vulcanismo sismologia

Beschreibung

Karteikarten am vulcanismo sismologia, erstellt von José Abibe am 16/02/2017.
José Abibe
Karteikarten von José Abibe, aktualisiert more than 1 year ago
José Abibe
Erstellt von José Abibe vor fast 8 Jahre
244
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
O vulcanismo é o conjunto dos processos através dos quais se dá o derrame de lava, gases e outros materiais ( piroclastos) à superfície, provenientes do interior da Terra. Pode ser classificado em vulcanismo primário e vulcanismo secundário, sendo o primeiro referente ao evento vulcânico principal, associado aos vulcões, e o segundo às restantes manifestações vulcânicas, tais como, géisers, fumarolas, nascentes termais.
Sismo, também chamado de abalo sísmico, tremor de terra, terremoto ou terramoto (português europeu) , é o resultado de uma súbita liberação de energia na crosta do planeta Terra, geralmente por conta do choque entre placas tectônicas, o que cria ondas sísmicas. A sismicidade ou atividade sísmica de uma área refere-se à frequência, tipo e tamanho dos terremotos registrados ao longo de um período de tempo na região.
A sismologia estuda a origem e propagação das ondas sísmicas, os seus efeitos e consequências, a sua previsão e a sua prevenção. A sismologia contribuiu para o conhecimento do interior da Terra e para a delimitação das placas tectónicas.
A sismologia, como ciência, teve o seu início após o terramoto de Lisboa de 1755 que, dada a sua intensidade, foi conhecido em todo o mundo. O cientista que se dedica ao estudo da sismologia é o sismólogo.
A sismologia é a ciência que estuda as ondas produzidas pelos terremotos. Este conhecimento é milenar, uma vez que, desde a antiguidade, os chineses inventaram o sismógrafo rudimentar para medir os efeitos destes fenômenos da natureza.
Vulcões: Os vulcões são aberturas na crusta terrestre por onde se dá o derrame de lava, cinzas, vapor de água e outros gases, vindos do interior do planeta. São constituídos pelo edifício principal ou cone vulcânico, cratera e chaminé. Por vezes, pode existir um cone adventício ou secundário, com a sua chaminé e cratera, mas alimentado pela conduta principal.
Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos. A ciência que tem como objetivo estudar o fenômeno e também o comportamento dos vulcões é a vulcanologia, sendo que o profissional que a executa é chamado de vulcanólogo.
Os vulcões são responsáveis pela liberação de magmas acima da superfície terrestre e funcionam como válvula de escape para magmas e gases existentes nas camadas inferiores da litosfera. Magmas primários provêm de câmaras magmáticas posicionadas a profundidades da fonte que normalmente oscilam entre os 50 a 100 km, onde ocorrem concentrações de calor, fusões e fluxo de voláteis, condições estas que levam ao aumento da pressão necessária à subida do magma através de condutos, que por sua vez levam à formação dos vulcões.
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Vulcanismo Secundário
josenandocouto
vulcânismo e sismologia
Débora Mendes
Vulcanismo e sismologia
Daniela Esteves
Tipos de Erupções Vulcânicas
jhonny abreu
vulcânismo e sismologia
Simone Aline
Tipos de rochas magmáticas
Leonardo Alves
Vulcanismo e sismologia
Beatriz Pinheiro
Vulcanismo e sismologia
Mafalda Inocêncio
Vulcanismo & Sismologia
Diana Salvado
Vulcânismo e Sismologia
David Pinto
Formação do Relevo Terrestre
Lara Ruff