Direitos das Pessoas com Deficiência - Norma Constitucional e Cláusula Pétrea

Description

Estatuto das Pessoas com Deficiência TJSP 2017/2018 - Profº Ricardo Torques (Estratégia Concursos)
Bruna_ Concursada
Mind Map by Bruna_ Concursada, updated more than 1 year ago
Bruna_ Concursada
Created by Bruna_ Concursada almost 6 years ago
28
0

Resource summary

Direitos das Pessoas com Deficiência - Norma Constitucional e Cláusula Pétrea
  1. STATUS DA CONVENÇÃO DAS PCD
    1. a internalização dessa Convenção que deu origem ao Estatuto da Pessoa com Deficiência e alçou os direitos da pessoa com deficiência ao patamar constitucional.
      1. PREVISÃO CONSTITUCIONAL - O art. 5º, §3º, da CF, determina o status constitucional dos tratados e convenções internacionais de direitos humanos, aprovados com quórum especial das emendas constitucionais.
        1. PROCEDIMENTO - Desse modo, se aprovado por 3/5 dos votos, em dois turnos, em ambas as Casas do Congresso Nacional, o tratado ou a convenção ingressam em nosso ordenamento jurídico com forma de norma constitucional.
          1. POSICIONAMENTO DO STF - Como os tratados internacionais podem ser internalizados com o quórum de emenda constitucional ou com o quórum de lei ordinária:
            1. 1º tratados internacionais de Direitos Humanos aprovados com quórum de emenda constitucional: possuem status de emenda constitucional;
              1. 2º tratados internacionais de Direitos Humanos aprovados com quórum de norma infraconstitucionais: possuem status de norma supralegal, em ponto intermediário, acima das leis, abaixo da Constituição Federal.
                1. 3º demais tratados internacionais, independentemente do quórum de aprovação: possuem status de norma infraconstitucional.
          2. A Convenção sobre as Pessoas com Deficiência e o Protocolo Facultativo foram aprovados pelo Congresso Nacional com o quórum específicos.
            1. Decreto nº 186/2008 - Faço saber que o Congresso Nacional aprovou, e eu, Garibaldi Alves Filho, Presidente do Senado Federal, conforme o disposto no art. 5º, § 3º, da Constituição Federal e nos termos do art. 48, inciso XXVIII, do Regimento Interno, promulgo o seguinte DECRETO LEGISLATIVO Nº 186, de 2008 Aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007.
              1. IMPORTANTE - a Convenção e seu Protocolo Facultativo têm força de emenda constitucional em nosso ordenamento jurídico. É o único documento internacional que integra o BLOCO DE CONSTITUCIONALIDADE.
                1. As normas previstas tanto na Convenção sobre as Pessoas com Deficiência como respectivo Protocolo Facultativo são cláusulas pétreas
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - Introdução
          Bruna_ Concursada
          Rounding to decimal places
          Ellen Billingham
          Ionic Bondic Flashcards.
          anjumn10
          Biology AQA 3.1.3 Cells
          evie.daines
          Prueba de Aptitud Académica - Lenguaje
          Teresa Nadal
          GCSE History – Social Impact of the Nazi State in 1945
          Ben C
          Pathos in Battle
          mouldybiscuit
          Using GoConqr to teach French
          Sarah Egan
          7 Elements of Good Design
          Micheal Heffernan
          Část 4.
          Gábi Krsková
          Microbiology MCQs 3rd Year Final- PMU
          Med Student