Sinapses e neurotransmissores

Description

Farmácia Flashcards on Sinapses e neurotransmissores , created by Cássia Gomes on 28/07/2021.
Cássia Gomes
Flashcards by Cássia Gomes, updated more than 1 year ago
Cássia Gomes
Created by Cássia Gomes almost 3 years ago
52
0

Resource summary

Question Answer
Descreva uma sinapse química Geralmente ocorre entre o axônio de um neurônio (pré-sináptico) e os dendritos de outro (pós-sináptico), com a chegada do potencial ocorre a despolarização do terminal da membrana, assim os canais de cálcio se abrem e os íons entram no terminal, eles ligam-se ás proteínas (sítio de liberação), os neurotransmissores são liberados da vesícula, na fenda sináptica ligam-se a receptores gerando gerando PPSE ou PPSI.
O que são os neurotransmissores? São pequenas substâncias químicas encarregadas pela comunicação das células do sistema nervoso.
Como um neurotransmissor pode ser inativo? Sendo quebrado por uma enzima ou reabsorvido pela célula nervosa que o havia liberado.
Como são gerados os potenciais pós-sinápticos? PPSE: é gerado com despolarização ou excitação da célula pós-sináptica, por exemplo o neurônio pré-sináptico libera acetilcolina e abre os canais de Na+/K+ dependentes no músculo esquelético. PPSI: é gerado devido há hiperpolarização da célula pós-sináptica, tornando mais difícil a geração de um potencial de ação. Pode acontecer, com a saída de K+ da célula, o que ocorre nos canis muscarinicos do coração na presença de acetilcolina.
Os principais neurotransmissores do SNC? Dopamina; Noradrenalina; Adrenalina; Serotonina; Acetilcolina; Àcido gama-aminobutírico (GABA).
O que significa receptor ionotrópico e metabotrópico? Ionotrópico: são canais iônicos que se abrem quando se ligam a um neurotransmissor e permite a passagem de íons para dentro ou para fora do neurõnio pós-sináptico. Ex: Nicotinicos Metabotrópico: a ligação com o neurotransmissor ativa os canais iônicos indiretamente, envolve uma via de 2° mensageiro.
O que são os segundos mensageiros? Moléculas pequenas e não proteicas que repassam um sinal iniciado pela ligação do ligante (o “primeiro mensageiro”) a seu receptor. Segundos mensageiros incluem íons de Ca+, AMP cíclico (AMPc), um derivado do ATP; e inositol fosfatos que são sintetizados a partir de fosfolipídios.
A liberação dos neurotransmissores é feita: Na fenda sináptica, uma região localizada entre a membrana pré- sináptica e a membrana pós-sináptica, encontrada na célula vizinha.
Um neurotransmissor inibitório caracteriza-se por: Os neurotransmissores inibitórios impedem o potencial de ação, o que desencadeia a hiperpolarização da membrana pós-sináptica
Alguns tipos de drogas, utilizadas no tratamento da esquizofrenia, agem bloqueando os receptores de dopamina, um tipo de neurotransmissor, nas sinapses. A respeito desse bloqueio, é correto afirmar que como consequência, não há impulso nervoso no neurônio pós-sináptico? Sim, como o neurotransmissor não estimulará a célula vizinha, ocorrerá a interrupção do impulso nervoso.
Os anestésicos, largamente usados pela medicina, tornam regiões ou todo o organismo insensível à dor porque atuam: Nas sinapses, impedindo a transmissão do impulso nervoso.
"O impulso nervoso apresenta duas etapas chamadas de despolarização e repolarização, causadas, respectivamente, por: Entrada de íons sódio e saída de potássio.
Os potenciais inibitórios pós-sinápticos podem surgir de quais fatores? Pelo aumento da permeabilidade da membrana nervosa aos íons Cl, aplicação direta de GABA nos neurônios e aumento da permeabilidade da membrana celular aos íons K.
Show full summary Hide full summary

Similar

Posologia
Letícia Silva
Portaria 344/98
Dayseanne Bugarim
Vias de Administração
Amélia Ferruccio
Antibióticos
Bruna M
Anestésicos locais
Amélia Ferruccio
Medicamentos, qual classe? para que servem?
Bruna M
Sistema dopaminérgico
Cássia Gomes
Agonistas e antagonistas adrenérgicos
Amélia Ferruccio
FARMACODINÂMICA
Paula Ceccon
Prova Farmacia
Cursos Professor Jonatã
HISTÓRIA DA FARMÁCIA
glaydson_araujo