Tinha como principal objetivo a exploração das riquezas naturais e com um sistema chamado plantation ( latifundiário, monocultor, escravista e produção voltada para o mercado externo)
Questão indígena
Annotations:
Os índios sofreram muito com a chegada dos europeus na América, foram privados de seu modo de vida e obrigados a seguirem o europeu, além de não mais poderem viver em suas antigas terras, foram escravizados e obrigados a escolherem um tipo de religião, senão eram mortos, causando assim um processo chamado eurocentrismo.
Jesuítas
Annotations:
Foram os enviados pela Igreja Católica a essa região da América para catequizar os nativos, para os padres jesuítas eles pensavam que estavam salvando outras almas de irem para o inferno
Companhia de Jesus
Annotations:
Era uma organização da Igreja católica que tinha o papel de educar os índios e fazer com que eles a cada dia seguissem a risca todos os preceitos da Igreja.
Conselho das Ìndias
Annotations:
Orgão administrativo que visava o interesse da Espanha na extração dos minérios, foram criados após os vise-reinados( terras de exploração mineral) e capitanias gerais( pontos estratégicos do domínio espanhol). Depois foram nomeados vice-reis e capitães gerais.
Porto Ùnico
Annotations:
Um sistema que controlava o comércio nas áreas coloniais americanas, os produtos só podiam sair do porto de Servilha e desembarque em três áreas apenas, Cartagena, Porto belo e Vera Cruz.
Encomienda
Annotations:
Um meio de disfarçar a escravidão, era um sistema pelo qual os índios trabalhavam nas minas dos colonos que como pagamento, os catequizavam
Mita
Annotations:
Outro tipo de escravidão disfarçada, os índios trabalhavam para os colonos que prometiam a eles pagamento, mas isso raramente ocorria.
Chapetones
Annotations:
Eram os espanhóis nascidos na Espanha, por isso, ganhavam privilégios, como: trabalhavam em cargos administrativos, de confiança, importantes pra a Coroa, compunham o clero.
Criollos
Annotations:
Também eram espanhóis, mas com a diferença que nasciam na América, mas faziam parte da elite, grandes comerciantes, proprietários de terras, mas impossibilitados de ocupar altos cargos.