Ecologia de Populações Primeira Prova

Beschreibung

Biologia Karteikarten am Ecologia de Populações Primeira Prova, erstellt von Maurício Nunes am 14/04/2019.
Maurício Nunes
Karteikarten von Maurício Nunes, aktualisiert more than 1 year ago
Maurício Nunes
Erstellt von Maurício Nunes vor etwa 5 Jahre
59
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
O que são condições dentro da Ecologia? Dê exemplos. Condições são fatores ambientais abióticos que influenciam no funcionamento dos organismos vivos, mas que não são consumidos ou esgotados pelos mesmos. A temperatura, a umidade relativa, o pH, a salinidade, o fluxo da água e a velocidade dos ventos são exemplos de condições.
Como os organismos respondem às condições ambientais? Condições extremas são, geralmente, letais ao organismos. O crescimento do organismo é favorecido em condições ao menos moderadas, e a reprodução ocorre apenas sob condições ótimas.
Como e quando condições podem funcionar como estímulos? Certas funcionalidades fisiológicas e morfológicas de organismos vivas apenas funcionam sob certas condições específicas. Por exemplo, muitas plantas precisam passar pelo estresse fisiológicos das baixas temperaturas do inverno para dar sequência ao seu ciclo de crescimento. O fotoperíodo também pode funcionar como estímulo, estimulando o aumento da pelagem em mamíferos, o crescimento de plumagens de inverno em aves marinhas, diapausa de insetos, fases reprodutivas de animais, migração de aves, florescimento, etc.
O que são Recursos dentro da Ecologia? Dê exemplos. Recursos são exigências de um organismo cujas quantidades podem ser reduzidas pela sua atividade, utilização ou consumo. Água, nutrientes, tocas, presas, parceiros sexuais, são todos exemplos de recursos.
Na realização da fotossíntese, o que pode ser considerado recurso e o que pode ser considerado condição? A água, os nutrientes minerais, o dióxidos de carbono são considerados recursos consumidos pela planta durante a fotossíntese. A radiação solar pode ser considerada uma condição, já que ela é quase ilimitada, porém, ela também pode ser considerada um recurso, que já, em algum nível, a radiação solar é consumida, e a geração de sombra por uma sombra pode impedir que outras plantas à consuma, não esgotando-a quimicamente, mas fisicamente.
O que é nicho ecológico? É a interação das tolerâncias e necessidade de um organismos com as condições e recursos necessários e disponíveis à ele, definindo, assim, seu modo de vida.
O que é uma população? Indivíduos da mesma espécie que ocorrem numa mesma área, que interagem e se unem em prol da reprodução, misturando o pool genético.
O que é abundância? Uma estimativa do tamanho da população através de dados de natalidade, morte, migração e dispersão.
O que é distribuição? Extensão ou abrangência geográfica da população.
O que é dispersão e quais são os tipos de dispersão? Movimentação de indivíduos ou grupos, que altera a distribuição e a abrangência da população, podem até mesmo fragmentá-la, formando subpopulações. Existe a dispersão passiva, que é realizada com a participação de fatores externos, alheios à espécie, como vento, água ou outras espécies; e existe a dispersão ativa, que depende dos próprios recursos locomotores das espécies, como movimentos migratórios ou nômades.
Quais são os padrões de dispersão? São três. O primeiro é a dispersão uniforme, onde os organismos da população podem estar mais ou menos espaçados igualitariamente uns dos outros. O segundo é a dispersão aleatória, onde os organismos estão distribuídos aleatoriamente, sem nenhum padrão previsível. O terceiro é a dispersão agrupada, onde, como o nome diz, os organismos estão aglomerados em grupos.
Qual a diferença entre nicho fundamental e nicho realizado? O nicho fundamental é o nicho limitado apenas pelas condições físicas as quais as espécies necessitam ou suportam, desenvolvendo um intervalo de condições dentro do qual as espécies podem persistir e realizar todas as suas atividades. O nicho realizado é nicho limitado são só pelas condições, mas também pela atuação de interações, como predação, competição, patógenos, que acabam por limitar a distribuição das populações.
O que são Curvas de Sobrevivência, e quais são os tipos existentes. São gráficos que mostram o número ou a fração de indivíduos de um grupo inicial que ainda está viva em cada idade sucessiva. Podemos dividir as curvas de sobrevivência em três tipos: Tipo 1, a grande maioria tende a morrer apenas em idades avançadas; Tipo 2, a taxa de morte é relativamente igual para cada faixa etária; Tipo 3, poucos sobrevivem à fase jovem, mas o que sobrevivem, tendem a viver muito.
O que é ciclo de vida e história de vida? O ciclo de vida compreende o nascimento, seguido por período pré-reprodutivo, um período de reprodução e, talvez, um período pós-reprodutivo, finalizando em um novo ciclo reprodutivo, ou na morte. A história de vida compreende as características do ciclo de vida relacionadas à sobrevivência e reprodução.
O que é fecundidade? A capacidade de reprodução de um organismo, ou o número de descendentes que ele é capaz de produzir. Geralmente a fecundidade tende a ser inversamente proporcional à quantidade de energia investida por descendente.
Quanto à época da primeira reprodução, quais são os pós e contras para as espécies que se reproduzem cedo, e para aquelas que se reproduzem tarde? Organismos que começam a se reproduzir cedo tem menos riscos de não deixar descendentes, mas às custas de crescimento e saúde, utilizando boa parte da energia que poderiam utilizar para atingirem um tamanho que os auxiliaria contra predadores. Os que começam tarde geralmente tem maior fecundidade, ou estão mais aptos a fornecer cuidado parental. Por outro lado, correm grande risco de não sobreviverem até a idade reprodutiva.
Quanto ao número de ciclos reprodutivos de uma espécie ao longo da vida, quais os dois grupos os quais podemos dividir as espécies? Espécies Semelparas: se reproduz apenas uma vez durante sua vida, e depois morre. Espécies Iteróparas: Se reproduzem repetidamente ao longo de sua vida.
O que é a estrutura espacial das populações? Quais são os três modelos que descrevem a estrutura espacial das populações? Trata-se de como as populações se movem e exercem suas atividades no mundo natural fragmentado. Os três modelos são: Metapopulações, fonte-sumidouro ou fonte-poço, e paisagem.
Do que se trata o modelo de Metapopulação? Um conjunto de subpopulações que ocupam um determinado habitat entre os quais os indivíduos se movem ocasionalmente.
Do que se trata o modelo de Fonte-Poço? Uma subpopulação que vive em um habitat de melhor qualidade (fonte) produz mais filhotes que necessário, criando um excedente, enquanto os habitats de pior qualidade (sumidouro ou poço). Populações de habitats mais pobres são mantidas pela imigração de indivíduos de outros habitats, geralmente dos habitats de melhor qualidade, já que cria excedentes e esses excedentes precisam procurar um outro local de subsistência.
Do que se trata o modelo de Paisagem? A paisagem interfere no movimento migratório dos indivíduos. Os movimentos reais e as rotas dos indivíduos entre os fragmentos dependem da paisagem circundante e dos habitats encontrados ao longo de caminho.
Qual a equação que descreve o crescimento populacional? Nt = N(t-1) = B - D + I - E Sendo Nt, o nº de indivíduos no tempo atual; N(t-1), o nº de indivíduos no tempo anterior; B, o nº de nascimentos; D, o nº de mortes; I, o nº de imigrantes; E, n º de emigrantes.
O que seria o conceito de seleção r/K? Um conceito que está baseado na existência de dois tipos contrastantes de estrategistas, os r-estrategistas e os K-estrategisitas, e dois tipos contrastantes de habitats, os r-seletivos e os K-seletivos.
Quem são os K-estrategistas? Os K-estrategistas vivem em um habitat relativamente constante. Como consequência, é estabelecida uma população de tamanho adensado e mais ou menos constante, onde há uma intensa competição entre os adultos. As características previstas dos indivíduos K-estrategistas são: tamanho corporal maior, reprodução tardia, iteroparidade, alocação reprodutiva mais baixa, prole de tamanho maior e maior investimento em atributos que aumentem a sobrevivência que a reprodução.
Quem são os r-estrategistas? Os r-estrategistas vivem em um habitat imprevisível ou de curta duração, vivendo períodos favoráveis de rápido crescimento, livre de competição, períodos esses interrompidos por períodos desfavoráveis, com inevitável mortalidade. As características previstas dos indivíduos r-estrategistas são tamanho corporal menor, maturidade precoce, certo grau de semelparidade, alocação reprodutiva maior, descendentes de tamanho menor e maior investimento na reprodução que em atributos que aumentem a sobrevivência.
Qual é a equação que descreve a dinâmica de populações? O que seus resultados podem significar ΔN = (B + I) - (D + E) ΔN > 0: População em crescimento ΔN = 0: População com tamanho constante ΔN < 0: População em declínio
Quais são as equações que descrevem a dinâmica de populações, pressupondo que "e" e "i" são iguais a zero? ΔN = B - D B e D são dados que dependem do tamanho da população, logo B = bN e D = dN Sendo b a taxa de natalidade instantânea [nascimentos / (indivíduo x tempo)], e d a taxa de mortalidade instantânea [mortes / (indivíduo x tempo)]. Utilizando estes dados, obtém-se a seguinte equação: ΔN = (b - d) N ou em resumo: ΔN = r N Sendo r a taxa intrínseca de crescimento [indivíduos / (indivíduo x tempo)]
O que é Taxa Intrínseca de Crescimento Populacional (r)? Que outra equação pode descrever essa taxa? O número de novos indivíduos que cada indivíduo da população adiciona em um instante de tempo. Nt = 2^t
O que é o Modelo de Crescimento Exponencial? Como esse modelo se aplica? Quando ocorre na natureza? Um modelo que descreve uma população que se multiplica por um fator constante (r), durante um intervalo de tempo constante e cujo crescimento depende do número de indivíduos que já existe na população. Esse modelo se aplica a populações que crescem sob condições ideais e, na natureza, é observado apenas durante um curto período de tempo ou em condições especiais.
O que é o Modelo de Crescimento Logístico? Um modelo que descreve uma situação na qual a população cresce por um tempo de forma exponencial, assim como no modelo exponencial, até que um ou mais fatores ambientais limitam seu crescimento.
O que é Capacidade de Suporte (K)? É o limite máximo de indivíduos que pode ser mantido pelos recursos disponíveis em uma certa área.
O que significa crescimento com restrição de recursos? A taxa de crescimento populacional (ΔN) varia inversamente em função da densidade populacional (N). A densidade populacional possui um valor máximo (N máximo) que, ao ser atingido, torna a taxa de crescimento populacional nula (ΔN = 0), sendo K = N máximo.
Quais fatores são diretamente dependentes, inversamente dependentes ou independentes da densidade populacional? A mortalidade, a competição, a predação e o parasitismo são fatores diretamente dependentes, ou seja, aumentam sua intensidade em razão do aumento da densidade populacional. A taxa de sobrevivência, de fecundidade e de natalidade são fatores inversamente dependentes, ou seja, diminuem sua intensidade em razão do aumento da densidade populacional. Fenômenos climáticos e eventos catastróficos são fatores independentes, ou seja, não tem sua intensidade modificada pela densidade populacional.
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Ecologia I
kyungsos
Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça