As Contribuições dos Pensadores

Beschreibung

Administração da Produção (2.4 Evolução Conceitual da Qualidade) Karteikarten am As Contribuições dos Pensadores, erstellt von rafaela rolak am 06/04/2020.
rafaela rolak
Karteikarten von rafaela rolak, aktualisiert more than 1 year ago
rafaela rolak
Erstellt von rafaela rolak vor mehr als 4 Jahre
11
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
JOSEPH M. JURAN Definiu a qualidade como sendo os aspectos que atendem às necessidades do cliente, gerando satisfação com o produto, e a ausência de deficiências. Propôs o conceito de cliente externo e cliente interno. Aspectos que merecem atenção no processo: *Deficiências (qualquer coisa que possa gerar um evento negativo no futuro) *Insatisfação (consequência das deficiências) *Satisfação (relacionada as características do produto) *Custos da Qualidade (custos das falhas, custo da avaliação e custos da prevenção)
Tripé da qualiade segundo Juran: Planejar, Controlar e Melhorar Para que a trilogia pudesse ser colocada em prática, Juran sugeriu uma sequência de passos: 1 Identifique os clientes. 2 Identifique as necessidades dos clientes. 3 Traduza as necessidades dos clientes em especificações. 4 Desenvolva os produtos que atendam as necessidades dos clientes. 5 Aperfeiçoe as características dos produtos. 6 Desenvolva as capacidades dos processos para produzir o produto. 7 Teste os processos. 8 Operacionalize os processos.
WILLIAM E. DEMING Criou o ciclo PDCA : Plan (planejar): identificar uma necessidade de melhramento e traçar um plano para solucionar o problema Do (fazer): testar o plano elaborado Check (controlar): verificar o funcionamento do plano Action (implantar): implantar o plano em definitivo. 14 Princípios de Deming para a gestão da qualidade: 1) Constância de propósito; 2) Adotar uma nova filosofia; 3) Não depender somente da inspeção; 4) Fazer com q os fornecedores sejam parceiros; 5) Melhoria contínua nos processos de produção;
6) Incentivar a liderança; 7) Incentivar treinamento em todos os níveis; 8) Eliminar o medo, enfrentar os receios; 9) Quebrar barreiras entre os departamentos; 10) Eliminar slogans e metas numéricas; 11) Eliminar cotas numéricas de trabalho; 12) Não classificar colaboradores por desenpenho; 13) Instituir um programa de melhoria pessoal; 14) Estruturar a gestão para seguir os 13 passos anteriores.
ARMAND VALLIN FEIGENBAUM Criou o princípio de Controle de Qualidade Total ( TQC, em inglês) que consistia num sistema para integrar os esforços de vários grupos da organização no desenvolvimento, manutenção e melhoria da qualidade. Definiu 4 passos para controlar a qualidade no processo: 1 Estabelecer padrões. 2 Avaliar a conformidade em relação a estes padrões. 3 Agir corretivamente quando necessário. 4 Planejar uma melhoria definitiva. Criou as normas técnicas.
KAORU ISHIKAWA Criou o conceito de CWQC – Company Wide Quality Control (controle de qualidade organizacional), que por sua grande similaridade com o TQC era considerado uma ampliação deste, com o acréscimo de três dimensões. 1ª Dimensão: estender as técnicas a todos na organização, não somente a equipe de qualidade. Pra isso era preciso ensinar 7 ferramentas: Diagramas de processo, Análise de Pareto, Diagramas de causa e efeito, Diagramas de correlação, Histogramas, Cartas de Controle de Processo (CEP), Folhas de verificação (Checklist)
2ª Dimensão: Estender as ações da qualidade a todas as atividades da organização, independente de fazerem parte do ciclo industrial. 3ª Dimensão: Auditorias da alta gerência. SHIGEO SHINGO Shingo criou o ZQC – Zero Quality Control, sistema no qual sugere que as inspeções sejam feitas na fonte, de modo a evitar o erro, antes que o mesmo se transforme em defeito. Criou os dispositivos Poka Yoke, que impedem fisicamente o erro.
GENICHI TAGUCHI Para ele, a qualidade de um produto seria igualmente proporcional às perdas financeiras que este produto impõe à sociedade. Para tanto, ele sugere que o ciclo de vida de um produto poderia ser dividido em duas fases: antes da venda e depois da venda. Todos os custos ocorridos antes da venda seriam perdas para o fabricante e todos os custos promovidos pelo produto após a venda seriam perdas para o cliente. Imagine que o produto em questão fosse uma lona de caminhão e a variável de interesse fosse a espessura dessa lona. Quanto maior a espessura, maiores as perdas para o fabricante em função do aumento de custo. Já para o cliente, os custos diminuem em função da maior robustez, maior durabilidade e menos despesas com manutenção.
DAVID GARVIN Ele acreditava que as organizações não deveriam buscar a excelência em todos os aspectos da qualidade, pois isto geraria desperdício de recursos. Lembrem-se: ele era economista. Para ele a qualidade é um pacote com 8 dimensões: Desempenho, Características, Confiabilidade, Conformidade, Durabilidade, Manutenção, Estética e Qualidade percebida. Assim, Garvin afirmava que nem todas as dimensões são importantes para cada público-alvo. Desta forma, seria fundamental identificar que atributos de qualidade são os mais importantes para o cliente e direcionar os esforços de melhoria da qualidade para esses atributos. Sendo assim a qualadidade deveria ser planejada em 4 passos: 1 Definição da qualidade. 2 Comparação com a concorrência. 3 Definição das alavancas internas para o melhoramento. 4 Plano de ações.
PHILLIP B. CROSBY O terceiro guru mais reconhecido da área de TQM cunhou a célebre frase “- Faça certo da primeira vez” e a ideia do Zero Defeito. Crosby argumentava que não é aceitável a ideia de que uma pequena quantidade de defeitos seria inerente ao processo em função de máquinas e pessoas serem imperfeitas. Acredita, sim, na prevenção.
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Rumo a ISO 9001:2015 Pensamento baseado em Risco
Delcio Minosso
Qual será minha Profissão??
Andrea Leite
Mapa Mental Gestão da Qualidade de Serviços
thaisvieiradelim
Ferramentas de Qualidade
Kairo Coutinho
Fluxograma de testes da Qualidade
Fernando Lopes
ADMINISTRAÇÃO GERAL
Marisete de Araujo Cozer
Planejamento e Controle da Produção
fabiana lopes
Evolução Histórica da Gestão da Qualidade
Leonardo Frizon
Cantina Lanche da Hora
eloysepereira
Programação Congelada
jessica.bastos