Modelagem de dados

Beschreibung

Modelagem de dados Karteikarten am Modelagem de dados, erstellt von Marcos Tulio Alves am 10/06/2024.
Marcos Tulio Alves
Karteikarten von Marcos Tulio Alves, aktualisiert vor 7 Monate
Marcos Tulio Alves
Erstellt von Marcos Tulio Alves vor 7 Monate
3
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
Qual a definição de modelagem de dados? É uma metodologia utilizada para determinar as regras de negócio e a arquitetura de Banco de Dados, ou seja, descreve as estruturas lógicas e físicas do banco.
O que é modelagem de nível conceitual? Os modelos conceituais de dados, são usados nas fases iniciais da modelagem de dados para organizar e definir conceitos e regras baseados em requisitos de casos de uso. Eles são menos detalhados.
O que é a modelagem de nível lógico? No nível lógico, a modelagem é, mais detalhada, as tabelas são criadas e as colunas, tipos de dados, chaves primárias e estrangerias e restrições são definidas. Neste nível as regras de integridade e normalização são estabelecidas para garantir a consistência dos dados. A normalização ajuda a reduzir a redundância dos dados, melhorando a eficiência do sistema.
O que é a modelagem de nível físico? No nível físico, o modelo lógico é implementado em um banco de dados real. Questões como particionamento, índices e organização física dos dados são definidas nesse nível. É importante escolher o melhor banco de dados que melhor se adapta as necessidades do negócio e garantir que o modelo físico suporte as necessidades de armazenamento e recuperação de dados.
O que significa a sigla SGBD? Sistema Gerenciador de Banco de Dados.
Para que serve o SGBD? Seu objetivo é o armazenamento de dados, possibilitando que os usuários pesquisem e modifiquem as informações quando forem solicitadas.
Cite exemplos de SGBD? Oracle, SQL Server, DB2, PostGree SQL, MySQL e MariaDB.
Explique o conceito de Banco de Dados. É uma coleção organizada de informações, dados estruturados ou não estruturados normalmente ficam armazenados eletronicamente em um sistema de computador. São gerenciáveis, acessíveis e sempre podem ser atualizados.
O que é banco de dados com arquitetura centralizada? É um modelo em que todos os dados são armazenados em um único local.
O que é banco de dados com arquitetura descentralizada? Em uma arquitetura descentralizada, todo o processamento é executado de forma distribuída não definido um servidor, como na arquitetura centralizada.
O que é banco de dados com arquitetura replicada? Na arquitetura de replicação, os dados são armazenados em hosts replicados permitindo que a falha de um determinado host possa ser contornada pelo host que irá substituí-lo.
Cite as vantagens de utilizar um banco de dados. Velocidade Densidade Trabalho menos monótono Melhora de relacionamentos e produtividade Atualidade Proteção Redução de riscos na operação Mais preciso nas decisões;
Fale sobre o controle centralizado. O controle centralizado evita problemas de informações equivocadas, uma vez que autoriza a inserção de restrições de integridade determinadas pelo administrador de dados e desenvolvidos pelo analista de banco de dados (DBA).
Cite as vantagens do controle centralizado. Reforçar a segurança; Requisitos contraditórios que poderão ser equilibrados; Padronização.
O que é um banco de dados relacional? O banco de dados relacional, é um conjunto de informações que organiza dados em relações predefinidas, em que os dados são armazenados em uma mais tabelas ("ou relações") de colunas e linhas, facilitando a visualização e compreensão de como as diferentes estruturas de dados se relacionam.
Quais regras que determinam uma tabela de dados? Relação - É como cada tabela é referenciada; Tupla - Refere-se ao grupo de linhas que compõe a tabela; Colunas - Serão nomeadas e retratarão um domínio da tabela.
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Banco de Dados
talyson.milan
Perguntas e Respostas - Banco de Dados
Janaina Freitas
Banco de dados e SGBD
bruno de assis
Normalização de Banco de Dados
Domingos Bernardo
NORMALIZAÇÃO BANCO DE DADOS
Cristiano Gonçalves
Banco de dados III - Modelos de Dados II
Bianca Kaiser
Introdução a Banco de dados
Ícaro Matheus
Tipos de relacionamento
Philip Rodrigues
Apresentação sobre Banco de Dados
Suéllen Martinelli
Níveis de Abstração
Rodrigo Ferreira
Modelo Relacional
Philip Rodrigues