólica. EC: acidose metabólica, hipocalemia, cálculos renais, alergia a sulfonamida, fadiga, tontura.
Quais são os fármacos representantes da classe dos OSMÓTICOS? Manitol
Qual o local de atuação dos OSMÓTICOS no néfron? Atuam no TCP e alça de Henle
Sobre o Manitol, Comente: Mecanismo de Ação Efeitos MA: São filtrados pelo glomérulo, mas não são reabsorvidas pelo néfron, ficando na luz tubular e tornando esse meio hiperosmolar (atuam como um soluto na luz). Esse feito causa a retenção de água na luz do túbulo e diurese hídrica com aumento do volume de urina. A queda da reabsorção de água causa queda da reabsorção de Na. EF: Aumento do fluxo urinário, aumenta excreção de Na, K, Mg, Ca, HCO3, P. Causa retirada de água do LIC e queda da pressão IC. Causa queda da PIO.
Sobre o Manitol, Comente: Administração Indicações Efeitos colaterais Administração: Manitol é EV. Se for usado de forma oral causa diarréia osmótica. Indicações: diminuir volume urinário, edema cerebral, crise glaucomatosa EC: aumento do volume extracelular – pode causar ICC, edema pulmonar, hiponatremia. Pode gerar desidratação grave e hipocalemia. Sede, boca seca, arritmias, cefaléia, tontura, vômitos.
Quais é o principal fármaco representante do grupo TIAZÍDICOS? Hidroclorotiazida
Qual o local de atuação dos TIAZÍDICOS no néfron? Túbulo contorcido distal
Sobre a Hidroclorotiazida, comente: Mecanismo de Ação Efeitos Uso Efeitos colaterais MA: Inibem o transportador de Na+/Cl- (simporte), inibindo assim a reabsorção de NaCl no túbulo contorcido distal. Chega à luz através de secreção no TCP (compete com A. úrico) Efeitos: Aumenta excreção de Na, Cl, K e HCO3; natriurese de NaCl, aumenta reabsorção de Ca. Uso: Hipertensão essencial, edema crônico, nefrolitíase (hipercalciúria), diabetes insipidus. EC: Hipocalemia, piora da insuficiência renal e hepática, hipercalcemia, alcalose metabólica, hiponatremia, hiperuricemia, hiperglicemia, hiperlipidemia.
Quais é o principal fármaco representante do grupo DIURÉTICOS DE ALÇA? Furosemida
Sobre os DIURÉTICOS DE ALÇA, comente: Mecanismo de Ação Efeitos MA: Inibem o transportador luminal de Na+/K+/2Cl- no segmento ascendente espesso da alça de Henle. Chega à luz através da secreção no TCP (compete com o ácido úrico). Efeitos: Diminui a reabsorção de NaCl, aumenta a excreção de água, K, Na, H, Mg e Ca; diminui a secreção de ácido úrico no TCP, aumenta o fluxo sanguíneo renal.
Ainda sobre os DIURÉTICOS DE ALÇA, comente: Uso Efeitos Colaterais Interações Uso: Edema agudo de pulmão, ICC, cirrose, doença renal, aumento PIC, hipercalemia, IRA. Fármacos diuréticos mais potentes no tratamento da HAS até do tipo grave. EC: desequilíbrio hidroeletrolítico, ototoxicidade, hipomagnesemia, hipocalcemia, hipocalemia, hiperuricemia e ataques de gota, desidratação, arritmias Interações: Com anti-hipertensivo (hipotensão), com anti-inflamatório (competição na secreção no TP), digitálicos (arritmias).
Quais são os fármacos representantes da classe dos POUPADORES DE POTÁSSIO? Amilorida e Espironolactona
Sobre a Amilorida, comente: Mecanismo de Ação Efeito Uso Efeitos colaterais MA: Reduz a absorção de Na+ nos canais epiteliais de Na+ na porção final do túbulo distal e ducto coletor. A entrada de sódio está acoplada com a saída de potássio. Se não entra sódio, não sai potássio – poupadores de potássio. Esse mecanismo não bloqueia a aldosterona, mas interfere na sua ação, antagonizando-a, já que a aldosterona é responsável pela reabsorção de Na+ e excreção de K+ nessa área. Sem reabsorção de sódio, não há excreção de potássio. EF: Aumenta excreção de Na+, Cl-, HCO3- Uso: combinado com outros diuréticos EC: hipercalemia, aumento ácido úrico, acidose metabólica (aumenta H+ junto com K+)
Sobre a Espironolactona, comente: Mecanismo de Ação Efeito Uso Efeitos colaterais MA: Antagonista competitivo da aldosterona, pois ligam-se aos receptores minelacorticoides e reduzem atividade da aldosterona. EF: Inibição da aldosterona causa aumento da excreção de Na+ e queda da excreção de K+ na porção final do túbulo distal e ducto coletor. Uso: Combinado com outros diuréticos e em casos de hiperaldosteronismo. EC: Hipercalemia, hirsutismo, ginecomastia, mastalgia, letargia e confusão mental.
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Die Verwandlung von Franz Kafka
AntonS
EU, OHG, KG, GmbH
Stefan Kurtenbach
Themen Geschichte
barbara91
IKA-Theoriefragen Serie 18 (15 Fragen)
IKA ON ICT GmbH
WIRK Uni Wien
Lara Sophie
Evolution des Menschen (bioloos)
sonja.loos
Ziele der Erziehung
Mari Nokori
BIWI - Steop 2 Teil 1
Katja Hofschneider
Vetie: MiBi 2017 - Altfragen
Johanna Tr
Innere Rind Vetie
Anne Käfer
AVO & Klinische Pharmakologie 2013
Birte Schulz