Escuta, fala, pensamento e imaginação

Beschreibung

Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação
Izeni Nascimento da Silva
Karteikarten von Izeni Nascimento da Silva, aktualisiert vor 5 Monate
Izeni Nascimento da Silva
Erstellt von Izeni Nascimento da Silva vor 5 Monate
1
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
Em que consiste o campo de experiência Escuta, fala, pensamento e imaginação Progressivamente, as crianças vão ampliando e enriquecendo seu vocabulário e demais recursos de expressão e de compreensão, apropriando-se da língua materna – que se torna, pouco a pouco, seu veículo privilegiado de interação.
A partir de quando as crianças participam de situações comunicativas? Desde o nascimento, as crianças participam de situações comunicativas cotidianas com as pessoas com as quais interagem
Quais as primeiras formas de interação do bebê? São os movimentos do seu corpo, o olhar, a postura corporal, o sorriso, o choro e outros recursos vocais, que ganham sentido com a interpretação do outro.
Na Educação Infantil, é importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral. Por que a escuta de histórias é importante? É na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social.
Desde cedo, a criança manifesta curiosidade com relação à cultura escrita. Em que momentos ocorrem os interesses? Ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os muitos textos que circulam no contexto familiar, comunitário e escolar.
Como a criança vai construindo sua concepção de língua escrita? Ela vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores.
Deve partir de qual ponto a imersão na cultura escrita ? Na Educação Infantil, a imersão na cultura escrita deve partir do que as crianças conhecem e das curiosidades que deixam transparecer.
As experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem em quê? Contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo.
O que é propiciado às crianças o contato com histórias, contos, fábulas, poemas, cordéis etc.? A familiaridade com livros, com diferentes gêneros literários, a diferenciação entre ilustrações e escrita, a aprendizagem da direção da escrita e as formas corretas de manipulação de livros.
No convívio com textos escritos, o que as crianças vão construindo? Hipóteses sobre a escrita que se revelam, inicialmente, em rabiscos e garatujas .
Inicialmente são transformados em rabiscos em garatujas, o que ocorre progressivamente ? Hipóteses sobre a escrita. À medida que vão conhecendo letras, em escritas espontâneas, não convencionais, mas já indicativas da compreensão da escrita como sistema de representação da língua.
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes
TUTORIA EM EaD
Wirlanda Josino