Created by Juliane Antoniel
over 9 years ago
|
||
O Complemento Nominal também é um complemento (do mesmo estilo do objeto), porém ele não completa o sentido de um verbo, mas sim completa o sentido de um substantivo abstrato, de um advérbio ou de um adjetivo.
O termo "de atenção" completa o sentido da oração. Porém, ele não está completando o sentido de um verbo (coisa que o objeto faz). Observe que "de atenção" está completando o sentido da palavra "necessidade" (um substantivo abstrato).
Predicativo do Sujeito:
O predicativo do sujeito nada mais é do que um termo que indica alguma característica do sujeito, podendo indicar, por exemplo, uma qualidade, um estado permanente, um estado transitório, uma continuidade de estado ou uma mudança de estado
Reginaldo é feliz
(estado permanente: ele é feliz)
Reginaldo está alegre agora
(estado transitório, momentâneo)
Reginaldo permaneceu quieto
(continuidade de estado)
Não confunda predicativo do sujeito com objeto. O objeto é usado para completar o sentido dos verbos que expressam ação. Se o verbo não expressar ação (ou seja: se o verbo for de ligação e expressar um estado), então nós teremos um predicativo do sujeito.
Ambrósio ficou apavorado.
A palavra "apavorado" não é objeto, mas sim é um predicativo do sujeito porque expressa uma característica do sujeito (e o verbo "ficou" é um verbo de ligação, ligando o sujeito ao seu predicativo).
Predicativo do Sujeito com Verbo de Ligação Implícito
Você acabou de ver duas orações: uma com objeto direto e outra com predicativo do sujeito. Agora pense: o que eu faço se eu quiser dizer que Ronaldo chutou a bola ao mesmo tempo que ele estava irritado? Para fazer isso, basta juntar as duas orações, formando um período:
Ronaldo chutou a bola e ele estava irritado.
"Ronaldo" continua sendo o sujeito, "a bola" continua sendo o objeto direto e "irritado" continua sendo o predicativo do sujeito. Porém, só enxergamos um verbo no período ("chutou"). Onde está o outro verbo? Resposta: ele está implícito (escondido).
Ronaldo chutou a bola (e ele estava) irritado.
Predicativo do Sujeito => atribui uma característica ao sujeito.
Predicativo do Objeto => atribui uma característica ao objeto.
Para entender melhor essa ideia, veja a sequência de exemplos abaixo, acompanhando o raciocínio:
Astolfo dirigiu feliz o trator.
1) Quem dirigiu feliz? Resposta: "Astolfo".
2) O que o Astolfo faz? Resposta: Astolfo é o sujeito. Logo: "feliz" é o predicativo do sujeito