Sabias que...? Public

Sabias que...?

Joana Duarte
Course by Joana Duarte, updated more than 1 year ago Contributors

Description

Neste curso irás encontrar algumas curiosidades relacionadas com diversos aspetos do nosso dia a dia. As seguintes informações servem apenas para entretenimento e poderá conter algumas incorreções.

Module Information

No tags specified
A calçada Portuguesa deve-se a um rinoceronte branco. Ganga, o rinoceronte mais famoso de todos os tempos, é também o exemplo de uma das mais espantosas curiosidades de Portugal e que está na origem da calçada portuguesa. Por decisão de D. Manuel I, como ficou registado nas cartas régias de 20 de agosto de 1498 e de 8 de maio de 1500, procedeu-se ao início do calcetamento das ruas de Lisboa. Naquela época preparava-se o cortejo do rei, com a presença de figurantes que exibiam as novas riquezas provenientes do Oriente. Integrado na exuberante demonstração do exotismo estava Ganga, um rinoceronte branco que surgiria ornamentado e que mais tarde seria oferecido pelo rei ao Papa Leão X e que, em viagem até este, haveria de naufragar junto à costa italiana. Ora, estando prevista a celebração para janeiro, e com as ruas enlameadas, decidiu-se que as mesmas fossem, então, calcetadas para evitar que Ganga ao calcar o chão com as suas pesadas patas espalhasse lama pela comitiva e por si próprio.
Show less

TEA

No tags specified
Tea (chá, em inglês) deriva da abreviatura de Transporte de Ervas Aromáticas As palavras acima descritas estavam gravadas nas caixas que Catarina de Bragança levou para Inglaterra, juntamente com o dote oferecido por ocasião do seu casamento com Charles II. Dentro desta caixa estavam folhas destinadas a fazer chá. Em Portugal, a ingestão de chá já era um hábito dos mais ricos, muito antes de a filha de D. João IV partir rumo às ilhas britânicas, tendo sido ela a responsável pelo enraizamento deste costume na sociedade inglesa. Uma vez apresentado com todo o seu ritual de elegância e delicadeza, o cerimonial do chá passou a ser associado à alta aristocracia, pelo que passou a ser copiado por aqueles que desejavam estar perto ou movimentar-se na mesma esfera que as classes mais altas da sociedade inglesa. Por isso, esqueça a ideia do chá das cinco como tradição britânica. Foi Catarina de Bragança quem introduziu o hábito nas ilhas britânicas e Portugal, com as suas ligações culturais a todo o mundo — neste caso o Japão, de onde chegavam as maravilhosas folhas de chá — esteve na génese de um costume que julgávamos ser inglês.
Show less
No tags specified
Expressões Portuguesas e o seu significado "Maria Vai com as outras" Expressão normalmente dirigida a quem não pensa pela própria cabeça e se junta à maioria, por pensar que essa será a melhor opção. O que a maior parte das pessoas desconhece é que esta expressão nasce ainda no seio da corte de D. Maria I, mãe de D. João VI, que viria a enlouquecer e, por isso, seria afastada do trono e condenada a viver em recolhimento. Naquela altura, a rainha era apenas avistada de vez em quando e acompanhada de numerosas damas da corte. O povo, quando a via dizia ‘lá vai D. Maria, com as outras’.   "Ficar a ver navios" Expressão que utilizamos quando aguardamos algo que acaba por não acontecer, frustrando as nossas expectativas. A expressão deriva também do passado, mais precisamente da época que ficou marcada pelo desaparecimento de D. Sebastião em 1578. Parece que naquela época o “desejado” era tão desejado que o povo se reunia no Alto de Santa Catarina a ver os navios que chegavam e a esperar que de um deles surgisse o rei que nunca regressou.
Show less
Show full summary Hide full summary