Created by Guilherme B. Plantz
over 7 years ago
|
||
Políticas e Gestão da Educação Básica
Avaliação da Educação Básica brasileira
No Brasil a avaliação se dá de três formas diferentes:
Avaliação pedagógica:
No cotidiano escolar, nem todas as atividades que os alunos realizam são objeto de avaliação, embora muitas delas pudessem ser.
Exemplos de métodos de avaliação pedagógica:
1 - discussão e debate de temas e/ou problemas;
2 - atividades de pesquisa;
3 - trabalhos práticos;
4 - atividades físicas, de expressão plástica, musical e outras.
Avaliação institucional:
A avaliação institucional deve ser diferenciada da avaliação pedagógica, mesmo que ambas estejam bastante relacionadas e sejam, inclusive, interdependentes.
A avaliação institucional pode ser atribuída à avaliação da aprendizagem, de currículo, de docentes, de políticas públicas, de programas, de projetos, etc.
Avaliação em larga escala:
Estas avaliações são realizadas à nível federal e estadual/distrital.
Ela tem como objetivo observar a real situação do sistema educacional do Brasil.
O indicador usado na avaliação da educação básica brasileira é o IDEB.
O INEP é uma autarquia federal, cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro. Entre outras funções do INEP está o ENEM que é uma das maiores provas do mundo.
O SAEB é composto pelos seguintes processos:
A ANEB é realizada por amostragem das Redes de Ensino, em cada unidade da Federação e tem foco nas gestões dos sistemas educacionais.
A ANA - Esta avaliação, que deve ser aplicada anualmente, tem caráter censitário e avalia a qualidade, equidade e eficiência do ciclo de alfabetização das redes públicas.
Referencias Bibliográficas:
1 -https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/metodos-e-praticas-de-avaliacao-pedagogica/34948 - Acessado em 13 de maio de 2017.
2 -
http://escoladegestores.mec.gov.br/site/5-sala_planejamento_praticas_gestao_escolar/pdf/u2_eixo2_2.pdf - Acessado em 13 de maio de 2017.