Termos médicos

Description

Termos médicos
Valmor Alovisi Junior
Flashcards by Valmor Alovisi Junior, updated more than 1 year ago
Valmor Alovisi Junior
Created by Valmor Alovisi Junior almost 3 years ago
15
0

Resource summary

Question Answer
Abscesso coleção de pus produzida em geral por uma infecção bacteriana. Pode se formar em diferentes regiões do organismo (cérebro, osso, pele, músculo). Pode causar febre, calafrios, tremores e vermelhidão e dor na área afetada.
Adenomegalia crescimento de linfonodos
Adenomegalia crescimento de linfonodos
Afasia sintoma neurológico caracterizado pela incapacidade de expressar-se ou interpretar a linguagem falada ou escrita. Pode ser produzida quando certas áreas do córtex cerebral sofrem uma lesão (tumores, hemorragias, infecções, etc.). Pode ser classificada em afasia de expressão ou afasia de compreensão.
Afta perda de substância no epitélio mucoso causando ulceração superficial. Geralmente, ocorre na cavidade oral.
Amaurose perda total da visão
Ambliopia perda parcial da visão
Amenorreia falta de menstruação por mais de 3 ciclos
Amigdalite infl amação ou infecção das amígdalas, que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos, etc.
Anexite inflamação dos ovários e/ou das trompas de Falópio (tubas uterinas), também denominados anexos uterinos.
Angina inflamação dos elementos linfáticos da garganta (amígdalas, úvula). Também é um termo utilizado para se referir à sensação opressiva que decorre da isquemia (falta de oxigênio) do músculo cardíaco (angina do peito).
Anorexia perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.
Anorexia nervosa distúrbio alimentar caracterizado por uma alteração da imagem corporal associado à anorexia.
Anosmia abolição do olfato
Anúria débito urinário (<50 ml nas 24 h)
Apneia diz-se quando o indivíduo para de respirar
Artralgias dores articulares
Artrite processo inflamatório das articulações.
Ascite acúmulo de líquido na cavidade abdominal
Astenia consiste na condição de perda ou diminuição da força física. Este termo médico é entendido como sinônimo de fadiga do corpo, que pode ser de origem orgânica ou psíquica. A astenia muscular (orgânica) pode ser sintoma de algumas doenças sérias, como a diabetes, a anemia, a esclerose múltipla, entre outras. É fácil saber a diferença entre o cansaço normal e a astenia. De maneira simples, é se perguntar: “Eu me sinto cansado o tempo todo, mesmo depois de descansar e de dormir o suficiente?” Se sua resposta for sim, pode haver vários motivos para isso, inclusive a astenia.
Aura transtorno subjetivo precursor de ataque epilético
Azia ou pirose sensação de calor ou queimadura no esôfago inferior, coincidente com regurgitação que pode chegar à boca, mas que geralmente não ultrapassa a faringe
Balanopostite inflamação da glande e do prepúcio. Produz dor e secreção de pus. Pode ser de origem traumática ou infecciosa.
Bartolinite inflamação das glândulas de Bartolin, que são glândulas acessórias dos genitais externos femininos. Causa dor e abaulamento da região e pode requerer drenagem cirúrgica.
Blenorragia ou gonorreia infecção transmitida sexualmente, produzida por uma bactéria chamada Neisseria gonorreae, que se manifesta por secreção purulenta drenada através da uretra. Se não tratada adequadamente pode produzir problemas mais sérios, como infecção crônica e esterilidade.
Borborigmos ruídos gasosos provocados por aumento de peristaltismo intestinal
Bradicardia diminuição da frequência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto
Briquismo/bruxismo ato de ranger os dentes
Cacosmia sentir mau cheiro
Cãimbras contrações involuntárias, espasmódicas e dolorosas de um ou mais músculos
Caquexia estado de extrema magreza com comprometimento do estado geral do paciente (ex: doenças consuntivas).
Cefaleia dor de cabeça
Celulite inflamação aguda das estruturas cutâneas, incluindo o tecido adiposo subjacente, geralmente, produzida por um agente infeccioso e manifestada por dor, rubor, aumento da temperatura local, febre e mal estar geral.
Cervicite infl amação infecciosa do colo uterino. Pode não apresentar sintomas ou pode manifestar-se por dor no baixo ventre, secreção vaginal purulenta, dor ou “pontadas” associadas ao coito (dispareunia).
dispareunia dor ou “pontadas” associadas ao coito
Cianose coloração azulada da pele e mucosa.
Ciática/ciatalgia dor localizada na região lombar posterior, ou na região inferior das costas, referida secundariamente na porção posterior da coxa, panturrilha e tornozelo, associada em certas ocasiões à compressão do nervo ciático.
Cirrose substituição do tecido normal de um órgão (frequentemente do fígado) por um tecido cicatricial fibroso. Deve-se a uma agressão persistente, infecciosa, tóxica ou metabólica, que produz perda progressiva das células funcionalmente ativas. Leva progressivamente à perda funcional do órgão.
Cistalgia dor vesical
Cistite inflamação ou infecção da bexiga. É uma das infecções mais frequentes em mulheres, e manifesta-se por ardor ao urinar, urina escura ou com traços de sangue, aumento na frequência miccional, etc.
Claudicação dor muscular por isquemia
Cloropsia visão verde
Colecistite inflamação aguda da vesícula biliar. Os sintomas mais frequentes são febre, dor na região abdominal superior direita (hipocôndrio direito), náuseas, vômitos, etc. Seu tratamento é cirúrgico.
Colelitíase formação de cálculos no interior da vesícula biliar.
Cólicas dor aguda, produzida pela dilatação ou contração de uma víscera oca (intestino, vesícula biliar, ureter, etc.). Pode ser de início súbito, com exacerbações e períodos de melhora parcial ou total, nos quais o paciente pode estar sentindo-se bem ou apresentar dor leve.
Colite inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais frequente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).
Colúria urina cor de coca-cola
Coma alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte.
Conjuntivite inflamação da conjuntiva ocular. Pode ser produzida por alergias, infecções virais, bacterianas, etc. Produz vermelhidão ocular, aumento da secreção e ardor.
Constipação ou prisão de ventre retardamento das evacuações, que se apresentam de consistência aumentada e em geral de volume reduzido. Corresponde a trânsito demorado no intestino grosso, com maior absorção de líquidos.
Convulsões acessos mais ou menos generalizados de contrações involuntárias dos músculos esqueléticos estriados.
Corrimento uretral secreção que sai pelo meato da uretra
Cornagem ruído (estridor) que ocorre devido à dificuldade inspiratória pela redução do calibre das vias respiratórias superiores, na altura da laringe.
Demência deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa
Diaforese sudorese
Diarréia é a evacuação de fezes de consistência diminuída, não acompanhada de puxos. Corresponde a maior velocidade do trânsito entérico, com menor absorção de líquidos.
Diplopia visão dupla
Disacusia perda da capacidade auditiva, que pode ser moderada (hipoacusia), acentuada (surdez) ou total (anacusia).
Disartria dificuldade de articulação de palavras
Disenteria é a evacuação de muco, sangue, material purulento ou resíduos de tecidos, acompanhada de puxos ou tenesmo, sensação relacionada à contração espasmódica do reto.
Disestesias sensações distorcidas (perturbações sensoriais)
Disfagia dificuldade de deglutição.
Disfonias alterações da voz, que podem ser desde discreta rouquidão até ausência da voz ou afonia.
Disfunção erétil impotência sexual
Dismenorreia menstruação dolorosa
Dispareunia dor durante o coito
Dispepsia dor ou desconforto epigástrico
Dispneia dificuldade para respirar (pode ser relacionada aos pequenos, médios e grandes esforços, pode ser de repouso).
Dispneia paroxística noturna falta de ar uma a duas horas após se deitar
Disúria micção associada à sensação de dor, queimação ou desconforto
Empiema Acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais (peritôneo, pleura, articulações, etc.).
Enoftalmia globo ocular afundado para dentro da órbita
Enterorragia eliminação de sangue vivo pelo ânus (grande quantidade).
Enurese noturna emissão involuntária de urina durante o sono, em idade em que o controle da micção se estabilizou (acima de 04 anos).
Epistaxe hemorragia nasal
Eructação refl uxo à boca, com sonoridade peculiar (arrotar), de gás contido no estômago e no esôfago. Ligação com aerofagia
Escara úlcera produzida nas áreas cutâneas que sofrem maior pressão (úlcera de decúbito)
Escotoma área de cegueira parcial ou total – manchas ou pontos escuros no campo visual, descritas como manchas, moscas que voam diante dos olhos ou pontos.
Esteatorreia aumento no volume das fezes e fezes gordurosas
Estrangúria emissão lenta e dolorosa de urina.
Expectoração escarro
Exoftalmia protusão do globo ocular
Fadiga sensação de cansaço ou falta de energia ao realizar pequenos esforços ou mesmo em repouso. Melhora com o repouso.
Fístula comunicação anormal entre dois órgãos ou duas seções de um mesmo órgão entre si ou com a superfície. Possui um conduto de paredes próprias
Flebite inflamação da parede interna de uma veia. Pode ser acompanhada ou não de trombose da mesma
Furúnculo infecção de folículo piloso da pele, caracterizada pelo acúmulo de pus no interior do mesmo com abaulamento da superfície cutânea adjacente e eritema.
Galactorreia produção de leite fora do período puerperal ou de lactação. Pode ocorrer em homens.
Geofagia desejo de comer terra
Ginecomastia Aumento anormal de uma ou ambas as glândulas mamárias no homem. Associa-se a diferentes enfermidades como cirrose, tumores testiculares, etc
Glaucoma aumento da pressão intraocular que se manifesta por dor de cabeça, olho vermelho e, se não tratado, pode produzir perda de visão a longo prazo
Glossodínia glossalgia, dor na língua
Halitose mau hálito
Hematêmese vômito com sangue
Hematoquezia sangue vivo nas fezes
Hematúria sangue na urina. Pode ser macroscópica ou microscópica
Hemeralopia baixa acuidade visual quando a intensidade luminosa diminui
Hemiplegia paralisia de um lado do corpo (direita ou esquerda).
Hemoptise eliminação, com a tosse, de sangue proveniente da traqueia, brônquios ou pulmões.
Hemospermia presença de sangue no esperma.
Hepatomegalia crescimento do fígado.
Hiperidrose sudorese profusa
Hiperorexia apetite aumentado
Hiperosmia aumento do olfato
Hiposmia diminuição do olfato
Iantopsia visão violeta
Icterícia coloração amarelada da pele e das mucosas devido à impregnação dos tecidos por pigmentos biliares
Impetigo infecção da pele e mucosas, produzida por uma bactéria chamada Estreptococo, e caracterizada pela presença de lesões avermelhadas, com formação posterior de bolhas que contém pus e que, ao romper-se, deixam uma crosta cor de mel
Inapetência ou anorexia apetite diminuído
Incontinência urinária eliminação involuntária da urina
Inconsciência distúrbio no estado de alerta, no qual existe uma incapacidade de reconhecer e reagir perante estímulos externos
Intertrigo infecção da pele que recobre diferentes pregas da superfície corporal
Isquemia insuficiência absoluta ou relativa de aporte sangüíneo a um ou vários tecidos
Kernicterus forma de icterícia que surge no recém-nascido, de especial gravidade pela tendência a produzir alterações neurológicas irreversíveis por impregnação da bilirrubina em áreas do cérebro.
Kwashiorkor variedade de desnutrição infantil, caracterizada por uma carência absoluta ou relativa do aporte de proteínas, em presença de oferta (ainda que pequena) de carboidratos. É caracterizada por lesões de pele e edema generalizado, fazendo com que a criança “não pareça desnutrida” devido a seu peso falseado pela presença do líquido de edema.
Lacrimejamento excesso de secreção de lágrima
Leucocitose aumento da contagem de leucócitos no sangue periférico como resposta a uma infecção, inflamação ou outra agressão externa
Leucorreia corrimento branco eliminado pela vagina ou uretra. Pode ser manifestação de uma doença ginecológica ou das vias urinárias
Linfadenite inflamação dos gânglios linfáticos, que se manifesta por aumento do tamanho dos mesmos, dor e elevação da temperatura local
Linha alba linha vertical mediana do abdômen
Lipotímia ou pré-síncope sensação de desmaio ou perda parcial da consciência
Litíase estado caracterizado pela formação de cálculos em diferentes regiões do organismo
Show full summary Hide full summary

Similar

fácies
Bruna Larissa
Anemias - Propedêutica
Amanda Malheiros8015
Ortopedia - Propedêutica Cirúrgica
Melissa Baltieri
Vascular - Propedêutica cirúrgica
Melissa Baltieri
Sons da via aérea
Graziele L
Anemias - Propedêutica
Jose Marcos Reis
Anemias - Propedêutica
Cenilde da Costa Araujo
Hemograma Anemias
brenadeoliveira5
Termos médicos
ARINA NOBRE
Computer Science
jacobhuntergoddard
Plastics
fampulli