Sistema urinario: Formação da urina

Beschreibung

Medicina Karteikarten am Sistema urinario: Formação da urina, erstellt von Amanda Bossa am 29/05/2021.
Amanda Bossa
Karteikarten von Amanda Bossa, aktualisiert more than 1 year ago
Amanda Bossa
Erstellt von Amanda Bossa vor mehr als 3 Jahre
22
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
Por que os nefrons e ductos coletores realizam os processos de filtração glomerular, reabsorção e secreção tubular? Esses processos ocorrem para remover produtos de degradação de modo mais rápido e para controlar melhor os líquidos corporais
Resumidamente, o que acontece na filtração glomerular? É a primeira etapa da produção de urina; a água e a maior parte dos solutos do plasma sanguíneo atravessam a parede dos capilares glomerulares, onde são filtrados e passam para o interior da capsula glomerular e, em seguida, para o túbulo renal.
Resumidamente, o que ocorre na reabsorção tubular? Conforme o liquido filtrado flui pelos túbulos renais e ductos coletores, as células tubulares reabsorvem aproximadamente 99% da agua filtrada e muitos solutos úteis; a agua e os solutos retornam ao sangue que flui pelos capilares peritubulares e arteríolas retas (vaso reta).
Qual a diferença de REABSORÇÃO para ABSORÇÃO? REABSORÇÃO se refere ao retorno de substancias para a corrente sanguínea, enquanto ABSORÇÃO indica a entrada de novas substancias no corpo.
Resumidamente, o que ocorre na secreção tubular? Conforme o líquido filtrado flui pelos túbulos renais e ductos coletores, as células dos túbulos renais e dos ductos secretam substancias como escórias metabólicas, fármacos e excesso de íons para esse filtrado.
O que significa SECREÇÃO TUBULAR? Significa a remoção de substancias, como toxinas, do sangue.
Por onde o sangue chega à capsula de Bowman e é, então, filtrado? O sangue chega pela arteríola AFERENTE, que dentro da capsula, formam um emaranhado de vaso, chamados de CAPILARES GLOMERULARES; nesses capilares há poros que permitem a passagem de água e solutos do plasma para o espaço de Bowman. Por fim, o filtrado vai para o túbulo contorcido proximal, ocorrendo a filtração parcialmente seletiva.
Como é a composição do líquido filtrado? A composição é igual à do plasma, menos a maioria das proteínas, ou seja, é composto de água e de solutos dissolvidos.
Cite quais sao as tres barreiras de filtração e onde se localizam. São elas: O endotélio capilar glomerular; a lamina basal (membrana basal glomerular); e o epitélio da cápsula de Bowman. Essas barreiras se localizam entre o lúmen capilar e o espaço de Bowman.
Descreva a primeira barreira de filtração e suas características. É uma barreira mecânica que permite a passagem de íons e barra a passagem de macromoléculas, como as proteínas do sangue. Os capilares são FENESTRADOS, ou seja, tem grandes poros que são pequenos o bastante para impedir que as células do sangue deixe o capilar.
Descreva a segunda barreira de filtração e suas características. É a barreira que separa o endotélio capilar do endotélio da cápsula de Bowman; é constituída por glicoproteínas carregadas negativamente, colágeno e outras proteínas, formando uma barreira ELÉTRICA, excluindo a maioria das proteínas plasmáticas do líquido filtrado através dela.
Descreva a terceira barreira de filtração e suas características. Essa porção epitelial da cápsula envolve cada capilar glomerular e é formada por células especializadas chamadas de PODÓCITOS, que possuem prolongamentos citoplasmáticos conhecidos como PEDICELOS ou PÉS, que se entrelaçam uns com os outros, deixando estreitas FENDAS DE FILTRAÇÃO fechadas por uma membrana semiporosa.
Quais as funções e onde ficam as CÉLULAS MESANGIAIS? Ficam entre e ao redor dos capilares glomerulares; possuem feixes citoplasmáticos de filamentos semelhantes à actina, que conferem a essas células a capacidade de contrair e alterar o fluxo sanguíneo pelos capilares; além disso, secretam citocinas associadas a processos inflamatórios e imunes.
Conceitue FRAÇÃO DE FILTRAÇÃO. É a porcentagem do volume total do pasma que é filtrado para dentro do túbulo.
VERDADEIRO OU FALSO: A taxa de filtração é proporcional à reabsorção. ? FALSO. É inversamente proporcional.
O que significa TFG? TAXA DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR: É a quantidade de filtrado formado em todos os corpúsculos renais de ambos os rins a cada minuto.
O que acontece quando a TFG é elevada? E quando dor muito baixa? Se a TFG for muito elevada, as substancias necessárias podem passar tão rapidamente pelos túbulos renais que algumas não são reabsorvidas e são perdidas na urina. Se a TFG for muito baixa, quase todo o filtrado pode ser reabsorvido e determinadas escórias metabólicas podem não ser adequadamente secretadas.
Como os mecanismos que regulam a TFG operam? Por dois modos principais: 1) ajustando o fluxo sanguíneo para dentro e para fora do glomérulo (diretamente proporcional); 2) alterando a área de superfície disponível para a filtração capilar glomerular.
Cite os três mecanismos que regulam a TFG. 1)Autorregulação renal; 2) Regulação neural; 3) Regulação hormonal.
O que é a Autorregulação renal e como é composto esse controle? É quando os rins por si sós ajudam a manter o fluxo sanguíneo renal e a TFG constantes, apesar das mudanças cotidianas normais da PA. É composto por dois mecanismos: 1)Mecanismo (resposta) Miogênico- está relacionada à habilidade intrínseca do musculo liso vascular de responder a mudanças na PA; 2) Feedback (retroalimentação) tubuloglomerular- é um mecanismo de sinalização parácrina pelo qual mudanças no fluxo de líquido da alça de Henle alteram a TFG, ou seja, as células da mácula densa inibem a liberação do OXIDO NÍTRICO das células do aparelho justaglomerular, que provoca vasodilatação, fazendo com que as arteríolas flomerulares aferentes se contraem quando o nível de NO diminui.
Como ocorre a Regulação neural? Os rins são inervados por fibras simpáticas do SNA que liberam NOREPINEFRINA (vasoconstritor); com a estimulação simpática, as arteríolas aferentes e eferentes se contraem com a mesma intensidade, fazendo com que o fluxo sanguíneo para fora e para dentro do glomérulo seja restrito na mesma medida. Durante uma maior estimulação simpática, como ocorre durante um exercício ou hemorragia, a constrição das arteríolas AFERENTES predomina, reduzindo o fluxo que entra no glomérulo e, assim, a TFG.
Quais as consequências da diminuição do fluxo sanguíneo renal? 1) Redução do débito urinário, o que ajuda a conservar o volume de sangue; 2) Permissão para que o fluxo sanguíneo vá para outros tecidos do corpo.
Como ocorre a Regulação hormonal da TFG? Pode-se dar por duas formas: 1) A angiotensina II é um vasoconstritor muito potente que estreita as arteríoloas glomerulares aferentes e eferentes, reduzindo o fluxo renal e a TFG; 2) A distensão dos átrios, como ocorre quando o volume sanguíneo aumenta, estimula a secreção de PNA (peptídio natriurético atrial), que causa relaxamento das células mesangiais glomerulares, aumentando a área de superfície disponível para a filtração e também a TFG.
Quais as pressões principais das quais a filtração depende? Caracterize-as. 1) Pressão hidrostática glomerular do sangue (PHGS): é a pressão do sangue nos capilares glomerulares; promove a filtração, forçando a água e os solutos do plasma sanguíneo através da membrana de filtração; 2) Pressão hidrostática capsular (PHC): É a pressão exercida contra a membrana de filtração pelo líquido que já está no espaço capsular e no túbulo renal; opõe-se à filtração e representa uma "pressão de retorno"; 3) Pressão colodosmótica do sangue (PCOS): É decorrente de proteínas no plasma e no sangue; opõe-se à filtração.
Entre as células dos túbulos e dos ductos renais, quais dão maior contribuição para a reabsorção? São as células do túbulo contorcido proximal (TCP)
Conceitue os mecanismos de transporte envolvidos na reabsorção. O líquido pode vazar entre as células adjacentes do túbulo em um processo passivo conhecido como REABSORÇÃO OU TRANSPORTE PARACELULAR, ou pode mover-se através de uma célula individual, ou seja, a substancia passa do liquido presente no lúmen do túbulo através de uma membrana apical de uma célula do túbulo, através do citosol, e sai para o líquido por meio da membrana basolateral. Esse processo é conhecido como REABSORÇÃO OU TRANSPORTE TRANSCELULAR/TRANSEPITELIAL.
Como ocorre o transporte de solutos na reabsorção transepitelial? Para solutos que se movem através do TRANSPORTE/REABSORÇÃO TRANSEPITELIAL, suas concentrações ou seus gradientes eletroquímicos determinam seus mecanismos de transporte: Solutos que se movem a favor do seu gradiente de [ ] usam canais de vazamento ou carreadores de difusão facilitada para cruzarem a membrana celular; as moléculas que precisam se deslocar contra o seu gradiente de [ ] são transportadas por mecanismos de transporte ativo primário ou indiretos.
Dê exemplos de solutos que são reabsorvidos por processos ativos e passivos. Incluem glicose, aminoácidos, ureia e íons como sódio, potássio, cálcio, cloreto, bicarbonato e fosfato. A maior parte das proteínas e peptídeos pequenos que passam através do filtro também é absorvida, geralmente por pinocitose.
Como ocorre a reabsorção do Na+ pelos túbulos renais? Como a composição do filtrado que entra no TCP é semelhante à composição iônica plasmática, tendo mais Na+ do que as células, o sódio entra nas células tubulares de forma passiva, de acordo com o gradiente eletroquímico. Na membrana apical, o Na+ usa de transporte ativo como o canal de sódio epitelial. Já dentro da célula, o Na+ é mandado para o exterior pela bomba de sódio e potássio; um canal de vazamento de K+ impede o acúmulo de potássio no interior da célula. O resultado é a reabsorção de Na+ através do epitélio tubular.
Como funciona o transporte ativo secundário acoplado ao sódio (simporte com sódio)? É responsável pela entrada de varias substancias como a glicose. A membrana apical contem o cotransportador de Na+glicose que leva a glicose para o citoplasma contra seu gradiente de concentração através do uso da energia do Na+, que se move a favor do seu gradiente. Na superficie basolateral, o sódio é bombeado para fora pela bomba de sódio e potássio, ao passo que a glicose se difunde para fora atraves de uma difusão facilitada que envolve o uso de cotransportadores GLUT.
Defina o padrão básico utilizado por moléculas que são transportadas acopladas ao Na+. Uma proteína de simporte apical e um carreador para difusão facilitada ou um trocador iônico na membrana basolateral.
Como ocorre a reabsorção passiva da ureia? A ureia se desloca através das junções celulares epiteliais por difusão, se houver um gradiente de [ ] da ureia.
Como ocorre a reabsorção de pequenas proteínas pelo TCP? A maioria entra por endocitose mediada por receptores na membrana apical. Uma vez no interior das células, as proteínas são digeridas por lisossomos; os aa resultantes são transportados através da membrana basolateral e absorvidos no sangue.
Conceitue REABSORÇÃO OBRIGATÓRIA DE ÁGUA e cite o local onde ocorre. É a água reabsorvida junto com os solutos, porque ela é obrigada a seguir os solutos, quando eles são reabsorvidos; representa 90% da água reabsorvida; ocorre no TCP e no ramo descendente da ALÇA DE HENLE.
Conceitue REABSORÇÃO DE ÁGUA FACULTATIVA e cite o local onde ocorre. A palavra "facultativa" indica capacidade de se adaptar à necessidade; é regulada pelo ADH; representa 10% da água reabsorvida; ocorre nos ductos coletores.
Disserte sobre a reabsorção na ALÇA DE HENLE Quando o líquido tubular entra na alça a sua osmolaridade ainda é semelhante à do sangue. No entanto, somente no ramo DESCENTE há reabsorção de água, porque o ramo ascendente é impermeável, fazendo com que somente íons sejam reabsorvidos. Assim, a osmolaridade do líquido diminui à medida que passa pelo ramo ascendente.
Disserte sobre a reabsorção na parte inicial do TCD. Quando o líquido entra no TCD, 80% da água já foi reabsorvida. A parte inicial do TCD reabsorve aproximadamente 10 a 15% da água filtrada, 5% do Na+ e 5% do cloreto. Além disso, o hormônio paratireóideo (PTH) estimula a reabsorção de cálcio.
Disserte sobre a reabsorção na parte final do TCD e no ducto coletor. A reabsorção de água e solutos e o volume da secreção de solutos variam de acordo com a necessidade do corpo.
Quais os hormonios que afetam a reabsorção de sódio, cloreto, calcio e agua, além da secreção de potássio pelos tubulos renais? Angiotensina II, aldosterona, hormônio antidiurético (ADH), peptídeo natriurético atrial (PNA) e o hormônio paratireóideo (PTH).
O que acontece se a concentração de glicose no sangue se torna excessiva, como ocorre no diabetes mellitus? A glicose é filtrada mais rapidamente do que os transportadores podem a reabsorver. Esses transportadores se tornam saturados e são incapazes de reabsorver toda a glicose que flui ao longo do túbulo. Como resultado, parte da glicose não é reabsorvida e é excretada na urina.
Conceitue SECREÇÃO e diga qual o tipo de transporte que esse mecanismo utiliza. É a transferência de moléculas do líquido extracelular para o lúmen do néfron. É um processo ativo, uma vez que requer transporte de substratos contra seus gradientes de [ ].
Disserte sobre a micção. É o ato de urinar. Ocorre quando a contração da bexiga coordena com o relaxamento do esfincter uretal. Passo a passo: 1) os receptores de estiramento disparam; 2)SNC: os neuronios parassimpáticos disparam; os neuronios motores param de disparar; 3)o musculo liso contrai; 4)o esfincter interno abre passivamente e o externo relaxa.
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Patologias dos rins
Celi cs
Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Vanessa Palauro
Escala de Coma de Glasgow
Vanessa Palauro