Abordagem Desenvolvimentista

Beschreibung

Karteikarten am Abordagem Desenvolvimentista, erstellt von Julia de gois Quevedo am 31/07/2017.
Julia de gois Quevedo
Karteikarten von Julia de gois Quevedo, aktualisiert more than 1 year ago
Julia de gois Quevedo
Erstellt von Julia de gois Quevedo vor mehr als 7 Jahre
91
2

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
Abordagem Desenvolvimentista (AD) “Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista” Tani, Manoel, Kokubun e Proença
Base de conhecimentos acadêmico-científicos. Comportamento Motor - Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor e Controle Motor, com ênfase nas séries iniciais. Orienta principalmente crianças dos quatro aos quatorze anos. Contexto no qual surge a AD: EFE como disciplina sem função clara definida e sem participação efetiva no PPP; carente de fundamentação teórica.
MOVIMENTO humano em suas dimensões biológica, social, cultural e evolutiva, como centro das preocupações da Educação Física. Interação do ser humano com o meio ambiente em que vive; Ciclo de vida;
MOVIMENTO como meio e fim principal da Educação Física. Desenvolvimento do comportamento motor por meio do aumento da diversidade e complexidade da experiência de movimentos, de acordo com o estágio de crescimento e desenvolvimento da criança.
Segundo a AD se identifica uma sequência normal nos processos de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem no ciclo de vida do ser humano e as crianças necessitam ser orientadas em correspondência a esses processos, pois só assim as suas reais necessidades e expectativas serão respeitadas. Princípio da totalidade e princípio da especificidade.
Pretende possibilitar a aquisição de habilidades motoras básicas às crianças, com o intuito de facilitar a aprendizagem posterior de habilidades consideradas complexas. Procura privilegiar a aprendizagem do movimento embora possam ocorrer outras aprendizagens originadas da prática das habilidades motoras.
Aprendizagem do movimento x por meio do movimento. Sua função não é facilitar o desenvolvimento das capacidades cognitivas que possam auxiliar na alfabetização ou raciocínio lógico matemático. Nem buscar a solução de problemas sociais.
Taxionomia para o domínio motor de Harrow Educação infantil e quatro primeiros anos do Ensino Fundamental (EF): movimentos reflexos habilidades básicas Séries finais do EF, Ensino Médio e Ensino Superior: habilidades específicas comunicação não verbal
Gallahue divide o desenvolvimento motor em estágios etários Movimentos reflexos (vida uterina até quatro meses após o nascimento) Flexão, extensão, alongamento, ajustamento postural.
Movimentos rudimentares (1 a 2 anos) Movimentos locomotores, preensão, andar e correr. Movimentos fundamentais (2 a 7 anos) Andar, correr, saltar, lançar, receber, chutar, movimentos estabilizadores.
Movimentos Motorores especializados (7 a 14 anos) Refinamento e combinação dos movimentos fundamentais, gerando novos padrões de movimento. Ex: Drible
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

2. Weltkrieg: 1939-1945
JohannesK
E - Funktion
Kaja-Lotta
Säure-Basen- Theorie
elham_riefaie
Eriksons Modell psychosexueller und psychosozialer Entwicklung im Kindes-, Jugend- und Erwachsenenalter
Lena S.
Forschungs- und Anwendungsfelder der Soziologie Teil 1
stelly Welly
Vetie: Virofragen 2015
Johanna Tr
Vetie Radiologie VL-Fragen
Carolina Heide
Vetie PathoHisto 2018
Juliane Arendt
AVO 2017
Schmolli Schmoll
Vetie - Milchkunde 2016
Birte Schulz