2.2 Alguns dos estilos de Liderança
2.2.1 Liderança Autocrática e Democrática
Em forma de sinopse, destaca-se abaixo um quadro promovido por CHIAVENATO(2009) em seu livro “Teoria Geral da Administração pg.132”.
Liderança Autocrática
- Tomada de Decisão
Apenas o líder decide e fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo.
- Programação dos Trabalhos
0 líder determina providencias para a execução das tarefas, uma por vez, na medida em que são necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
- Divisão do Trabalho
0 líder determina qual a tarefa que cada um deverá executar e qual seu companheiro de trabalho.
- Participação do Líder
0 líder e pessoal e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um.
Liderança Democrática
- Tomada de Decisão
As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo que e estimulado e assistido peio líder.
- Programação dos Trabalhos
0 próprio grupo esboça providencias e técnicas para, atingir o alvo como aconselhamento técnico do líder. As tarefes ganham novos contornos com os debates.
- Divisão do Trabalho
A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus próprios colegas.
- Participação do Líder
0 líder procura ser um membro normal do grupo. E objetivo e estimula com fatos, elogios ou criticas,
2.2.2 Liderança Pragmática
Pragmático – “diz-se de pessoa, atitude ou projeto que é objetivo, direto e eficiente.” Complementando, Pragmatismo – “doutrina segundo a qual as idéias são instrumentos de ação que só valem se produzem efeitos práticos”(Dicionário Aurélio 2009).
Não há estudos concretos e específico que defina quanto a liderança Pragmática. Neste sentido, quanto ao comportamento humano, traz-se a esta pesquisa as características da Teoria X de McGregor a qual possui estilo com base na teoria tradicional, mecanicista e “pragmática”. Considerando este estilo, as pessoas se submetem em uma estrutura com padrões organizados e planejados, cujo foco central é de alcançar objetivos(CHIAVENATO 2004).
Pode-se complementar que a liderança pragmática advindos da Teoria X, possui base da influencia pela persuasão, buscando o êxito em suas ações pelo principio da eficiência cujos efeitos estão conectados ao estilo autocrático como comenta Chiavenato em seu livro, o que cita-se a seguir:
“...Teoria X força as pessoas a fazerem exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam, independentemente de suas opiniões ou objetivos pessoais. Quando um administrador impõe arbitrariamente e de cima para baixo um esquema de trabalho e passa a controlar o comportamento dos subordinados, ele estará fazendo Teoria X. O fato de ele impor autocrática ou suavemente não faz diferença: ambas são maneiras diferentes de se fazer Teoria X”. (CHIAVENATO – Livro “ Teoria Geral da Administração pg.337 – 2004)
2.2.3 Liderança Transformacional
O termo “transformacional” advem da palavra transformar que segundo dicionário significa “dar nova forma, mudar, modificar”(Dicionário Aurelio 2009). Sem muito esforço pode-se começar a pensar que a liderança transformacional está associada à mudanças. BURNS(1978) introduziu os conceitos da liderança transformacional através de seus estudos considerando que, para um llider se encontrar no status transformacional deve ocorrer um comportamento transformador não só num individuo mas de forma mais ampla, na equipe, no coletivo(BURNS 1978). As principais premissas deste comportamento vincula-se a quatro componentes como, (1)carisma, (2)inspiração e motivação, (3)respeito pelo subordinado e (4)estimulação (BURNS 1978).
De uma maneira mais prática, ROBINNS(2000) destaca as principais características da liderança transformacional as quais são reproduzidas no quadro abaixo:
Carisma
Oferece uma visão e o sentido da missão, estimula o orgulho, gana o respeito e a confiança.
Inspiração
Comunica suas altas expectativas, utiliza simbolos para focar os esforços, expressa propósitos importantes de maneira simples.
Estímulo Intelectual
Promove a inteligencia, a racionalidade e a cuidadosa resolução de problemas.
Consideração individualizada
Dá atenção personalizada, trata cada funcionario individualmente, aconselha, orienta.