Inferno dos negros ,Purgatório dos brancos ,Paraiso dos mulatos

Description

Mind Map on Inferno dos negros ,Purgatório dos brancos ,Paraiso dos mulatos, created by Gabriel Lopes Santana on 07/10/2017.
Gabriel Lopes Santana
Mind Map by Gabriel Lopes Santana, updated more than 1 year ago
Gabriel Lopes Santana
Created by Gabriel Lopes Santana almost 7 years ago
243
0

Resource summary

Inferno dos negros ,Purgatório dos brancos ,Paraiso dos mulatos
  1. Negros :A Colônia era o inferno dos negros escravos que, sem alternativas ou esperanças de retornar ao seu local de origem, eram submetidos às condições precárias de vida. A alforria ou a fuga não eliminavam a miséria e a ausência de prestígio social que lhe eram impostas.
    1. Mesmo sendo um inferno para os negros ao mesmo tempo era o paraiso para os mulatos.
      1. Mulatos: O mulato teria a inteligência e a esperteza do branco, aliada a uma conduta moral própria do negro. Além do que, a própria existência do mulato era a prova da mistura das raças e de um comportamento não aprovado pela Igreja. Tudo isto, fazia com que não houvesse lugar para eles na sociedade idealizada por Andreoni.
        1. Laura de Mello e Souza afirma que os mulatos viviam no Paraíso por terem se livrado do cativeiro, “negando o trabalho sistemático, inventando na mestiçagem e na especificidade do seu viver uma nova condição.
        2. Brancos: Para o branco, a Colônia não era nem Céu, nem Inferno, mas, um lugar para purgar os pecados, vislumbrando a possibilidade do Paraíso.
          1. O branco, apesar das dificuldades, tinha em mente a esperança de mudar a sua condição. O retorno à Metrópole era a visão do Paraíso que animava muitos colonos – principalmente quando se imaginava este retorno adornado por uma situação financeira privilegiada, adquirida com as possibilidades oferecidas pelo Novo Mundo.
          2. Colônia :A vida na Colônia, por outro lado, era encarada como um martírio. Até por aqueles que não vinham obrigados a cumprir penas.
            1. a Colônia era vista como um lugar provisório, onde se poderia fazer fortuna de maneira fácil e retornar a Portugal numa situação mais confortável.
            2. Os mulatos eram mal vistos pelos religiosos pois ele ou ela teria a inteligência e a esperteza do branco , Além disso, a própria existência do mulato era a prova da mistura de raças e de um comportamento reprovado pela Igreja.
              1. Inferno do Negro : todo trabalho ficava a cargo do negro, ou seja, o negro servindo ao branco sem nenhum direito e muitos deveres, ainda pagando pela condição de ser negro que para o branco não tinha a mínima importância..
                1. Purgatório dos brancos - "nadavam" em riquezas, pois todo o privilégio era de exclusividade ao branco, nos quais viviam em riquezas que não produziam.
                  1. Paraíso dos mulatos e das mulatas - como o branco usava as mulatas como prática sexual, seus filhos mulatos tinham proteção dos senhores e assim se livrava da escravidão.
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    CHEMISTRY C1 1
                    x_clairey_x
                    The Norman Conquest 1066-1087
                    adam.melling
                    How to Develop the Time Management Skills Essential to Succeeding in IB Courses
                    nina.stuer14
                    AS Chemistry - Enthalpy Changes
                    Sarah H-V
                    AQA Biology 12.1 cellular organisation
                    Charlotte Hewson
                    Language Techniques
                    Anna Wolski
                    Introduction to the Atom
                    Sarah Egan
                    Using GoConqr to learn Spanish
                    Sarah Egan
                    Forces and motion
                    Catarina Borges
                    RadioTelefonia
                    Adriana Forero
                    The Skeleton and Muscles
                    james liew