INFLAMAÇÃO

Beschreibung

Enfermagem Karteikarten am INFLAMAÇÃO, erstellt von maria clara braga am 07/06/2021.
maria clara braga
Karteikarten von maria clara braga, aktualisiert more than 1 year ago
maria clara braga
Erstellt von maria clara braga vor mehr als 3 Jahre
48
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
O QUE É INFLAMAÇÃO? é uma resposta à infecção ou lesão tecidual que ocorre para erradicar microrganismos ou agentes irritantes e para potenciar a reparação tecidual.
Quais os sinais cardinais da inflamação? Tumor: edema; Calor e rubor: hiperemia arterial, alto fluxo sanguíneo; Dor: compressão de fibras nervosas e mediadores inflamatórios que as hipersensibilizam, estimulam; Perda de função.
Indique mediadores químicos da inflamação. aminas vasoativas (histamina e serotonina) os metabólitos do ácido araquidônico (prostaglandinas, leucotrienos e lipoxinas), as citocinas (fator de necrose tumoral, interleucina-1 e quimiocinas), as espécies reativas do oxigênio (ERO), o óxido nítrico (NO), as enzimas lisossômicas dos leucócitos e os neuropeptídeos (substância P).
Quais são as causas da inflamação? Infecção por bactérias, vírus ou fungos; Entorses ou fraturas; Exposição à radiação ou ao calor; Doenças alérgicas; Doenças agudas como dermatite, cistite e bronquite; Doenças crônicas como lúpus, diabetes, artrite reumatoide, psoríase e colite ulcerativa, por exemplo.
Indique as etapas do processo inflamatório. Reconhecimento do agente agressor Recrutamento de leucócitos Remoção do agente agressor Regulação e resolução da resposta Restauração do tecido
Diferencie inflamação aguda da crônica? Inflamação aguda quando se inicia rapidamente, com ação curta, tendo como principais características o edema e a migração de leucócitos (neutrófilos). Inflamação crônica tem como características uma maior duração, presença de linfócitos e macrófagos, proliferação de vasos, fibrose e necrose.
Quais os principais componentes da inflamação aguda? Seus três maiores componentes são: alterações do calibre e fluxo, aumento de permeabilidade e migração de leucócitos. Os seus sinais cardiais são dor, calor, rubor e tumor. O aumento da permeabilidade causado pela inflamação permite o extravazamento de um líquido rico em proteínas para o interstício.
Quais as alterações vasculares ocorrem na inflamação aguda? As principais alterações são vasodilatação, aumento da permeabilidade da microcirculação, estase e migração leucocitária que alteram o fluxo e o calibre vascular. Eventos celulares também ocorrem para que haja extravasamento de leucócitos e fagocitose do agente nocivo.
O que é estase? lentificação da circulação
Quais os eventos celulares da inflamação aguda e crônica Inflamação aguda quando se inicia rapidamente, com ação curta, tendo como principais características o edema e a migração de leucócitos (neutrófilos). Inflamação crônica tem como características uma maior duração, presença de linfócitos e macrófagos, proliferação de vasos, fibrose e necrose.
Qual a principal célula da inflamação aguda? Explique como ocorre o processo de destruição do antígeno. predominam os neutrófilos. resposta imediata a um agente nocivo, onde há um recrutamento dos mediadores químicos do hospedeiro ao local da lesão. As alterações vasculares decorrentes da inflamação visam facilitar o movimento de proteínas plasmáticas e células sanguíneas da circulação para o local da lesão ou infecção.
O que pode causar a inflamação crônica? infecções persistentes, exposição contínua e prolongada a agentes potencialmente tóxicos e doenças de hipersensibilidade.
Indique os eventos que ocorrem na inflamação crônica. exposição prolongada a agentes tóxicos, exógenos ou endógenos; e a auto-imunidade. Observa-se morfologicamente infiltrado de células mononucleares, destruição tecidual e tentativas de cicatrização pela substituição do tecido danificado por tecido conjuntivo.
Quais as principais células da inflamação crônica? Os linfócitos, que são células formadas na medula óssea, de núcleo volumoso e escasso citoplasma, estão presentes principalmente na inflamação crônica e também são responsáveis por produção de citocinas.
Explique o que é neoplasia. neoplasia pode ser definida como um distúrbio de proliferação celular, acompanhado da redução ou perda de diferenciação, e desencadeado por uma série de mutações adquiridas que vão afetar uma única célula e sua respectiva progênie. Essas mutações oferecem para as células neoplásicas uma vantagem de sobrevivência e crescimento, por isso a proliferação dessas células é excessiva e independente dos sinais fisiológicos de crescimento, a que todas as outras células normais são submetidas.
tumores benignos os tumores benignos são denominados pela ligação do sufixo –oma ao nome do tipo celular que originou aquele tumor. Tumores de células mesenquimais geralmente seguem essa regra: condroma significa um tumor cartilaginoso benigno, enquanto fibroma refere-se a um tumor benigno em tecidos fibrosos. Os tumores epiteliais benignos são classificados a partir das células de origem, ou pelo padrão microscópico, e outros pela característica macroscópica. Tumores epiteliais benignos que produzem projeções visíveis, semelhantes a verrugas, a partir de suas superfícies, são denominados papilomas.
tumores malignos tumores malignos, que são conhecidos coletivamente como cânceres, apresentam capacidade de invadir e destruir o tecido à sua volta, disseminando-se para outros locais do corpo, levando à morte do indivíduo. Porém, uma vez diagnosticados precocemente, podem ser removidos cirurgicamente ou tratados de maneira eficaz com quimioterapia ou radioterapia. Atualmente, embora ter um câncer não seja sinônimo de morte, a designação “maligna” de um tumor deve ser investigada com atenção.
nomeclatura de tumores malignos Para nomear os tumores malignos, são usadas algumas expressões. Exemplos: sarcomas designam os tumores malignos que surgem de tecidos mesenquimais sólidos (fibrossarcoma, condrossarcoma etc.). Neoplasias malignas de células formadoras do sangue são chamadas de leucemias ou linfomas. Já o termo carcinoma denomina os tumores malignos originários de células epiteliais, de qualquer camada germinativa. Algumas vezes, o tecido ou o órgão que deu origem ao tumor pode ser identificado e é adicionado à sua descrição, como o carcinoma de células escamosas broncogênico. Porém, muitas vezes, a composição celular do tumor apresenta origem tecidual desconhecida. Nesses casos, chamamos de tumor maligno indiferenciado.
O que é metástase? Metástase refere-se à propagação de um tumor para outras áreas não relacionadas ao tumor primário. Neoplasias benignas não formam metástase, sendo essa uma característica de tumores malignos. Todos os tumores malignos possuem o potencial de causar metástase, porém alguns tipos raramente causam. Em geral, a probabilidade de um tumor causar metástase está relacionada ao baixo grau de diferenciação, invasão local agressiva e rápido crescimento. A disseminação dos tumores malignos pode ocorrer através do seu implante direto em cavidades ou superfícies corporais, por disseminação hematológica ou linfática.
Quais são os genes associados ao câncer? É somente quando ocorre acúmulo de mutações em certos genes-chave que o câncer se desenvolve. Esses genes-chave podem ser agrupados em três classes: genes promotores de crescimento (proto-oncogenes), genes inibidores do crescimento (supressores de tumor) e genes de reparo de DNA.
Explique as bases moleculares do câncer. Os genes como TP53, BRCA1 e BRCA2 desempenham um papel na divisão celular normal e no reparo do DNA e são cruciais na detecção de sinais de crescimento inapropriado ou dano ao DNA nas células
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Patologias dos rins
Celi cs
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Termos téc. Enfermagem
Letícia Silva
Bioética em Enfermagem
Sachiko Chan
QUIZ 1# - Diabetes Mellitus
Maria Regina
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
SIMULADÃO DE REVISÃO E FIXAÇÃO - DIP
dayse vasconcelos
Práxis Segura da Enfermagem Radiológica
thais.marinass
Troca de gases prejudicada -
ucbjacque@gmaIl.com
Posologia
Letícia Silva
SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Witamar Chaves